Pronomes relativos

Categories: Trabalhos

0

Pronome Relativo: É uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações. Não conhecemos o aluno. O aluno saiu. Não conhecemos o aluno que saiu. Como se pode perceber, o que, nessa frase está substituindo o termo aluno e está relacionando a segunda oração com a primeira. Os pronomes relativ Variáveis O qual, a qual Os quais, as quais Cujo, cuja Cujos, cujas Quanto, quanta Quantos, quantas Invariáveis OF2 p Que (quando equivale a o qual e flexões) Quem (quando equivale a o qual e flexões)

Onde (quando equivale a no qual e flexões) Emprego dos pronomes relativos 1. Os pronomes relativos virão precedidos de preposição se a regência assim determinar. relativo indefinido. Exemplo. : Quem atravessou, foi multado. 4. Quando possuir antecedente, o pronome relativo quem virá precedido de preposição. Ex. :João era o filho a quem ele amava. 5. O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Exemplos: Conheço bem a moça que saiu. Não gostei do vestido que comprei.

Eis os instrumentos de que necessitamos. 6. O pronome relativo que pode ter por antecedente o demonstrativo o (a, os, as). Exemplo: Sei o que digo. (o pronome o equivale a aquilo) 7. Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões). Aquele é o machado com que trabalho. Aquele é o empresário para o qual trabalho. 8. O pronome relativo cujo (e flexões) é relativo possessivo equivale a do qual, de que, de quem. Deve concordar com a coisa possuída.

Satisfação do cliente

0

Hórus – Revista de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas, ourinhos,’SP, NO 02, 2004 A regulamentação da demanda como fator de

Read More

Relatório de estágio

0

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA BEATRIZ MARIA FRANCISCA RIBEIRO LÍDIA ROSA RIBEIRO ROSIMEIRE MUNDOCO CORREA RELATORIO DE ESTAGIO – CONTEXTOS E

Read More