Trabalhos para faculdade

Categories: Trabalhos

0

Comportamento Organizacional – CIVB Aula 01- Comportamento Organizacional: Definição e justificativas Objetivos da aula: Definir Comportamento Organizacional e sua importância; Definir um modelo de abordagem estruturada às questões comportamentais; Organizações e administradores Começaremos definindo sucintamente os termos “organização” e “administrador”. Empresas são organizações, bem como escolas, hospitais, igrejas, clubes e todos os órgãos públicos. Uma organização é uma u composta de duas o 0 relativamente contín pa. – page pessoas que supervi responsáveis pelo alc mente coordenada, lona de maneira va comum.

As outras e que são as organizações são os administradores. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir os objetivos de uma organização. O trabalho dos administradores pode ser examinado a partir das funções que desempenham, dos papéis que assumem ou das habilidades que demonstram. Faculdade On-line UVB Comportamento Organizacional – UVB Funções dos Administradores Hen i Fayol escreveu (lembra do curso de EPA? ) que todos os administradores realizam cinco funções gerenciais: planejam, devem ser realizadas, por quem, quem se reporta a quem e quais s decisões a serem tomadas.

Faz também parte do trabalho do administrador dirigir e coordenar pessoas. Esta é a função da liderança; motivar os funcionários, dirigir as atividades e resolver os conflitos entre as pessoas. Para garantir que as coisas caminhem como devem, o administrador precisa monitorar o desempenho da organização; é o controle. O desempenho real tem de ser comparado com as metas estabelecidas previamente e se houver quaisquer desvios significativos, é responsabilidade do administrador trazer a organização de volta aos trilhos. Papéis dos administradores

No final da década de 60, Mintzberg concluiu que os administradores desempenham 10 papéis, que podem ser assim agrupados: 2 Papéis de Relacionamento Interpessoal: figura de proa, liderança e ligação; Papéis de Informação: monitor, disseminador e porta-voz; Papéis de Decisão: empreendedor, gerenciador de turbulência, alocador de recursos, negociador. Habilidades dos administradores Outra forma de considerar o que fazem os administradores é examinar as habilidades ou competências de que precisam para atingirem seus objetivos.

Robert Katz identifica três competências essenciais: técnica, humana e conceitual. Todas as abordagens sobre as funções, papéis e habilidades de administração reconhecem a importância da gestão de pessoas; o administrador precisa desenvolver suas habilidades humanas. 20F 10 é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente. 3 Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações. Como de forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho, os estudos têm enfocado os comportamentos relativos a funçóes, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, o comportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e rocessos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho. De forma geral, estes serão os tópicos abordados durante o nosso curso. Intuição x Método Todos nós somos estudantes de comportamento.

Você observa o que as outras pessoas fazem, tenta compreender o porquê de seu comportamento e prever o que fariam sob determinadas circunstâncias e… freqüentemente erra! Para aprimorar sua capacidade de previsão, é bordagem sistemática. 3 0 comportamento não é aleatório. Ele parte de algum ponto e irige-se a outro, que representa alguma coisa que o indivíduo acredita ser, correta ou incorretamente, de seu interesse. O comportamento é previs[vel quando sabemos como a pessoa percebe uma situação e qual a sua Importância para ela.

O comportamento das pessoas não parece racional, porém sua Faculdade On-line CIVB 4 intenção o é, ou assim parece para elas. As pessoas não reagem da mesma maneira a uma dada situação, contudo, existem algumas consistências fundamentais que podem ser identificadas e modificadas para refletir as diferenças individuais. Essas consistências fundamentais são muito importantes orque permitem a previsibilidade. Quando dirige seu carro, por exemplo, você faz algumas previsões sobre como os outros motoristas vão se comportar e que normalmente se confirmam; são as leis de trânsito que tornam essas previsões possíveis.

Existem leis (escritas ou não) em praticamente todos os ambientes. Por isso, é possível prever o comportamento (dentro de uma certa “faixa”, por assim dizer) na maioria das situações. Por exemplo, ao entrar no elevador, a maioria das pessoas se vira de frente para a porta. Onde está escrito que isso deveria ser feito? Não está; da mesma forma que somos capazes de rever o comportamento dos motoristas (para os quais existem regras escritas), também podemos prever o comportamento das pessoas no elevador (onde existem poucas regras estabelecidas).

