Pré história

Categories: Trabalhos

0

Pré-História Nos tempos primitivos não havia documentos escritos sobre a vida nem sobre o homem. Por isso este período é chamado de pré-história e o que se conhece a seu respeito baseia-se nos objetos que restam dessa época. Definimos a pré-história como um periodo anterior ao aparecimento da escrita. portanto, esse período é anterior há 4000 a. C , pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra.

O ser humano foi desenvolvendo, os poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, Inventando obje Ao mesmo tempo foi s oril importante. Fases da Pré História Entre os estudiosos,a to view nut*ge as necessidades. Itura muito m três etapas de evolução do homem. São elas: I – PALEOLÍTICO (idade da pedra lascada) a) paleolítico inferior: 5. 000. 000 – 30. 000 a. C. b) Paleolítico superior: 30. 000 – 8. 000 a. C. II – NEOLÍTICO (nova idade da pedra) 8. 000 – 5. 000 a. C. III – IDADE DOS METAIS 5. 000 – 4. 000 a.

C. -Cultura e arte pré-histórica Esse período não foi registrado por documentos escritos, pois ? anterior a época da escrita. O que se sabe desse tempo é resultado das pesquisas de antropólogos, consideramos como arte pré-histórica tudo que se desenvolveu antes das primeiras Existirão vários povos diferentes, em locais diferentes, mas com características em comuns a arte possuía utilidade como material cotidiano ou mágico-religiosa como ferramentas, armas ou figuras que envolvem sltuações especificas, como a caça.

As maiorias das artes eram feitas em cavernas, os caçadores acreditavam que ao desenhar um animal ferido, eles conseguiriam feri-lo do mesmo jeito que o desenho feito por eles, a caverna. Além de desenhos nas cavernas eles também faziam cerâmica como: vasos, s(mbolos religiosos(como esculturas e instrumento de trabalho usando como matéria prima alguns tipos de metais),pedras polidas e argila.

Eles construíam casas de pedra e altares onde faziam seus rituais . Arte Rupestre Arte Rupestre é o nome que se dá ao tipo de arte mais antiga da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações artísticas gravadas nas paredes e tetos das cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano (caça, ituais, danças, alimentação, etc. ).

Os desenhos representados nas cavernas eram figuras de grandes animais selvagens, a figura humana raramente era representada, sugerindo muitas vezes atividades como a caça, normalmente não eram feitos de forma naturalista, como nos desenhos de animais. Para fazerem as pinturas nas paredes de cavernas, os homens da Pré-História usavam sangue de animais, saliva, fragmentos de rochas, argila, Locais com pinturas rupestres no Brasil: Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo No PAGF70F11 pinturas rupestres no Brasil: – Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo

Nonato (Piauí)- Parque Nacional Sete Cidades (Piauij- Cariris Velhos (Paraíba)- Lagoa Santa (Mnas Gerais)- Rondonópolis (Mato Grosso)- Peruaçu (Minas Gerais) No entanto, a veracidade da arte rupestre foi comprovada mediante recentes reavaliações, demonstrando o alto nível de capacidade de arte do homem pré-histórico, que, com ferramentas básicas, produziu manifestaçóes art[sticas bastante relevantes para sua época, trasformando as cavernas nos primeiros museus da humanidade. paleolítico ( Idade da pedra Lascada ) Conhecido como o mais extenso período da história humana,o

Paleolítico é também denominado Idade da Pedra Lascada, e abrange um período que vai de 4 milhões a 10 mil anos, aproximadamente. Neste período, os seres humanos eram nômades, ou seja, deslocavam-se de um lugar para outro em busca de alimentos. Viviam da caça e da coleta. Alimentavam- se basicamente de frutos, raízes, peixes e pequenos animais. À medida que os utensílios foram se aperfeiçoando, passaram a caçar grandes animais. Neste período surgem os primeiros hominídeos antepassados do homem moderno.

As suas principais características são: Alimentação:Os homens retiravam seus alimentos da atureza,coletavam frutos, grãos e ra[zes, pescavam e caçavam animais,pois ainda não produziam,não plantavam e nem criavam animais. Os instrumentos ou ferramentas : Os principais instrumentos usados naquela época foram os machados de mão,pontas de flechas,pequenas lanças,arpões PAGF30F11 flechas,pequenas lanças,arpões,anzóis e mais tarde agu has de osso,arcos e flechas. Os instrumentos eram de pedra,madeira ou osso.

Habitação : Eles viviam de uma maneira muito primitiva,habitavam cavernas,copas de arvores,saliências rochosas ou tendas feitas de galhos e cobertas de folhas ou pele e animais Religião: Os homens acreditavam na vida após a morte,enterravam seus mortos debaixo de grandes lajes de pedra suspensas,de nome sambaqui. com suas roupas,armas,enfeites e oferendas. Divinizavam as forças da natureza e adoravam deusas que representavam a fecundidade,pois uma de suas principais preocupações era a conservação da espécie humana. Vestuário: As mulheres faziam as vestimentas de pele de animais,que eram coloridas e tinham vários enfeites.

