Trabalho tcc
ETEC PROA ARMANDO BAYEUX DA SILVA Gabriela Bento Joéverton Souza da Costa Karen Aparecida de Oliveira Lillane Borguezon Renata de Almeida SISTEMA DE TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO Rio Claro, sp 2011 ETEC PROF. ARMAND joéverton Souza da C PACE 1 to view nut*ge Liliane Bo guezon SISTEMA CADASTRAL PARA LOGISTICA projeto apresentado à ETEC prof. Armando Bayeux da SIIva sob a orientação da Prof. a Patrícia. 201 1 Liliane Borguezon é uma das atividades econômicas mais antigas, porém hoje é vista como um dos conceitos mais modernos na forma de gerenciar, junto com a utilização das mais novas tecnologias. de ser entendida como um processo de planejar e gerenciar de forma integrada e eficiente seus diversos componentes, como controle de estoques, matérias-primas, armazenagem, transporte, produção, processamento de pedidos, compras e todas as atividades que os envolvem. Um dos fatores mais relevantes ao desenvolvimento desses processos administrativos é a aplicação da tecnologia de informação, proporcionando um grande aumento de eficiência.
Tais sistemas abrangem todas as ferramentas que a tecnologia disponibiliza para o controle e gerenciamento do fluxo de informação de uma organização. Antigamente, o fluxo de informações ocorria através de papéis, tornando a comunicação lenta, pouco eficaz, confiável e com grande probabilidade a erros. A transferência e o gerenciamento eletrônico de informações trouxeram uma oportunidade de reduzir custos logísticos junto com sua melhor coordenação, havendo um aperfeiçoamento dos serviços e uma melhoria no grau de informações ao cliente.
De tal forma a logística deixou de ser um mero coadjuvante para fazer parte do elenco e foco pnncpal, sendo então responsável por dlmnuir ou elimlnar custos desnecessários, atendendo sempre o cliente com onfiabilidade e qualidade, utilizando um espaço de tempo bem menor do que antigamente, o que faz com que seja um diferencial importantíssimo no mundo que hoje é extremamente globalizado.
Com a tecnologia de informação, a implementação e administração da logística, pelos executivos, passa a ser bem mais eficiente e eficaz. Eficiente em termos de custos, velocidade e precisão da informação PAGF 58 ser bem mais eficiente e eficaz. Eficiente em termos de custos, velocidade e precisão da informação e em técnicas sofisticadas para controle dessas atividades. palavras-chave: Logistica. Tecnologia da Informação. Gerenciamento. Banco de Dados. Cliente. Dados.
LISTA DE ABREVIATURAS: Tecnologia da informação (TI) Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE) Programa de Informatização da Pequena Empresa (PROINPE) Micro e Pequenas Empresas (MPES) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) WarehouseManagementSystem (WMS) Electronic Data Interchange(EDl) EfficientConsumerResponse (ECR) Radio Frequency dentification (RFID) Global PositioningSystem (GPS) Rapid Application Development (RAD) Application Program Interface (API)
IntegratedDevelopmentEnvironment IDE) Principais Componentes Do programa: 42 Conclusão: 45 Referência Bibliográfica: 46 INTRODUÇÃO: Utilizando os conceitos de logística, de tecnologia da informação e de exemplos do uso dessas tecnologias da informação na área logística, realizamos esse trabalho para evidenciar a importância da tecnologia para uma gestão da logística eficiente, competitiva e lucrativa.
Com a tecnologia da informação, no caso com o software a ser desenvolvido, os processos logísticos se tornarão agilizados, pois serão baseados em informações concretas e confiáveis. As relações entre empresas surgiram e se desenvolveram em um processo de especialização da produção em diversos e diferentes setores econômicos.
No início entendia-se a logística como a responsável pela distribuição de produtos; no decorrer dos anos com as grandes mudanças na economia mundial, a crescente globalização, a mudança no perfil e exigências do cliente, a diminuição do ciclo de vida dos produtos e a elevada utilização da tecnologia, fez com que a logística fosse abrangendo novas atividades, surgindo assim novos conceitos, onde não se busca apenas a redução do custo de uma atividade individual, as sim o custo logístico total da empresa.
Segundo Ballou (1998), a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nivel de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. Visando estas necessidades, a logística tornou-se reconheclda como uma área de grande oportunidade, já que as empresas não podem ignorar a importância da logística.
Faz parte dela, fornecer serviço ao cl 8 ignorar a importância da logística. Faz parte dela, fornecer serviço ao cliente de maneira que não seja superado pelo concorrente e satisfazer totalmente às necessidades de escolha do serviço, entrega em tempo e disponibilidade de estoques a um preço competitivo. Uma grande aliada na busca de melhorias no campo da logistica é o uso da tecnologia da informação, uma vez que essa é capaz de fornecer todas as informações certas no momento propício, para assim tomar a decisão mais conveniente de acordo com cada necessidade.
