Relatório tecnico em segurança do trabalho
FACULDADE PIO X Departamento de Engenharia Civil Curso de Graduação em Engenharia Civi ors to view nut*ge Relatório de Estágio Bruno ima de Almeida Brandão ARACAJU – SE 2011 Relatório de Estágio Curricular quais o aluno esteja envolvido e onde possa desenvolver habilidades relativas à: 2) trabalho em equipe, organização e atendimento a cronogramas, e inserção de um determinado projeto no contexto mais amplo dos objetivos da empresa ou instituição.
Permitir ao futuro engenheiro experimentar a realidade do trabalho do profissional em uma ou mais situações, e modo que possa tornar – se ciente de outros aspectos de seu desenvolvimento pessoal que devem ser trabalhados e que não estiveram envolvidos até então durante suas atividades normais do meio acadêmico. concentrado em apenas uma obra, a Duplicação da BR 101, entre as cidades de Estância e Aracaju. Que tem como objetivo melhorar o fluxo desta rodovia. pic] A equipe da Queiroz Galvão, trabalhando no local é composta por 12 Engenheiros, pessoal administrativo, alem disso uma equipe de pedreiros, carpinteiros, armadores e ajudantes, 5mestre de obra, etc. Totalizando 936 funcionários. O fato de a obra ser realizada ao longo de uma rodovia muito movimentada exige maior controle de segurança e organização, para que as atividades da empresa não sejam paralisadas, pela ocorrência de acidentes e possam prejudicar o andamento da obra, que possa ocasionar atrasos no cronograma previsto.
No local havia uma equipe responsável pelo controle de segurança. Esta equipe fazia o controle do cumprimento das normas de segurança, principalmente o isolamento dos acostamentos, pare e siga e possuíam comunicação com todos os mestres de obra través de rádio. para complementar, há um controle rigoroso da limpeza do trecho. Isto é feito para prevenir acidentes e facilitar a organização e deslocamento dentro da obra.
Por se tratar de uma obra complexa, o controle na execução dos serviços é rigoroso e de grande atenção por parte da empreiteira junto com o acompanhamento da fiscalização. Os serviços só são liberados para a execução quando autorizados pela fiscalização sobre responsabilidade do DNIT. Os Serviços executados até o momento na obra foram os seguintes: PAGF3rl(FS solo mas arenoso de jazida (MS).
Camada de MS • Preparação da sub-base, com o CCR (concreto compactado a rolo); [picl camada de CCR • E a preparação da base, que e o pavimento rígido (concreto); • Execução de Drenagem; pic] Execução do BSTC Acompanhando esses serviços, foram realizadas as seguintes atividades: • Verificação de quantitativos em projetos; • Revisão de quantitativos em projetos • Fiscalização em obra para o controle de qualidade. ?? Medição dos serviços executados Verificação de Quantitativos em projetos por questão de se precaver, de algumas irregularidades em rojeto, foram verificados valores num período de 9 de novembro a IS de fevereiro, para que os valores citados nos mesmos tenha compatibilidade tanto na t na prática realizada em feito de acordo com as recomendações do livro de controle de qualidade. Neste livro esta descritos procedimentos de recebimento de materiais, execução de serviços e teste para verificação da qualidade. ara o pavimeto era verificado desde o sub-leito até a base, Para o concreto, os principais aspectos conferidos eram o Fck (resistência do concreto), o slump test define consistência e a trabalhabilidade do concreto), ensaios com corpos de prova de concreto, que é feito por uma empresa terceirizada e o controle da vibração do concreto em peças para não haver nenhum dano à peça concretada.
Medição dos Serviços Executados Quinzenalmente é feita a medição dos serviços. A medição é acompanhada por algum responsável do setor técnico. e pela fiscalização do DNIT, para conferir as medições e serviços executados, sendo feita essa verificação, esta liberado para aprovar o pagamento de uma fatura. Essas medições são onfrontadas com os quantitativos feitos anteriormente para verificar se não ha nenhuma incoerência.
Considerações Finais O estágio permitiu verificar diferenças entre a teoria e a prática. O fato mais marcante dessas diferenças é o de que na prática, os resultados são bem menos previslVeis, pois sempre ocorrem imprevistos, tais como: equipamentos que quebram funcionários que faltam ou materiais que são entregues atrasados. Por ser uma obra grande, foi percebido o quão importante é planejar a lo Ética do canteiro de obras, principalmente com o tra ical e horizontal de