Slide introdução a tga

Categories: Trabalhos

0

ICIA39 – Administração de Unidades de Informação Docente: Francisco Pedroza OBJETIVOS DA 2a AULA 1)Discorrer sobre as habilidades do administrador; 2) Explorar o conteúdo e objeto da Administração; 3) Projetar as perspectivas futuras da Administração. salvador, 18 e 23 de agosto de 2010 CHIAVENATO, 2003. ORGANIZAÇÕES/ADMINISTRAÇÃO • TO campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das Organiza das atividades de um • • • Planejamento Or Swipe nentp (Liderança) Controle ( a condução racional • Direção são). ?? O Administrador é selecionado para atuar, não apenas pelo urrículo profissional, e sim pela maneira com que executa o trabalho e os resultados que consegue obter dos recursos dispon[veis (? ); • O conhecimento é avaliação da capacitação profissional • Administração não é coisa mecânica que dependa de certos hábitos físicos que devem ser superados ou corrigidos a fim de obter o comportamento correto. ?? O conhecimento tecnológico da administração em Unidade de Informação é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende sobretudo da personalidade e do modo de agir do administrador; • Quais seriam as habilidades necessárias para ue o administrador possa executar eficazmente o processo -lal Studia organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato.

Nível Institucional Alta Direção Habilidades Conceituais (Idéias e conceitos abstratos) Nível Intermediário Gerência Habilidades Humanas (Relacionamento Interpessoal) Nível Operacional Supervisão Habilidades Técnicas (Manuseio de coisas físicas) Execução das Operações Fazer e executar As Competências Duráveis do Administrador Conhecimento Saber. Know-how. Informação. Atualização profissional. Reciclagem constante. Perspectiva Saber fazer. Visão pessoal das coisas. Maneira prática de aplicar o conhecimento na solu 30 de problemas e situações. euniões Manda e recebe informação, lê revistas e relatórios, mantém contatos pessoais Envia informação para os membros de outras organizações, envia memorandos e relatórios, telefonemas e contatos Transmite informações para pessoas de fóra, através de conversas, relatórios e memorandos Inicia projetos, identifica novas idéias, assume riscos, delega responsabilidades de idéias para outros Toma ação corretiva em disputas ou crises, esolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crises e a mudanças Decide a quem atribuir recursos.

Programa, orça e estabelece prioridades Representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos Interpessoal Liderança Ligação Monitoração Informacional Disseminação Porta-voz Empreende Resolve conflitos Alocação de recursos Negociação Decisorial • TGA = propõe desenvolver a habilidade conceitual não deixando de lado as habilidades humanas e técnicas; • propõe desenvolver capacidade de pensar, de definir situações organizacionais.

Capítulo 1 A Administração e suas Perspectivas (Delineando o Papel da Administração) Conteúdo e Estudo da Ad 3 Estado Atual da Teoria promoção Gerente do Arquivo da Intertech. A primeira preocupação de Márcia foi: Estou realmente preparada para assumir o novo cargo? Quais as habilidades que deverei possuir para enfrentar os novos desafios da função? Como deveria ser uma administradora competente? Exercício: As Dificuldades de Roberto Pág: 11 Roberto é um excelente profissional, responsável e admirado or seus conhecimentos técnicos.

Depois de diplomar-se em Arquivologia, Roberto não parou mais de estudar e tentar aplicar seus conhecimentos. Sabe melhor do que ninguém equacionar os problemas e definir soluções. Sua dificuldade maior é lidar com pessoas: não sabe explicar nem treinar ou argumentar, tampouco tem paciência com os subordinados. Apesar de seu excelente preparo técnico, Roberto não consegue progredir na empresa. Quer ser promovido a gerente do Arquivo, mas fica sempre na fila de espera. O que está acontecendo com Roberto? ENFASE VARIAVEIS TEORIAS ADMINISTRATIVAS

PRINCIPAIS ENFOQUES Tarefas Estrutura Administração Científica Teoria Clássica Teoria Neoclássica Teoria da Burocracia Teoria Estruturalista Racionalização do trabalho no nível operacional. Organização formal. Princípios erais da Administração. Funções do administrador. Organiz urocrática. Racionalidade Abordagem de sistema aberto. Análise intra-organizacional e análise ambiental. Abordagem de sistema aberto. Análise ambiental (imperativo ambiental). Abordagem de sistema aberto. Análise ambiental (imperativo ambiental).

