Case cosan

Categories: Trabalhos

0

produtividade para ser bem-sucedida no altamente competitivo cenário brasileiro. A Cosan pode ajustar sua produção (dentro de certos limites operacionais) entre o açúcar e o álcool, bem como entre tipos diferentes de açúcares e álcoois, para atender demandas em condições de preços de mercado mais favoráveis em determinados momentos.

A Companhia produz praticamente todos os tipos de açúcares e álcoois consumidos nos mercados local e internacional, e pode atender de maneira dinâmica às crescentes demandas por seus produt -lal Studia Case cosan Premium By riagnxaviersilva MnpTa 16, 2011 6 pages COSAN – Resposta 1 A Cosan está atenta à infra-estrutura necessária para o escoamento de seus produtos. Com o crescimento do Grupo, é cada vez mais importante que a Companhia esteja atenta aos meios de escoamento de sua produção.

Por este motivo, a Cosan tem investido em ativos de distribuição, como a Rumo Logística, detentora do porto de Santos dedicado à exportação açúcar e outros grãos, o TEAS (Terminal Exportador de Álcool de Santos S. A) e a Uniduto, empresa responsável pela construção e, futuramente, operação de um álcoolduto ligando as principais egiões produtoras ao Porto de Santos A Cosan se beneficia de sua diversidade de produtos e «ape view nent page to nut page flexibilidade de prod contrário do mercad protecionistas perm o mercado brasileiro Por isso, a Companhi OF6 mpetitivo.

Ao os, onde regimes ificialmente altos, nte competitivo. melhorias de produtos flexibilidade de produção em um ambiente competitivo. Ao contrário do mercado nos parses desenvolvidos, onde regimes protecionistas permitem preços de açúcar artificialmente altos, o mercado brasileiro é desregulado e altamente competitivo. Por isso, a Companhia busca continuamente melhorias de crescentes demandas por seus produtos.

As usinas da Cosan são estrategicamente localizadas próximas ao seu terminal portuário e aos grandes centros de consumo. A localização de suas vinte e três usinas e quatro refinarias permite que a Cosan otimize as práticas de produção e esteja próxima de seus clientes, fornecedores, terminais e armazéns portuários, melhorando prazos de entrega e aumentando as eficiências operacionais.

Tais fatores facilitam sua resposta à demanda, atendimento a pedidos, bem como reduz custos. Todas as usinas e escritórios da Companhia se beneficiam dessa localização no Estado de São Paulo – um estado-chave na economia brasileira que abriga cerca de 20% da população do país e é respons estado-chave na economia brasileira que abriga cerca de 20% da população do país e é responsável por cerca de 35% do produto interno bruto.

A Cosan acredita que seus custos totais médios de produção, sejam mais baixos do que a média do setor no Brasil, proporcionando uma posição competitiva em termos de custos nos mercados brasileiro e internacionais de açúcar álcool. Além disso, a eficiência do seu terminal de açúcar no Porto de Santos reduz custos de exportação e despesas com embarque, bem como otimiza o tempo de processamento. A proximidade das usinas da Companhia ao porto proporciona ? Cosan uma vantagem competitiva resultante dos baixos custos de transporte.

A Cosan é a única companhia integrada de energia renovável. Com a aquisição dos ativos de distribuição da ExxonMobil no Brasil, a Esso Brasileira, a Cosan passou a estar presente em todos os elos de sua cadeia produtiva, atuando desde o plantio a cana-de-açúcar até a distribuição e comercialização de combustíveis no varejo, capturando as margens de toda a cadeia e beneficiando-se de uma geração caixa constante.

Também como resultado desta aquisição, a Cosan apresenta significativo ganho em inteligência de mercado, ao centralizar informações de suas operações de venda, compra pela distribuidora e de exportação de etanol, através da trading Vertical, na qual detém participação de 50%, diferenciando-se de seus concorrentes. A Companhia investe continuamente na redução de custos e melhoria da produtividade. Na Érea agrícola, a Cosan testa e desenvolve tipos diferentes de cana-de-a 3 produtividade.

