Trabalho fundamentos de marketing

Categories: Trabalhos

0

UNIJORGE AMANDA LIMA ARAUJO e MARCOS BARRETO DA SILVA FUNDAMENTOS DE MARKETING SALVADOR 2012 Trabalho Interdisciplinar apresentado como prérequisito parcial para aprovação na disciplina de Fundamentos de Marketing, do curso de Graduação Tecnológica em Logistica do Centro Universitário Unijorge, sob a orientação do Professor Fabiano Viana, TLG TURMA 1, turno noturno SUMARIO 1. INTRODUCAO 04 2. PLANEJAMENTO ES 3. CONCLUSAO 07 OF5 p 05 4. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 08 1.

INTRODUÇÃO O gestor é o responsável por fornecer todos os recursos para a execução das atividades da empresa, bem como, materiais, armazenamento de ercadorias, processamento de pedidos, transportes e armazenamento de informações, etc. O papel principal do gestor de logística é planejar, implementar e controlar o fluxo e armazenamento eficiente e econômico das matérias-primas e da produção, bem como deter todas as informações referentes, além de ser responsável pelo planejamento da distribuição, mais que seus concorrentes e ao mesmo tempo se preocupar em reduzir seus custos.

Porém isto só é possível através de um planejamento estratégico competitivo de mercado. 2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMPETIVO Com o surgimento da globalização o mundo começou a se ver omo um mercado de oportunidades maiores que o mercado interno com sua economa precána. A sobrevivência em um mundo de grande competição tem se consolidado como o desafio das empresas a atualidade. As novações e rupturas presentes no ambiente apontam para um novo perfil de organizações, que valorizem o conhecimento e a visão de futuro.

O planejamento estratégico surgiu da necessidade militar de melhorar as táticas de guerra, assim sendo, as organizações o adaptaram para uso no dia-a-dia , a fim de buscar capacidade para responder às constantes mudanças do mercado, proporcionando assim, maior esenvolvimento do ambiente onde atuam. O planejamento estratégico faz com que as organizações encurtem o caminho para a efetividade organizacional, buscando melhor desempenho e atitude, aspectos essenciais ao sucesso empresarial.

Na composição de um planejamento estratégico, deve-se trabalhar por partes, iniciando com o diagnóstico estratégico, que basicamente consiste em determinar como a empresa está, e que, segundo Oliveira (2004, p. 69) esta fase é realizada através de pessoas representativas das várias informações, que analisam e verificam todos os aspecto visão da empresa onde os desejos e xpectativas da alta administração são consideradas, pois proporcionam as linhas que devem ser seguidas pela empresa (KOTLER, 2005).

O planejamento estratégico pode ser conceituado como um método de ordenação de atividades, com vistas a alcançar os objetivos propostos e, portanto, atingir um futuro desejado. Planejamento, pois, é um processo maior, mais abrangente, porque planejar significa estabelecer um conjunto de providências que as empresas devem tomar, devido ao fato de que, em um cenário altamente globalizado, o futuro da organização está totalmente comprometido, sendo imprescindível um planejamento para que e possa identificar e agir contra variáveis indesejadas, no momento imediato em que elas se tornarem ameaças.

Acrescentando, Oliveira (2004, p. 35) compreende que planejamento é um processo desenvolvido para alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a maior concentração de esforços e recursos pela empresa”. Diante do exposto, entende-se que o planejamento deve ser totalmente integrado com todos os departamentos da empresa em busca de coesão, controle de qualidade e interatividade entre todos os departamentos para que seja eficiente, eficaz e efetivo.

Dessa forma, o planejamento tem que ser um processo contínuo exercido pelo gestor da empresa, pois o mercado está oscilante, as mudanças ocorrem rapidamente e as organizações devem estar totalmente ligadas neste cenário altamente instável. Ou sei 3 modo de pensar, devendo toda essa atividade na empresa, levar em consideração, o impacto que a organização terá no futuro, o que proporcionará ganhos ou perdas, caso o planejamento seja mal elaborado.

O intenso aumento do nível da concorrência entre as empresas, provocado, principalmente, pela globalização e pela forte evolução tecnológica e, o crescimento das xigências dos consumidores têm levado as empresas a implementar o planejamento estratégico. Apesar de estas ferramentas serem utilizadas por milhares de organizações o que a diferenciará dos demais concorrentes será a sensibilidade daquele profissional em observar a necessidade da organização em relação ao custo benefício para atender seus clientes.

Não deixando de visar que a definição das estratégias empresariais de Produto, Preço, Comunicação e Distribuição são de extrema importância para a organização, podendo ser o diferencial para o sucesso ou fracasso da mesma. A organização para poder aplicar a logística e marketing global deverá tabular as informações como pontos fortes e fracos da organização, tornando possível desta forma saber onde e qual produto poderá ser oferecido.

Como parte do esforço da logística, o marketing, desempenha um papel chave na satisfação dos clientes da empresa e na lucratividade da empresa como um todo. A satisfação do cliente envolve a maximização da utilidade de lugar e momento para fornecedores, intermediários e consumidores finais. 3. CONCLUSAO 4DF5 torna indispensável, porque não existe organização sem produtos ou serviço, e porque desde s tempos remotos até o surgimento da globalização existiu e existe a necessidade de apresentar os seus produtos em lugares mais lucrativos e levando os mesmos ao cliente que os possuam adquirir.

Assim, o planejamento no mundo globalizado torna-se ferramenta imprescindível para a sobrevivência das organizações, criação de valores, manutenção e crescimento no mercado. Evidencia-se que o planejamento estratégico é importante para a competitividade da organização, principalmente no que concerne à economia de recursos e redução de desperdícios. O planejamento estratégico é o processo capaz de estabelecer a elhor direção que a empresa deve seguir, com total interação com o ambiente para atuar de forma inovadora e diferenciada.

Contudo, o fator mais importante na elaboração do planejamento estratégico não é, propriamente, a escolha de um modelo formalmente estruturado. O mais importante é que haja aceitação e credibilidade e que ele conte com o apoio de todas as lideranças da empresa, enquanto mecanismo capaz de nortear as suas ações e seus produtos oferecidos com credibilidade e eficiência. 4. REFERENCIAS CERTO, S. C. et al. Administração estratégica-planejamento e implantação da estratégia. 2. ed. São Paul 05. S

Comunicação organizacional

0

Comunicação nas Organizações Para que a comunicação venha a ser um processo real, é necessário que ela apresente possibilidades de

Read More

Deus é fiel!

0

Deus é fiel’ F DROGAS NAS ESCOLAS; “A precisa ser diferenciada para aquele adolescente tido indisciplinado que tem dificuldade de

Read More