Comportamento organizacional

Categories: Trabalhos

0

Capítulo 3 Trabalho em Equipe [picl A imagem acima é bem inspiradora para estudarmos o conceito Trabalho em Equipe. Esta em paralelo com o texto: Trabalho em equipe: Uma Vantagem Competitiva, publicado por Gilberto Wiesel, podemos chegar a uma definição que equipe não é somente o conjunto de pessoas que atuam juntas num Swipe to page determinado projeto, é mais profundo: a id cr a sua parte no grupo, as valorizando O proces Ir” ‘al sugestões. o. O significado e saiba qual é • deração O todo, com idéias e E o resultado da meta estabelecida, seja num projeto empresarial, um grupo voluntário ou numa sala de aula, não é mérito somente do líder. É mérito de todos! Equipe é isso. Portanto, cada integrante de uma equipe precisa ter consciência de que seu trabalho é importante para seu grupo e se sentir valioso para ele. Tomemos como exemplo o corpo humano. É uma perfeita equipe!

Cada órgão tem o seu funcionamento, mas se um deles apresenta algum problema, todo o organismo se estrutura para funcionar da melhor forma possível, tentando minimizar a situação e se esforçando para encontrar um caminho para solucioná-la. Como bem expressa o autor, com a menção da frase: JUNTOS SOMOS FORTES, nos deixa bem bem evidente o fator de que a sobrevivência de uma empresa está relacionada com o conceito que ela tem de união e como ela vai passar isso aos seus colaboradores.

Com o trabalho em conjunto, as pessoas desenvolvem seu espírito de cooperação e é dele que nasce o mais nobre dos sentimentos, o afeto. A troca é matéria-prima em uma equipe e, nesse processo, todos, inconscientemente, se alimentam. Liderança Analisando a questão do Trabalho em Equipe, evidenciamos que ara manter uma equipe coesa, no entanto, não é tarefa das mais fáceis. Afinal, trata-se de lidar com seres humanos e saber conciliar suas diferenças. Mas, há um fator extremamente importante também e que poucos discutem.

Como é a vida de um líder diante disso? O I(der, o chefe, o supervisor, enfim, aquele que estiver no comando do negócio ou da ação, geralmente não é visto como alguém que também tem fraquezas, medos, incertezas e que tem em suas mãos o destino de cada membro da equipe e dos negócios. Muitas vezes ele é visto como o tirano, como o que tem roblemas em casa, o que não sabe se relacionar com o resto do mundo, o intransigente, o mal-amado, o egoísta, o marionete da empresa.

No fundo, ele é como qualquer ser humano, e ainda tem seu pescoço à disposição da empresa, caso a equipe não consiga atingir suas metas. Viver sob este tipo de pressão, diariamente, não é nada fácil, e consiga atingir suas metas. Viver sob este tipo de pressão, diariamente, não é nada fácil, e se ainda tem que motivar, controlar e solucionar até problemas de relacionamento dentro de uma equipe, imagine como é o comportamento dessa pessoa.

Como bem elucidado pelo escritor e palestrante Márcio Silva, autor do livro “Clientes por Todos os Lados” no qual foca sua obra aos setores de vendas, motivação, planejamento estratégico e liderança, relata que ter uma equipe altamente eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas, visto que o trabalho em equipe precisa ser planejado, elaborado. Já o insucesso de determinadas equipes acontece por uma série de fatores, dentre os quais destacamos: 2. 4. 6. 7. Metas e objetivos mal definidos; Responsabilidades mal definidas; Falta de habilidades e conhecimento;

Ausência de treinamento; Estilo de liderança e comportamentos; Reuniões sem eficácia; Ausência de reconhecimento; Inibição ou individualismo. O autor ainda relata que esses fatores destacados, além de tornar uma equipe menos eficaz, ocasionam alguns sintomas perceptíveis, tais como: Atrasos, faltas e saídas; 2. Criticas a liderança e equipe; 3. Dominação; 4. Isolamento e desinteresse; 5. Conversas paralelas; 6. Falta de concentração; Metas não cumpridas. Enfim, observando a obra do a paralelas; 7. Metas não cumpridas.

Enfim, observando a obra do autor, evidenciamos que muitas das vezes, o problema não está na equipe, mas sim no líder. Agora que já sabemos as características de uma equipe eficaz e quais os fatores de insucesso, queremos destacar o que o escritor Marcio Silva nos diz o que é necessário para ser um bom líder de equipe. Segundo o autor, um bom líder de equipe tem os seguintes comportamentos: Identifica-se com a visão e missão da empresa; Influencia positivamente; Define metas capazes de serem alcançadas; Esclarece funções e responsabilidades; Promove a integração da equipe;

Contribui e apóia o desenvolvimento pessoal; Adapta seu estilo de acordo com a pessoa e a tarefa. Conclusão: Concluímos que um bom líder de equipe, no contexto de Gestor de pessoas, precisa considerar seus funcionários como parceiros do negócio e gerar neles adesão aos objetivos, política e missão da organização. para tanto o lider deve se identificar com a visão da empresa e gostar do que faz, pois assim passará confiança às outras pessoas. Ele age de modo que seus parceiros gostem do que fazem e sigam os rumos da empresa, garantindo que todos ganhem com isso.

O que é melhor para o homem, ser um lucido angunstiado ou inocente tranquilo?

0

Vanessa Pereira Rocha Trabalho de Sociologia Trabalho de Sociologia com o tema: o que seria melhor para o homem: ser

Read More

Ensino etinerante

0

Ensino etinerante O ensina itinerante Introduçaa: As pessoas vivem de modas diferentes e as clvlllzaçoes também dlferem_ As pessoas falam

Read More