Esses exemplos servem para ressaltar o principal conteúdo deste texto: o comportamento é geralmente previsível, e o seu estudo sistemático é uma forma de realizar previsões. Estudo sistemático se refere ao exame dos relacionamentos e das relações de causas e efeitos, baseando nossas conclusões em evidências científi 40F relacionamentos e das relações de causas e efeitos, baseando nossas conclusões em evidências cientificas – dados coletados ob condições controladas e interpretados de maneira rigorosa.

Algumas das conclusões que apresentamos apenas corroboram o senso comum; mas você também Irá deparar-se com resultados de pesquisas que contrariam esse mesmo senso comum. Um dos nossos objetivos deste texto é permitir que V. vá além de suas visões intuitivas sobre comportamento, esperando que isso pode melhore a sua habilidade na explicação e previsão do comportamento. Faculdade on-line UVB 5 Disciplinas do CO O estudo do comportamento organizacional é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais.

As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e as ciências politicas. Psicologia A psicologia é a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento. Os psicólogos dedicam- se ao estudo do comportamento individual. Inicialmente, os psicólogos organizacionais e industriais estudavam os problemas de fadiga, falta de entusiasmo e outros fatores que poderiam influir no desempenho.

Mais recentemente, sua contribuição se expandiu para incluir estudos sobre aprendizagem, percepção, personalidade, emoções, treinamento, eficácia de liderança, ecessidades e forças motivacionais, satisfação com o trabalho, processos de tomada de decisões avaliação de desempenho, mensuração de atitudes, t ecào de pessoal, pessoas em relação umas às outras. Assim, a contribuição dos sociólogos foi no estudo do comportamento dos grupos dentro das organizações, especialmente aquelas formais e complexas. Psicologia social A psicologia social é uma área dentro da psicologia que combina conceitos desta ciência e da sociologia. Seu foco é a influência de um individuo sobre o outro. Um dos temas mais investigados pela psicologia social é a mudança – como implementá-la e como eduzir as barreiras de sua aceitação. Antropologia A Antropologia é o estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. O trabalho dos antropólogos sobre culturas e ambientes contribui para se compreender melhor as diferenças nos valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre pessoas em diferentes organizações.

Ciências politicas As ciências políticas estudam o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. Alguns tópicos específicos dessa área são a estruturação de conflitos, a alocação de poder e como as pessoas manipulam o poder para o tendimento de seus próprios interesses. Desafios e Oportunidades A compreensão do comportamento organizacional nunca foi tão importante para os administradores. Um rápido exame das enormes mudanças que estão ocorrendo nas organizações confirma essa idéia.

Cada eres e membros 6 0 globalização está exigindo que os funcionários se tornem mais flexíveis para adaptaremse à rápida mudança. Respondendo à globalização As organizações não se Imitam mais às fronteiras dos parses; o mundo virou uma aldeia global. A globalização afeta as habilidades humanas dos administradores em, pelo menos, uas maneiras. Em primeiro lugar, como administrador, crescem as chances de você ser transferido para uma unidade de sua organização em outro país. E mesmo ficando em sua terra natal, você poderá ter de trabalhar com chefes e colegas que nasceram e foram criados em culturas diferentes.

Para trabalhar eficazmente com essas pessoas, você precisa compreender sua cultura, e como adaptar seu estilo de gerenciamento a essas diferenças. Administrando a diversidade da força de trabalho um dos desafios mais importantes e abrangentes enfrentados pelas organizações hoje em dia é a diversidade da força de rabalho; as organizações estão se tornando mais heterogêneas em termos de raça, etnia e sexo de seus participantes. O termo se aplica a qualquer pessoa que fuja da norma convencional: deficientes físicos, os representantes da terceira idade e os homossexuais.

Fortalecendo as pessoas Se você pegar qualquer publicação sobre negócios, encontrará matérias sobre a mudança no relacionamento entre os administradores e aqueles que, supostamente, são por eles gerenciados. O processo de tomada de decisão está sendo levado para o nível operacional, em que os empregados estão tendo a iberdade de fazer escolhas sobre cronogramas e procedimentos e de resolver sozinhos problemas Faculdade On-line IJVB 8 0 adotando as equipes autogerenciadas, em que os trabalhadores operam praticamente sem qualquer chefia externa.