Contudo para Wang (1998) a informação tecnológica pode ser a maior ferramenta dos tempos modernos, mas é o julgamento de egócios humanos que a faz poderosa. Objetivo Geral: Em geral, tem como base estruturar a cadeia logística, com os principais elementos que a compõe (no caso estoque, transportes e cadastro de informações),criando e implementando um programa que facilite a realização de tal objetivo, para que assim haja um controle e possível melhora no relacionamento cliente e empresa, contando com maiores possibilidades para ambos os lados, com um cliente fiel e satisfeito e com uma empresa obtendo maiores lucros e benefícios.
Objetivo Específico: Nos quesitos específicos, o trabalho proposto tem como base uscar os principais elementos logísticos, com todas as necessidades de armazenamento de informação, para que assim seja criado um software simples, prático e eficiente para atender esta área. Em primeiro plano, foi necessário estudar as principais definições para logística, junto com todos os métodos e características que a compõem, identificando as pnncpais necessidades nas suas atividades e nos seus processos.
Vão ser abordados todos os cadastros necessários, como cadastro de clientes, d PAGF s 8 nos seus processos. Vão ser abordados todos os cadastros necessários, como cadastro de clientes, de pedidos, de ransportadoras, de estoque e de funcionários,e outros, com todas as suas características (nome, telefone, endereço, tipo, quantidade, preço, entre outras), junto com seus atributos chaves ou até mesmo sintéticos (por exemplo, um código criado para especificar um cliente).
Serão armazenados todos os dados em um banco de dados, sendo utilizados de tal maneira que se possa consultar sempre que necessário, havendo a possibilidade de exclusão ou alteração daquilo que já foi cadastrado. Pretende-se realizar este software em linguagem Delphi, de maneira que o usuário possa ter um programa mais apresentável e interativo. Foi escolhido este tema pelo fato do mesmo estar extremamente ligado a Tecnologia da Informação, para que a cadeia logística ocorra de maneira rápida e lucrativa é necessário haver meios que façam com que isso aconteça, no caso um software que regule todas as informações.
Para isso é necessaria organizar todas as informações, tornando-as úteis para a empresa, cabe ao software realizar essa organização, dependendo somente da entrada dos dados que serão cadastrados pelo usuário do programa, para que assim o programa em si faça o armazenamento desses dados, resultando a saida de todas as nformações, de maneira aproveitável, prática, rápida e sustentável. Justificativa Escolhemos a área da logística como base em nosso trabalho de conclusão de curso, por causa do grande fluxo de dados e informações que ocorrem nesta área.
Informação, segundo Stair (1998) é um importante recurso para as empresas, sendo diferente de dados. Dados são os fatos em sua forma bruta, a menor unidade possível. “O valor da inform PAGF 6 58 menor unidade possível. “O valor da informação está diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização. uma informação envolve ados e conhecimentos, servem de elo entre os dados brutos e o conhecimento.
Informações possuem relevância e finalidade, exigindo a interferência humana (Davenport, 2002). A principal base da logística é trocar informações, estas se tornam essenciais para que haja sucesso na empresa, necessita-se de meios que tratem esses dados para que o mesmo se torne prático, de tal forma é necessário transformar um conjunto de dados em um conjunto de fatos organizados de forma a adquirir valor, slgniflcado e utilidade, ou seja, é fazer com que simples dados se tornem informação.
Em um ambiente altamente competitivo globalizado, é complexo permanecer ou se expandir no mercado, em função disso, é necessário encontrar formas de desenvolver e melhorar o nível dos processos presente nesta área, utilizando então a tecnologia. Neste caso, utilizaremos a tecnologia através de um software, que será desenvolvido para suprir as necessidades que ainda estão presentes nesta área, utilizando os dados iniciais que serão adquiridos por uma pessoa que reallza o atendimento do cliente, fazendo com que ocorra o processamento destes dados e enfim retorne informações, que irão auxiliar na cadeia logística.
Toda a tecnologia que hoje está ? isposição da logística é capaz de gerar soluções que satisfaçam qualquer necessidade de mercado, o programa servirá de suporte a busca de informações de forma mais rápida e eficiente, ou seja, o programa trará a empresa maneiras rápidas de se ter a informação correta, no tempo e no PAGF 7 8 o programa trará a empresa maneiras rápidas de se ter a informação correta, no tempo e no momento certo.
