Política social

Categories: Trabalhos

0

Adalberto POLÍTICA SOCIAL – Trabalho executado com o objetivo de estudar e analisar os fatos e ações praticados em cada contexto social, fundamentando sua vertente e seu idealizador. Orientador: Profess OF4 p UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO 2012 Perspectiva funcionalista Fundamentado em Durkheim, busca explicar aspectos da sociedade de forma biológica, onde comparado a um organismo vivo cada parte do todo tem sua função.

Cada instituição exerce uma função especifica e seu mau funcionamento significa desordem, sua interpretação esta relacionada ao estudo do fato ocial de forma individual estando estreitamente ligada à sua o objeto se sobrepõe ao sujeito, (a sociedade interfere no individuo e não o individuo na sociedade) na qual ao analisar o fato social é necessário analisar de uma forma separada dos indivíduos, de forma a retirar todas as “contaminações”, isto é, separar os Indivíduos doentes (que desrespeitam as normas impostas pela sociedade) para tratar, de uma forma corretiva, uma analise totalmente objetiva.

Políticas Sociais na visão Funcionalista Apresenta-se de forma assistencialista, positivista, buscando de uma forma individual ajudar indivíduos nos quais não conseguissem superar seus obstáculos, ou praticassem atos considerados anormais do ponto de vista funcional da sociedade, considerados como doentes passivos de tratamento, exercendo o controle social e a manutenção da ordem visando o progresso.

Perspectiva idealista A curiosidade para os homens, assim como os fenômenos imediatos que povoam o cotidiano, os acontecimentos precisam ser percebidos como processos incompletos que se articulam e e sobreponham para que possamos manter uma determinada abertura de sentido no qu nificacao. permitindo o entendimento das diferenças sociais. A perspectiva de Weber é que o caráter particular e específico de cada formação social e histórica contemporânea deve ser respeitado, pois a busca das evidências é que respeita as particularidades de cada sociedade.

Weber baseando-se em textos e documentos analisou as transformações da sociedade romana em função da utilização da mão-de-obra escrava e do serviço de gleba, da Antiguidade para a ociedade Medieval. Seu objeto de investigação é a Ação Social, a conduta humana dotado de sentido, isto é, uma justificativa subjetivamente elaborada. O homem é que dá sentido à sua ação social: estabelecendo a conexão entre o motivo da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos.

Não existe oposição entre indivíduo e sociedade: as normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada individuo sob a forma de motivação. Políticas Sociais na visão Idealista Surgem para desenvolver a ideologia de “bem-estar social” bjetivando o fortalecimento do Estado e a continuação do capitalismo, mas com ações voltadas a manter os interesses descomprometidos com a função de orientar e inserir o indivíduo de forma emancipada na sociedade, mais um vínculo de dependência e controle permanente.

Perspectiva Marxista 3 Para Marx, a questão da objetividade só se coloca enquanto consciência critica. A ciência, assim como a ação política, só pode ser verdadeira e não ideológica se refletir uma situação de classe e, consequentemente uma visão crítica da realidade. Objetividade ão é uma questão de método, mas de como o pensamento científico se insere no contexto das relações de produção e na história.

Marx entende que a sociedade é constituída de relações de conflitos, que a origem das desigualdades sociais surgia da propriedade privada e que por sua vez constituía o poder e consequentemente a exploração do proletariado na relação capital e trabalho, portanto acreditava ser a única saída seria a organização popular com o objetivo dar fim ao Estado e a propriedade privada. Políticas Sociais na visão Marxista

O que se pode analisar é que as pol[ticas sociais no processo teórico metodológico de Marx trazendo a perspectiva de analisar sujeito e objeto, buscando através da dialética a compreensão da realidade social em sua totalidade, pois entendendo a origem da questão social é possível criar ou direcionar políticas sociais comprometidas com as expressões das demandas sociais, de uma forma satisfatória atender as reais necessidade do individuo e sua emancipação plena, diferente da análise demonstrada pela classe dominante. 4DF4

Psicologia

0

UNIVERSIDADE BANDEIRAN ES – UNIBAN UNIDADE MARIA CANDIDA PSICOLOGIA – 1 ANO PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO PROFESSORA THAIS ±amViewer npvl nonbITKe

Read More

Temas de psicologia: entrevista e grupos

0

BLEGER, J. Temas de psicologia: entrevista e grupos . sao Paulo: Martins Fontes,1980. A entrevista (“Entre Vistas”) é um instrumento

Read More