Lidando com a ‘temporariedade’ Antigamente, os administradores só tinham de introduzir programas importantes de mudança uma ou duas vezes a cada década. Hoje, a mudança é uma atividade contínua para a maioria deles. Administrar, hoje em dia, poderia ser definido como longos períodos de mudanças constantes, interrompidos ocasionalmente por curtos períodos de estabilidade! O mundo nfrentado pelos administradores e trabalhadores hoje é de permanente temporariedade.

Todas as atividades realizadas pelos trabalhadores estão em permanente mudança e eles precisam continuamente atualizar seus conhecimentos e habilidades para atender as novas exigências do trabalho. As próprias organizações estão constantemente reorganizando suas divisões, desfazendo-se de negócios que não têm bom desempenho, fazendo operações de downsizing, subcontratando serviços e substituindo os funcionários permanentes por temporários.

O estudo do comportamento organizacional pode ajudar a entender de um mundo profissional em continua udança, a aprender a superar as resistências à mudança e a criar uma cultura organizacional que seja voltada para ela. Modelo de Comportamento Organizacional um modelo é uma abstração da realidade, uma representação simplificada de um fenômeno real. No nosso modelo de Comportamento Organizacional, há três níveis de análise: do nivel 9 Comportamento Organizacional – IJVB individual para o sistema 8 0 . Cada nível é construído niVeis do individuo e do grupo para chegarmos ao nivel do comportamento organizacional.

As variáveis dependentes As variáveis dependentes são os fatores-chave que você pretende xplicar ou prever e que são afetados por outros fatores. Quais são as variáveis dependentes básicas no comportamento organizacional? Os estudiosos do assunto tradicionalmente enfatizam a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho. Produtividade: uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, obtendo resultados ao mais baixo custo possível (eficiência e eficácia).

Precisamos descobrir quais são os fatores que influenciam a eficiência e a eficácia dos indivíduos, dos grupos e da organização como um todo. Absenteísmo: O absenteísmo é o não- omparecimento do funcionário ao trabalho. É obviamente difícil para uma organização atingir seus objetivos, se seus funcionários não comparecem para trabalhar. Níveis de absenteísmo acima do normal, em qualquer caso, causam um impacto direto sobre a eficiência e a eficácia da organização. Rotatividade: É a permanente saída e entrada de pessoas da organização, voluntária ou involuntariamente.

Um Índice alto de rotatividade resulta em aumento de custos para recrutamento, seleção e treinamento. Quando a rotatividade é muito grande ou envolve a perda de pessoal valioso, pode prejudicar sériamente a eficiência a organização. 10 Satisfação com o Trabalho: A última variável dependente que analisaremos será a satisfa 30 com o trabalho, que podemos definir neste momento co a entre as recompensas variáveis independentes Quais são os principais determinantes da produtividade, do absenteísmo, da rotatividade e da satisfação com o trabalho?

A resposta a esta questão nos leva às variáveis independentes. Variáveis no Nivel do Individuo: As pessoas entram para as organizações com determinadas características que vão influenciar seus comportamentos no trabalho, tais como: características biográficas, como idade, sexo e estado civil; aracterísticas de personalidade, estrutura emocional; valores e atitudes; e níveis básicos de capacitação. Essas características pouco podem ser alteradas pelo esforço de gerenciamento e tem grande impacto sobre o comportamento.

Variáveis no Nível do Grupo: O comportamento de um grupo é mais do que a soma das ações dos indivíduos que fazem parte dele. A complexidade de nosso modelo aumenta quando compreendemos que o comportamento das pessoas é diferente quando elas estão sozinhas ou em grupo. Variáveis no Nivel do Sistema Organizacional: O comportamento organizacional alcança seu ais alto nWel de sofisticação quando somamos a estrutura formal ao nosso prévio conhecimento do comportamento dos indivíduos e dos grupos.

Da mesma forma que os grupos são mais que a soma de seus membros individuais, a organização também é mais que a soma dos grupos que a compõem. O desenho da organização formal, os processos do trabalho e as funções, as politicas e práticas de recursos humanos da organização e a cultura interna, tudo isso tem impacto sobre as variáveis dependentes. 11 Bibliografia ROBBINS, Stephen P. — Com ortamento Organizacional – São paulo – Prentice Hall, 200

Trabalho de processual civil

0

PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO – FASE INSTRUTÓRIA • Teoria da prova: fundamentação constitucional Direito à prova vinculado ao principio constitucional da

Read More

Pesquisa pratica

0

“O ensino itinerante como suporte para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino: uma

Read More