Também faziam joias e adornos feitos de âmbar,marfim e conchas. Organização Social : gaseava-se em pequenos grupos umanos,unidos por laços familiares. Com o passar do tempo a vida em grupo evoluiu e começaram a se organizar socialmente. Surgindo pequenas divisões simples de trabalho de acordo com a idade e o sexo. Onde os homens caçavam,pescavam e defendiam o territorio e as mulheres eram responsáveis pela coleta de e juntamente cuidavam das crianças. Tudo que caçavam,pescavam ou coletavam eram divididos entre eles.

Desenvolvimento da Linguagem : A linguagem do homem paleolítico no início baseava-se em gestos,sinais e desenhos e mais tarde na voz. A linguagem era necessária para convivência m grupo e o progresso cultural é PAGFd0F11 e mais tarde na voz. A linguagem era necessária para convivência em grupo e o progresso cultural é expresso pela comunicação e pela vida em sociedade. Arte:A principal característica dos desenhos da Idade da pedra Lascada é o naturalismo,o artista pintava os seres do modo como o via de uma determinada perspectiva,reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava.

A explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores,e fazia parte do processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura dos animais. Descoberta do fogo De acordo com os historiadores e arqueólogos o dominio da produção do fogo foi um dos principais avanços da humanidade, colaborando para o desenvolvimento da raça humana. Na época anterior a descoberta da produção do fogo, os seres humanos tinham que esperar um raio cair em uma árvore ou um incêndio numa floresta. O homem ficava totalmente dependente do acaso para conseguir este precioso bem.

Além do mais, era necessário ficar vigilante para as modestas fogueiras não apagarem. Apesar de todas estas dificuldades depois de muitos anos o Homo Eretus ue estava evoluindo para homo SAPIENS, descobriu que a carne assada da caça durava mais quando assada. A dieta mudou e as proteínas animais passaram a ter um consumo maior. O cérebro com proteína animal se desenvolveu rápido e a inteligência e raciocínio ampliaram-se. Com o desenvolvimento da inteligência, através da observação, o homem conseguiu produzir o fogo.

Este processo ocorria de duas formas: Batendo uma pedra na outra e produzindo faísca que atingia pa Batendo uma pedra na outra e produzindo faísca que atingia palha Friccionando graveto seco numa madeira até produzir a faísca, atingindo a palha. O HOMO SAPIENS buscou encontrar uma forma de transportar o fogo aceso e descobriu a tocha, feita de um molho de arbustos secos embebidos na gordura animal do produto da caça. Mesolítico Os últimos caçadores – recolectores viveram à beira-mar e nos estuários dos grandes rios, com uma dieta baseada, em parte, nos recursos aquáticos.

O Mesolítico foi o período pré-histórico situado entre o Paleolítico e o Neolítico, em alguns lugares ele durou entre 10. 000 – 5. 000 a. C . Os homens caçaram, pescaram e recolheram como já o tinham feito os seus antepassados, durante os longos milhares de anos. Depois da última glaciação, com o desaparecimento do Urso das cavernas, prosperam agora o Veado e o Corço. O Mamute emigrou para o Norte,o homem teve que caçar animais menores e mais esquivos, como o Javali e o Coelho. Trocou as grutas pela beira-mar e pelas margens dos rios.

Surgiram novas formas de povoamento e novos métodos de subsistência das comunidades mesolíticas que ocuparam novos “nichos ecológicos” nos antigos estuários dos grandes rios e no litoral. Por causa desta transformação climática fez subir as temperaturas e aumentar a pluviosidade e modificou a flora e fauna drasticamente. Assim iveram que se adaptar ao novo modo de vida surgindo novas estratégias de povoamento e subsistência. O homem teve que explorar novos habltats,novas fontes de alimento e novos territ subsistência.

O homem teve que explorar novos habitats,novas fontes de alimento e novos territórios. Para tal, os caçadores agiam em grupo e utilizavam cães(lobos semidomesticados). Eles fabricavam pequenos utensillos de sílex. Estes instrumentos sewiam, por exemplo, para côlher ,abrir moluscos,para fazer arpões, anzóis e várias outras ferramentas cortantes. Os recursos aquáticos faziam parte da dieta diária destas opulações. A arma mas importante era o acro, capaz de lançar a grandes distâncias fechas com afiadas pontas de pedra, osso e madeira(para não estragar as peles dos animais caçados).

