Teoria das necessidades
Teoria das Necessidades de McClelland Desenvolvida na década de 60 do séc. passado por David McClelland, a Teoria das Necessidades de McClelland é uma das multas teorias que procuram explicar as motivações dos trabalhadores através da satisfação das suas necessidades. Nesta sua teona, McClelland coloca em destaque aquilo a que chamou as necessidades adquiridas, isto é, as necessidades que as pessoas desenvolvem com a sua experiência ao longo da sua vida, à medida que interagem com os outros e com o seu ambiente.
De entre estas, existem três que segundo McClelland assumem especial importância, nomeadamente: A necessidade de realização, que traduz o desejo da pessoa em atingir objectivos e mais eficientement A necessidade de de influenciar ou ser ors to view iOS em fazer melhor e controlar, decidir e penho dos outros; o desejo de manter relações pessoais estreitas e de amizade. Segundo McClelland, apesar de em graus diferentes, todas as pessoas possuem estes três tipos de necessidades. Contudo, apenas uma delas prevalecerá e definirá a sua forma de ctuação.
Segundo McClelland existem necessidades aprendidas e socialmente adquiridas com a interacção do ambiente, divididos em três categorias: — Necessidades de Realização: Desejo de alcançar algo dificil exige padrão de sucesso, domínio de tarefas complexas e superação de outras (gostam de assumir responsabilidades; gostam de correr riscos calculados; querem retorno concreto sobre seu desempenho; nao sao motivados por dinheiro em si). Os individuos com este tipo de necessidade pretendem, mais que obter sucesso individual, é fulcral bterem feedback positivo no grupo. ?? Necessidades de Afiliação: Desejo de estabelecer relacionamento pessoais próximos, de evitar conflito e estabelecer fortes amizades; é uma necessidade social, de companheirismo e apoio, para desenvolvimento de relacionamentos significativos com pessoas (motivados por cargos que exigem interacção frequente com colegas), tem dificuldade em avaliar os subordinados de forma objectiva, pessoas são mais importantes que a produção de outputs. — Necessidades de Poder: Desejo de influenciar ou controlar utros, ser responsável por outros e ter autoridade sobre outros; Necessidade de dominar, influenciar ou controlar pessoas. procuram por posições de liderança); uma elevada tendência para o poder está associada a actividades competitivas bem como ao interesse de obter e manter posições de prestígio e reputa 30, posições de prestígio e reputação. Segundo McClelland todas as pessoas possuem um pouco destas necessidades, em graus diferentes, contudo uma será característica da pessoa em causa. O quadro seguinte, retirado de [1], apresenta um conjunto de características que permitem avaliar qual a necessidade mais dominante em cada individuo. Motivos O Indivíduo Sucesso — procura alcançar sucesso perante uma norma de excelência pessoal. ?? Aspira alcançar metas elevadas mas realistas Responde positivamente à competição — Toma iniciativa – Prefere tarefas de cujos resultados possa ser directamente responsável – Assume riscos moderados — Relaciona-se preferencialmente com peritos Afiliação — Procura relações interpessoais fortes ?? Faz esforços para conquistar amizades e restaurar relações – Atribui mais importância às pessoas que às tarefas — Procura aprovação dos outros para as suas opiniões e actividades Poder — Procura controlar ou influenciar outras pessoas e dominar os meios que lhe permitem exercer essa influência — Tenta assumir posições de liderança espontaneamente — Necessita/gosta de provocar impacto — Preocupa-se com o prestígio – Assume riscos elevados Quadro 2 – Caracterização dos motivos de Sucesso, Afiliação e Poder AIGF3rl(F3