Economia

Categories: Trabalhos

0

LISTA DE QUESTÕES-PRIMEIRA PARTE: ECONOMIA 1 . Explique como os sistemas econômicos podem ser classificados e aponte a diferença entre uma economia centralizada e uma economia de mercado? ) Sistema capitalista ou economia de mercado: regido pela força de mercado, predomina a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção; b) Sistema socialista ou economia centralizada: questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predomina a propriedade pública dos fatores da produção chamados de meios de produção, que englobam bens e capital, terra, prédios, bancos e matérias-primas. Nas economias de m feitas por milhões de ar 6 declsbes são tomada Sv. ipe to view next*ge 2.

Por que as econ para garantir o direit lanejador central são a centralizada as e planejamento. am das instituições? do que os indivíduos tenham condições de possuir e controlar os recursos escassos. 3. Cite os fatores de produção e o tipo de remuneração de cada um deles. Fator de produção: Trabalho Capital Terra Tecnologia Capacidade empresarial Tipo de remuneração: Salário Juro Aluguel Royalty Lucro 4. Qual a principal diferença entre a Lei de Swipe to vlew next page de Say e o princípio Keynesiano da demanda efetiva?

Say diz que a oferta cria sua própria demanda, o aumento da produção ia se transformar em renda para os trabalhadores e empresários que seria gasta em compras de outras mercadonas e serviços; Keynes diz que o Estado deve intervir na economia através de uma política de gastos públicos que inverte o sentido da ei de Say. 5. Explique as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas: Monetaristas: controle da moeda e baixa intervenção do estado;

Fiscalistas: politica fiscal ativa e alto grau de intervenção do estado; pós-keynesianos: papel da especulação financeira e papel ativo do estado na economia Marxistas: sistema da mais-valia que é a parte que o dono se apropria e o valor da mercadoria é o valor do trabalho. Institucionalistas: as decisões refletem as influências das instituições dominantes e do desenvolvimento tecnológico. 6. Cite a diferença entre preço absoluto e preço relativo. Preço absoluto: preço de um bem ou um serviço em moeda corrente ( Brasil-real) preço relativo: preço de um bem ou serviço comparado com utro. . Defina e apresente as principais características das variáveis que podem deslocar a curva de demanda. a) Renda: uma renda maior significa mais dinheiro para cobrir gastos totais, gerando um gasto maior com alguns bens; b) Preços dos bens relacionados: a mudança no preço de outros bens muda o preço relativo do bem em questão. Isto altera a demanda deste bem quando os bens que tiveram o preço alterado do bem em questão. Isto altera a demanda deste bem quando os bens que tiveram o preço alterado são relacionados ao mesmo. ) Gostos: o mais óbvio determinante de sua demanda são seus ostos, se gosto mals de um produto vou consumir mais este produto. d) Expectativas: as expectativas quanto ao futuro podem afetar a demanda por um bem ou serviço hoje, pois quem tem uma expectativa de renda maior no futuro pode economizar menos e gastar mais. e) Número de compradores: a demanda de mercado depende do número de compradores. 8. Qual a condição para o mercado atingir o equilíbrio? para o mercado atinglr o equilíbrio é necessário que a quantidade de bens ofertada seja igual a quantidade demandada. Ocorre a intersecção da curva de oferta e demanda. . Considere os seguintes eventos: os cientistas revelam que o consumo de laranja reduz o risco das pessoas contraírem a gripe HINI e, ao mesmo tempo, um furacão devasta as plantações de laranja do país. Qual o efeito dessas mudanças sobre o preço de equillbrio e a quantidade de equillbrio de laranjas? Há um consequente aumento na demanda que desloca a curva para a direita e a oferta diminui fazendo a curva se deslocar para a esquerda. O preço com certeza aumentará, a quantidade pode permanecer a mesma, diminuir ou aumentar, dependendo da magnitude dos deslocamentos da oferta e da demanda. IO.

Suponha que através de pesquisas realizadas pela agência reguladora de petróleo, em um determinado país e região, os proprietários de automóveis com motor a gasolina apresentam os seguintes níveis de consumo de ac PAGF3rl(F6 os proprietários de automoveis com motor a gasolina apresentam os seguintes niveis de consumo de acordo com o preço da gasolina: 500 litros por mês se o preço for R$ 2,60 e 540 litros se o preço for R$ 2,20. Calcule a elasticldade-preço da demanda por gasolina pelo método do ponto médio e responda se o produto é elástico, inelástico ou apresenta elasticidade nitária.