Abordagem de sistema aberto. Caos e complexidade Aprendizagem organizacional. Capital Intelectual Figura 1. 1. As Principais Teorias da Administraçao: 1909 — 1916 Anos: Teorias: 01947- n 1953 –1903 1932 –0 195 –n 1954 1962 1972 — 0 1957 1990 Administração Científica Teoria da Burocracia Teoria Clássica Teoria das Relações Humanas Teoria Estruturalista Teoria dos Sistemas Abordagem Sociotécnica Teoria Neoclássica Teoria Comportamental Desenvolvimento Organizacional Teoria da Contingência Novas Abordagens Figura 1. 2.

As Variáveis Básicas da TGA Competitividade Tecnologia Pessoas Organização Ambiente S e inesperadas no mundo dos negócios. 2. Crescimento e expansão das organizações. 3. Atividades que exigem pessoas de competências diversas e especializadas. Os impactos futuros sobre as organizações: 1. Crescimento das organizações. 2. Concorrência mais aguda. 3. Sofisticação da tecnologia. 4. Taxas mais altas de inflação. 5. Globalização da economia e internacionalização dos negócios. 6. Visibilidade maior das organizações.

De: Sociedade industrial Tecnologia simples Economia nacional Curto prazo Democracia representativa Hierarquia Opção dual ou inária Centralização Ajuda institucional Para: Sociedade da informação Tecnologia sofisticada Economia mundial Longo prazo Alteração: Inovação e mudança Maior eficiência Globalização e competitividade Visão do negócio e do futuro Pluralismo e participação Democracia participativa Comunicação lateral Opção múltipla Descentralização Democratização e empowerment Visão sistêmica e contingencial Incerteza e imprevisibilida agente de mudanças Pág: 19 O administrador deve estar focalizado no futuro para poder preparar sua Unidade de Informação para enfrentar os novos esafios: • Novas tecnologias • Novas condições sociais e culturais • Novos produtos e serviços. Além disso, o administrador deve : • Pensar globalmente (ver o mundo) e agir localmente (atuar na empresa) • Ter espirito empreendedor • Aceitar desafios • Assumir riscos • Possuir um senso de inconformismo sistemático. Somente assim, pode conduzir sua empresa para uma Situação melhor. O que você acha de tudo isso? CRÉDITOS CHIAVENATO, Idalberto.

Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Elservier, 2003. www. chlavenato. com vw. w. elsevier. com. br 3 AULA • PESQUISA E DISCUSSÃO DOS CONCEITOS PONTUADOS NA 2 AULA ; • Capitulo — Os Tipos de Unidades de Informação e as Redes. GUINCHAT, Claire. Introduçao Geral Ás Ciências da Informação e Documentação. Resumo. 4 AULA • Capítulo 1 – Arquivologia, Biblioteconomia, Documentação, Museologia como Domínios de Aplicação da Ciência da Informação. ROBREDO, Jaime. Documentação de hoje e de amanhã: uma abordagem revisitada e contemporânea da ciência da informacao e de es biblioteconômicas,

Biosegurança

0

Antibióticos Os antibióticos são fármacos que se utilizam para tratar as infecções bacterianas. Infelizmente, são cada vez mais as bactérias

Read More

Política e imprensa na década de 1950

0

Os anos do governo de Juscelino Kubitschek foram marcados por mudanças significativas na imprensa brasileira, com a introdução de novas

Read More