Oleo lubrificantes vegetais

Categories: Trabalhos

0

ÓLEOS LUBRIFICANTES VEGETAIS Óleos lubrificantes vegetais, também conhecidos como biolubrificantes, são óleos que tem como base os vegetais e são rapidamente biodegradáveis e não tóxicos para os seres humanos e para o ambiente. Apesar de, outras partes da planta poder ser utilizadas na extração de óleo, na prática este é extraído na sua maioria (quase exclusivamente) das sementes. Os óleos vegetais são utilizados como óleo de cozinha, pintura, lubrificante, cosméticos, farmacêutico, iluminação, combustível (biodiesel ou puro) e para usos industriais.

Estando consciente do nosso papel na promoção e defesa o ambiente, dispom especialmente desen durante a sua utilizaç representar uma arn ar 6 Swipe to v ubrificantes s riscos ambientais – d sta possa FUNÇOES DOS BIOLUBRIFICANTES VEGETAIS Reduzir as perdas de energia mecânica. Reduzir o desgaste dos componentes sujeitos a fricção. Proteger os componentes da corrosão. Diminuir a temperatura de funcionamento das máquinas. Evitar que contaminantes entupam os depósitos. VANTAGENS DOS BIOLUBRIFICANTES VEGETAIS Elevada biodegradabilidade.

Boas propriedades de lubrificação. Elevado índice de viscosidade. Elevado ponto de inflamação. Segurança acrescida para o utilizador. DE APLICAÇÃO DOS BIOLUBRIFICANTES VEGETAIS Os biolubrificantes devem sempre ser uma prioridade em todas as aplicações que possam apresentar um risco para o ambiente. É o caso dos produtos de lubrificação perdida, como os óleos para as correntes das motosserras ou os óleos dos motores, bem como os lubrificantes sujeitos a eventuais derrames acidentais, como os óleos hidráulicos.

Certos ambientes, onde a preservação do ambiente e uma preocupação acrescida são particularmente indicadas para a utilização dos biolubrificantes: a água, a ontanha, a agricultura e a floresta. O biolubrificante é usado nos seguintes setores: Alimentício Farmacêutico Marítimo Energia Celulose e papel Metalúrgico Mineração Sucroalcooleiro Ferroviário TIPOS DE OLEOS VEGETAIS Alcatrão Vegetal Óleo de Abacate Óleo de Algodão Óleo de Alho Óleo de Amêndoa Doce Óleo de Amêndoas Óleo de Amendoim Oleo de Arroz Óleo de Canola Óleo de Castanha do Brasil Óleo de Castanha do Pará Óleo de Cenoura alimentícia.

Cerca de 80% da produção mundial é destinada a alguma aplicação alimenticia, os outros 20% restante são para inalidades não alimentícias. Dentre as finalidades alimentícias podemos citar: azeite de dendê, margarinas, frituras, sorvetes, bolachas, etc. O Óleo de Palma é uma das fontes mais ricas em tocotrienóis, um tipo de vitamina E. O óleo de Palma permite a redução de colesterol, entre outros benefícios. Aplicação do óleo de Palma O Óleo de Palma tem ampla difusão no mundo inteiro, graças ao seu baixo custo de produção, boa qualidade a ampla utilização.

O Óleo de Palma é considerado o óleo mais produtivo no mundo. Devido a sua versátil composição em ácidos graxos e riglicerídeos, o óleo de palma presta-se a produção de uma grande variedade de produtos. O Óleo de Palma pode ser usado para várias finalidades: cosméticos, sabão, sabonetes, velas, produtos sanitários, farmacêuticos, lubrificantes, dentre muitas outras. SOJA Utilização do Óleo de Soja O Óleo de Soja tem uma utilização alimentícia bastante diversificada: óleo de cozinha tempero, de saladas, produção de margarinas, gordura vegetal, maionese, entre outras.

A vantagem do óleo de soja em relação a outros óleos deve-se ao seu baixo preço aliado à sua excelente qualidade. Aplicação do óleo de Soja Além de ser muito utilizado na alimentação humana e na fabncação de produtos alimentícios, o Óleo de Soja tem várias outras aplicações dentre as quais podemos citar: cosmética, farmacêutica, alimentícia, veterinária, ração animal, industrial na produção de v citar. osmética, farmacêutica, alimenticia, veterinária, ração animal, industrial na produção de vernizes, tintas, plásticos, lubrificantes entre outros. GIRASSOL Sobre o Óleo de Girassol Esta semente tem um rendimento médio de 47% de um óleo límpido, de cor amarelo dourado claro, com odor e sabor suave característico. Devido ao alto índice de ácido linoleico (ômega 6) e de tocoferóis (vitamina E), o Óleo de Girassol vem sendo indicado em dietas para redução do colesterol, por sua baixa quantidade de ácidos graxos saturados.