Iremos utilizar neste programa a linguagem ObjetcPascal (voltado a Orientação a objetos), que está presente no BorlandDelphi. Esse método que será utilizado é bastante flexível e permite criar m sistema assíncrono, sendo que sua aplicação é grande no desenvolvimento de sistemas de interface com o usuário, além de ser guiados por indicações externas. O Contexto Inicialda LogísticA O surgimento da logística ocorreu devido a necessidade de progresso das atividades militares, junto com os países que participavam das guerras da época. Por volta de 481 a. C. o exército persa, foi o primeiro a empregar este conceito de organização lógica, que de tal forma foi capaz de organizar uma grande expedição marítima, para que pudesse sustentar o exército e assim ganhar a guerra. Uma das origens da palavra logística”, segundo Alves (2000, p. 10) e Colli (2001, p. 6), pode ser encontrada na sua etimologia francesa, do vergo Ioger, que significa alojar. Uma das grandes lendas na Logistica, que inspirou outros grandes líderes como Júlio César e Napoleão e que até hoje inspira as grandes empresas, foi a de Alexandre o Grande, da Macedônia.
Seu império alcançou diversos países, incluindo a Grécia, Pérsia e ndia. Foi capaz de superar os exércitos inimigos e expandir seu reinado graças à inclusão da log[stica em seu planejamento estratégico, que fez com que obtivesse um conhecimento detalhado de seus opositores, adquirindo nformações sobre seus territórios, armamentos e estratégias, além do desenvolvimento de alianças e do controle de decisões. As guerras eram longas e nem sempre ocorriam próximo de onde estavam as pessoas. por isso, PAGF 8 8 decisões.
As guerras eram longas e nem sempre ocorriam próximo de onde estavam as pessoas. Por isso, eram necessários grandes deslocamentos de um lugar para outro, além de exigir que as tropas carregassem tudo o que iriam necessitar. Para fazer chegar carros de guerra, grandes grupos de soldados e os armamentos pesados aos locais de combate, eram necessários ma organização lógica das mais complexas. Dessa tal forma, isso envolvia a preparação dos soldados, o transporte, a armazenagem e a distribuição de alimentos, munição e armas, entre outras atividades.
A partir de então, foram desenvolvidos mecanismos lógicos que pudessem suprir as necessidades da guerra, que de tal forma, deu início para o que hoje chamamos de logística. Durante muitos séculos, a Logística esteve associada apenas ? atividade militar, mas por ocasião da Segunda Guerra Mundial, contando com uma tecnologia mais avançada, a logística acabou por abranger outros ramos da administração. Assim, a ela foram incorporados outros valores, transferindo os conhecimentos e a experiência militar.
Heródoto, descrevendo a preparação para invadir a Grécia: “Qualificou a logística como sendo parte das artes militares que visam garantir às tropas os meios necessários para a sua sobrevivência no campo de batalha, incluindo melhores condições de movimentação, abastecimento, alojamento e transporte” De uma maneira mais simplificada, podemos dizer que logística foi usada como um termo bélico, que designava a agilidade necessária ao posicionamento de tropas, provisões e munições.
Tal agilidade sempre significou a diferença entre vencer ou perder, Independentemente do grau tecnológico envolvido. As primeiras referências da palavra datam da Grécia antiga, mas o termo renas envolvido. As primeiras referências da palavra datam da Grécia antiga, mas o termo renasceu no mundoocidental durante a Idade Média. Segundo Ballou(2001, p. 1), toda a responsabilidade pelas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria- prima até o ponto de consumo final, é atribuída à logística, assim como os fluxos de informações que colocam os produtos m movimento, com o propósito de obter n[veis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável. A especialização em logistica só ocorreu nos anos 50, no início da globalização, de acordo com a necessidade do mercado.
Abaixo veremos o contexto e a evolução da logistlca: * Até a década de 40 0 mundo empresarial era caracterizado por: – Alta produção; – Baixa capacidade de distribuição; – Despreocupação com custos; – Inexistência do conceito de logística empresarial. * De 1950 a 1965 surge o conceito de logística empresarial, motivado por: – Uma nova atitude do consumidor; Pelo desenvolvimento da análise de custo total; – pelo início da preocupação com os serviços ao cliente e de maior atenção com os canais de distribuição. De 1965 a 1980: – Consolidação de conceitos; – Colaboração decisiva da logística no esforço para aumentar a produtividade da energia, visando compensar o aumento dos fretes, conseqüência: – Crise do petróleo; – Crescimento dos custos da mão-de-obra; – Crescimento dos juros internacionais. * Após 1980: – Desenvolvimento revolucionário da logística decorrente das demandas ocasionais: pel pelas alterações