Oleo de lorenzo

Categories: Trabalhos

0

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Centro de Ciências da Saúde – CCS Curso de Nutrição Disciplina: Histologia e Embriologia Professor: Ramon Aluno: Francisco das Chagas Souza Holanda ANEMIA FALCIFORME * O QUE É A DOEN A anemia falciforme predominante em ne também nos brancos ora S”ipe to view heredltána, anifestar-se ma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a torma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de equeno calibre e a oxigenação dos tecidos.

As hemácias falciformes contêm um tipo de hemoglobina, a hemoglobina S, que se cristaliza na falta de oxigênio, formando trombos que bloqueiam o fluxo de sangue, porque não têm a maleabilidade da hemácia normal. COMO OCORRE ESSA DOENÇA? A anemia falciforme é causada por mutação genética, responsável pela deformidade dos glóbulos vermelhos. Para ser portador da doença, é preciso que o gene alterado seja transmiti Swlpe to vlew next page transmitido pelo pai e pela mãe.

Se for transmitido apenas por m dos pais, o filho terá o traço falciforme, que poderá passar para seus descendentes, mas não a doença manifesta. QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS? Dor forte provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, Dores articulares, Fadiga intensa, Palidez e icterícia, Atraso no crescimento, Feridas nas pernas; Tendência a infecções, Cálculos biliares, Problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais, Priapismo ,diagnostico, tratamento. * O DIAGNOSTICO?

A eletroforese de hemoglobina é o exame laboratorial específico ara o diagnóstico da anemia falciforme, mas a presença da hemoglobina S pode ser detectada pelo teste do pezinho quando a cnança nasce. * TRATAMENTO? Não há tratamento específico para a anemia falciforme, uma doença para a qual ainda não se conhece a cura. Os portadores precisam de acompanhamento médico constante (quanto mais cedo começar, melhor o prognóstico) para manter a oxigenação adequada nos tecidos e a hidratação, prevenir infecções e controlar as crises de dor. Bibliografia http://drauziovarella. com. br/doencas-e-sintomas/anemia -falciforme/

Fichamento de artigo

0

puc MINAS – ADMINISTRAÇÃO Disciplina: Teorias da Administração Fabio Pimentel Fraiha Da era fordista ao desemprego estrutural da força de

Read More

Brasil, suas diversidades e desegualdades

0

[pic] or7 to view nut*ge Europa dos séculos IV a XIV (301-400 a 1301-1400 d. C), pois foi esse periodo

Read More