O homem aprende a roubar sistematicamente o mel das abelhas, manipulando as colmeias. No Mesolítico,ainda eram nómades, mas com alojamentos de inverno e acampamentos de verão. Os nômades armavam as suas tendas durante temporadas mais longas. Neolítico (Idade da Pedra Polida) O Neol[tico é também denominado Idade da Pedra Polida, e abrange um período que vai de 8 mil a 5 mil anos a. C, proximadamente. Neste período, a relação com o meio- ambiente mudou. O homem já não vivia só da caça, pesca e coleta como no paleolltico. assou a semear as terras férteis e a aguardar a época das colheitas. Surgiu, portanto, a agricultura e a criação de animais. Os seres humanos passaram a morar permanentemente num só lugar, tornando- se sedentários. O homem do Neolítico desenvolveu a técnica de tecer panos,de fabricar cerâmicas e construiu as suas primeiras moradias,constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo. Conseguiu ainda,produzir o fogo através do atrito. Todas e oradias,constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo. Conseguiu ainda,produzir o fogo através do atrito.

Todas estas conquistas técnicas tiveram um forte reflexo na arte,surge um estilo simplificador e geometrizante,os próprios temas da arte mudaram:começaram as representações da vida coletiva. Desse periodo temos as construções denominadas dolmens(duas ou mais pedras grandes fincadas no chão e uma pedra grande colocada horizontalmente sobre elas) e menir(monulmento megalitico,que consiste em um unico bloco de pedra fincado no solo em sentido vertical). O Santuario de Stonehenge(lnglaterra) ode ser considerado uma das primeiras obras da arquitetura que a história registra. m avanço importante deste periodo foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas ldades.

A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado. Durante o Neolítico ou Idade da Pedra Polida ocorreram grandes transformações no clima e na vegetação. O continente europeu passou a contar com temperaturas mais amenas e observamos a formação do Deserto do Saara, na África. e observamos a formação do Deserto do Saara, na África. Idade dos metais Considerada a última fase do Neolítico, a Idade dos Metais marca o início da dominação dos metais por parte das primeiras sociedades sedentárias da Pré-História.

O primeiro metal trabalhado por eles,foi o cobre. Posteriormente, por meio da fusão, misturou cobre com estanho e obteve um metal mais resistente, passaram a produzir armas mais poderosas e ferramentas mais eficientes. Por volta de 1500 a. C. , conseguiu- se utilizar o ferro. Através do domínio de técnicas de fundição, o homem teve condições de criar instrumentos mais eficazes para o cultivo agrícola, derrubada de florestas e a prática da caça. Além disso, o domínio sobre os metais teve influência nas disputas entre as comunidades que competiam pelo controle das elhores pastagens e áreas férteis.

Com a agricultura, a criação de animais, o desenvolvimento da cerâmica, da tecelagem e o uso de metais, surgiram os trabalhadores especialistas, o tecelão e o ferreiro. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento dessas atividades levou ao surgimento das primeiras povoações, com a formação de pequenas VIIas e cidades. Como resultado dessas conquistas os homens passaram a produzir mais do que necessitavam para seu propno consumo. Nesse período, o crescimento da população se acentuou em algumas regiões do planeta. As pequenas comunidades foram e desenvolvendo,algumas delas passaram a dominar grandes extensões de terra.

Surgiram, assim, as primeiras cidades, principalmente no cruzamento de caminhos naturais. Algumas dariam origem às mais signi PAGF40F11 primeiras cidades, principalmente no cruzamento de caminhos naturais. Algumas dariam origem às mais significativas Civilizações da história da humanidade. A técnica de fundição do cobre é relativamente simples, contanto que os minerais usados fossem carbonatos de cobre extraídos de alguma jazida metalífera,a chave está em que o forno alcance a temperatura adequada, o qual se conseguia injetando ar oprando ou com foles através de longos bocais. Idade do Cobre – por volta de 6 mil anos atrás, o homem pré- histórico (homo sapiens sapiens) adquiriu conhecimentos para o desenvolvimento de técnicas para derreter e moldar o cobre. Usava moldes de pedra ou barro para colocar o cobre derretido e produzir espadas, lanças e ferramentas. usava o martelo para moldar estes objetos depois que esfriavam. -Idade do Bronze- por volta de 4 mil anos atrás, o homem começou a produzir o bronze (metal mais resistente que o cobre), a partir da mistura da liga do cobre com o estanho.

Espadas, apacetes, martelos, lanças, facas, machados e outros objetos de bronze começaram a ser fabricados neste período. Esta época, de grande avanço tecnológico, passou a ser chamada de Idade do Bronze. -Idade do Ferro- por volta de 3,5 mil anos atrás o homem já dominava muito bem a metalurgia, passando a fabricar o ferro, usando fornos em altas temperaturas. Com o ferro, o homem passou a desenvolver, principalmente, armas mais resistentes. A fabricação destes objetos de metais teve uma grande influência na agricultura, aumentando a produção. O arado de metal, enxada e outras ferram

Príons

0

pRíONS 1 – Proteínas de ocorrência natural encontrada no tecido nervoso e no cérebro que pode adotar múltiplas formas. As

Read More

Teorias sobre práticas educacionais

0

Justificativa (motivos para a realização do projeto, breve histórico da escola, contexto em que está inserida e perfil da comunidade

Read More