Na área agricola, a Cosan testa e desenvolve tipos diferentes de cana-de-açúcar, buscando sempre a espécie que apresenta a melhor produtividade em cada região, tipo de solo e época de colheita. A Companhia desenvolveu um sistema de monitoramento por satélite, por meio do qual acompanha a evolução do canavial, possibilitando a identificação de eventuais problemas antes que a rentabilidade da cana-de-açúcar seja comprometida. O sistema também possibilita uma melhor previsibilidade da safra.

Na área industrial, além de monitorar continuamente todas as etapas do processo de produção de açúcar e de álcool visando minimizar perdas, a Cosan introduziu novas técnicas na produção de açúcar, como melhorias no processo de lavagem de cana- de-açúcar, o que reduziu significativamente as suas perdas no processo. A Companhia está sempre buscando o aprimoramento de suas técnicas utilizadas nos processos industriais. A Cosan tem experiência na aquisição e integração de empresas, e na extração de sinergias operacionais.

A Companhia tem um histórico de aquisição e integração de empresas que em resultado em sinergias operacionais. Nos últimos anos, adquiriu diversas usinas brasileiras, o que efetivamente elevou sua capacidade de processamento para os atuais 60 milhões de toneladas de cana. O crescimento em escala atingido por meio dessas aquisições é parte integrante de sua estratégia, proporcionando uma posição de liderança de mercado e permitindo reduzir custos. Adicionalmente às sinergias e economias de escala obtidas com as aquisições, a C reduzir custos.

Adicionalmente às sinergias e economias de escala obtidas com as aquisições, a Cosan procura introduzir seus onhecimentos agrícolas e industriais o mais rápido possível, para que as novas usinas passem a apresentar os mesmos padrões de rentabilidade por ela exigidos. Por exemplo, quando adquiriu a usina Da Barra em agosto de 2002 ela produzia 79 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, e na safra 2008/2009 esse rendimento aumentou para 89 toneladas de cana-de-açúcar por hectare. A Companhia acredita que as tendências mundiais do setor devam beneficiar os principais produtores brasileiros.

A Cosan está bem posicionada para aproveitar as oportunidades do setor, entre elas, a redução dos subsídios e das barreiras à importação resultantes da desregulamentação dos mercados de açucar e álcool no mundo, o aumento do consumo de açúcar devido ao crescimento do poder aquisitivo e à migração da população para regiões urbanas, a pressão para o uso de combustiVeis alternativos renováveis limpos como o etanol, em função das preocupações ambientais mundiais e do alto preço do petróleo, a maior escala e os menores custos de produção devidos ? consolidação do setor no Brasil, o aumento da utilização de doçantes a base de açúcar, e do aproveitamento do potencial oferecido pela co-geração de energia elétrica a partir do bagaço de cana-de-açúcar. A Cosan possui uma equipe de administradores experientes e profissionais. A Companhia é administrada por profissionais em sua maioria com mais de vinte anos de experiência no setor sucro-alcoleiro S profissionais em sua malona com mais de vinte anos de experiência no setor sucro-alcoleiro.

A base da sua administração central é a mesma desde 1990 e cada um dos administradores de suas usinas tem pelo menos dez anos de experiência no etor sucro-alcolelro. Ao contrário dos seus concorrentes locais, em que na maioria das vezes a administração é composta por membros da família controladora, a administração da Cosan é composta por profissionais de mercado, com vasta experiência nas suas áreas de atuação. A sua experiente equipe de administradores desenvolveu um extenso know-how técnico no cultivo e processamento de cana-de-açúcar. Com a aquisição dos ativos de distribuição da ExxonMobiI no combustiVeis no varejo, capturando as margens de toda a cadeia Fonte: h ttp://www. cosan. com. br/cosan2009/web/conteudo_pt. asp

Pedagogia fundamentos da lingua portuguesa

0

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA ADMILSON BRITO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Read More

Blocos econômicos e organizações internacionais

0

Os acordos internacionais têm como objetivo criar organismos que dinamizem as relações comerciais, sociais e políticas entre os países membros.

Read More