Preço 1— 2,20 preço 2,60 EPD= 0,019 0,46 0,041 A quantidade é inelástica. Quantidade 1— 500 Quantidade 540 EPD= 40/1040/2 1 1 . Preencha a tabela abaixo com as informações faltantes. Qual o lucro máximo? Qual condição é necessária para que a firma maximize o lucro? 13. Conceitue rendimentos crescentes, constantes e decrescentes de escala. Esses conceitos estão Ilgados ao curto ou ao longo prazo? Justifique. Crescentes: variação na quantidade do produto total é mais do que proporcional à variação da quantidade dos fatores de produção.

Constantes: variação na quantidade do produto total é exatamente proporcional à variação da quantidade dos fatores de Decrescentes: variação na quantidade do produto total é menos do que proporcional à vanação da quantidade dos fatores de Esses rendimentos estão ligados a longo prazo, se deve ao fato de uma empresa aumentar de tamanho e consequentemente há aumento no tamanho do ca ital do trabalho e da produção. aumentar de tamanho e consequentemente há aumento no tamanho do capital, do trabalho e da produção. 14.

Considere o mercado de “carrocinhas” de cachorro quente o centro de qualquer grande cidade. Assuma que os lanches vendidos por todas são idênticos e que existe um número muito grande de vendedores. Sobre tal mercado, responda: a) Existem barreiras à entrada no mercado? Posso ingressar e competir com os já estabelecidos? Justifique. Não existem barreiras para entrar nesse mercado, não há barreiras para o ingresso e a competição e diferenciação se dá através de promoções, no atendimento, na propaganda e no pós- venda. b) Imagine que tenha ingressado no mercado. oderei cobrar um preço acima dos meus concorrentes? Justifique. Não, uma vez que os preços são fixados, a receita marginal também é. Em concorrência perfeita a empresa maximiza o lucro. Todas as empresas desse mercado tornam-se tomadoras de preços que é estabelecido pela força do mercado. c) Com base nas informações acima, defina a estrutura deste mercado. É uma concorrência pura ou perfeta, por de tratar de um mercado atomizado, ter produtos homogêneos, não existem barreiras e há transparência no mercado. 15. Defina concorrência monopolística e diferencie de oligopólio.

Por que esta estrutura de mercado recebe este nome ue pode parecer contraditório, envolvendo concorrência e monopólio? Só há uma empresa, não tem produtos substitutos, as empresas tem grande poder para manter os preços elevados, investem alto em propaganda e não há barreiras para o ingresso de novas empre elevados, investem alto em propaganda e não há barreiras para o ingresso de novas empresas. O oligopólio é formado por um pequeno grupo de empresas que normalmente formam cartéis para definir os preços a serem cobrados e os produtos podem ser homogêneos ou diferenciados.

Se trata de um mercado intermediário. Há empresas com certo oder concorrencial e margem de manobra para fixar preços não muito ampla, que dão um certo poder monopolista sobre o preço do produto, embora seja um mercado competitivo, porém não há barreiras ao acesso de empresas no mercado assim como em concorrência perfeita. 16. Imagine que todas as montadoras de automóveis que atuam no mercado brasileiro decidam se fundir e criar uma únlca empresa. Que tipo de estrutura de mercado surgiria dessa fusão? Essa nova empresa poderá aumentar seu preço o quanto quiser? Justifique.

Quais os órgãos o governo brasileiro dispõe para valiar se fusões como essa são interessantes do ponto de vista econômico? Formariam um oligopólio. Os preços são fixados de forma a cobrir os custos diretos, os custos fixos e atender a certa taxa de rentabilidade para os acionistas da empresa. Ao fixar seu preço de venda, as empresas não conseguem prever a demanda por seu produto, mas sabem exatamente qual é o custo de sua Os órgãos disponíveis no Brasil são o Conselho Administrativo de Direito Econômico ( CADE), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico ( SDE) e a Secretaria de Acompanhamento Econômico ( SEAE).

Física

0

PARÁBOLAS Exemplo 1 Dada a função f(x) – 1. Essa função pode ser escrita da seguinte forma: y = x2

Read More

Principios constitucionais especificos do custeio

0

um fundo de reserva, 4 pois,quando o sistem ra contribuintes era mui supe verificaram-se saldos garantir a viabilidade Principios constitucionais

Read More