Utilização e aplicação do Óleo de Girassol O Óleo de Girassol é considerado um óleo nobre e é muito utilizado na alimentação humana, tendo aplicação em conservas, margarinas, saladas, frituras, cozidos, pratos finos, além de ser um otima áleo de mesa. O óleo de Girassol tem aplicações em diversas finalidades, na indústria cosmética, farmacêutica, alimentícia, veterinária, na abncação de tintas, sabões, como óleo base para massagem, entre várias outras. AMENDOIM Utilização do óleo de Amendoim O Óleo de Amendoim apresenta alta qualidade nutricional e é um óleo de fácil digestão.

Apresenta alto teor de vitamina E o que auxilia na sua conservação. Seu consumo vem aumentando mesmo nos países tradiclonalmente consumidores de azelte de oliva. Ele é um óleo de fina qualidade utilizado em pratos especiais, saladas e também em dietas alimentares onde há necessidade de suplementação proteica. Aplicação do óleo de Amendoim O Óleo de Amendoim tem ndústria farmacêutica, de Amendoim O óleo de Amendoim tem aplicação na indústria farmacêutica, cosmética, alimentícia, entre várias outras.

O óleo não refinado é utilizado como combustível, lubrificante, na indústria de sabões finos e outras. CANOCA Utilização do Óleo de Canola O Óleo de Canola vem aumentando sua participação no mercado, principalmente como óleo comestível. Isto devido a ele ser rico em gorduras insaturadas que ajudam a equilibrar o colesterol e apresentar baixo indlce de gorduras saturadas que são consideradas as maiores inimigas do coração. O Oleo de Canola também auxilia na manutenção da pressão arterial.

Aplicação do Óleo de Canola O óleo de Canola pode ser utilizado em várias outras finalidades: cosmética, farmacêutica, ração animal, veterinário, industrial, entre outras. O Óleo de Canola pode substituir com vantagens os outros óleos vegetais como: soja, milho, girassol e algodão. ALGODAO Utilização do Óleo de Algodão O óleo de algodão contém uma mistura de ácidos graxos saturados e insaturados, sendo seu principal componente o ácido linoleico.

A deficiência dos ácidos graxos essenciais nos seres umanos provocam alterações sobre a pele como descamações e ressecamentos. O Óleo de Algodão tem várias aplicações: Alimentício, Cosmético, Farmacêutico, Domissanitário, Iluminação, Lubrificação, Margarinas, Biscoitos, Chocolates, Sabões e Graxas. PALMISTE Utilização do Óleo de Coco bastante utilizado para fins alimentícios e na produção de chocolates onde pode substituir a manteiga de cacau.

Aplicação do Óleo de Coco Palmiste O Óleo de Coco palmiste tem vánas outras aplicações, dentre as quais podemos destacar: indústria cosmética, sabões e sabonetes inos, detergentes, lubrificantes, indústria oleo química, entre outras. MAMONA Utilização do Óleo de Mamona Por apresentar características laxativas o Óleo de Mamona não é utilizado em aplicações alimenticlas, mas sua importância fica evidenciada pela sua larga aplicação, que hoje já contempla cerca de quatrocentas finalidades.

Aplicação do Óleo de Mamona As aplicações do óleo de Mamona são inúmeras, mas podemos destacar como principais: tintas, vernizes, cosméticos, sabão, plásticos e fibras sintéticas. Outras aplicações que podemos citar: lubrificantes, combustível, perfumaria, corantes, anilinas, ermicidas, colas, fluídos para freio, entre muitas e não menos importantes outras finalldades.

COCO DE BABAÇU Utilização do Óleo de Coco Babaçu O Óleo de Coco Babaçu é muito utilizado para fins alimentícios e na fabricação de margarinas. Este óleo apresenta propriedades semelhantes ao óleo de dendê (ou palma), apresentando alto teor de ácldo láurico. Aplicação do Oleo de Coco Babaçu O Óleo de Coco Babaçu tem várias aplicações, dentre as quais podemos destacar: indústria cosmética, alimentícia, sabões, sabão de coco, detergentes, lubrificantes, entre outras.

Barroco

0

que serviu de inspiração para uma arte dinâmica, violenta, perturbada, diferente da clareza, do racionalismo e da serenidade desejados pelos

Read More

Circuitos integrados

0

CIRCUITOS INTEGRADOS Em eletrônica, um circuito integrado é um circuito eletrônico miniaturizado (composto principalmente por dispositivos semicondutores), que tem sido

Read More