Critérios para definir a filosofia

Categories: Trabalhos

0

A tentativa de se definir filosofia se liga, tão somente, a uma determinada corrente tida como certa e verdadeira, que se propõe a encaixar o diverso e heterogêneo em conceitos estanques e restritos. Feita tal advertência é que se deve compreender a tentativa e problemática (para não dizer riscos) de se estabelecer critérios para conceituar a filosofia. Partindo dessa premissa, o prof.

Gonçalo propõe a reflexão acerca de antes de se definir ou buscar conceitos, é que se deve tentar a desconstrução destes, na medida em que nao existe um odelo pronto e acabado que consiga abarcar a miscelânea de possibilidades cognoscíveis do próprio filósofo bem como de uma delimitação única do objeto a ser estudado pela filosofia. fos W. p nent page to nut Nesta perspectiva ao Gonçalo adverte que excluindo ideias e fil expoentes important intitular a filosofia so uma visão e reali I ilosofia, Prof. mesmo tempo, bra de dúvida, co. Assim, o ato de em renegar toda realidade existentes, tendo em vista que o filósofo na tentativa de estabelecer um conceito geral de filosofia, na realidade, stá afirmando como a filosofia deva ser e não como ela é ou tem sido. Ou melhor, a definição de filosofia está diretamente relacionada com a visão de mundo e do contexto sócio-histórico que o filósofo ou erudito que pretenda tal empreitada conceitual está inserido, fato que, faz o Prof.

Gonçalo afirmar que não existe a filosofia, e sim filosofias. Além disso, a filosofia existe para olhar criticamente determinado tema e ao mesmo tempo se diferir de ciências exatas como a matemática, pois assim não haveria antagonismos nem mesmo ebates filosóficos. Outrossim, se o próprio filósofo define a filosofia segundo a sua perspectiva, também, o objeto de estudo não é uno ou restrito a concepção adotada.

O objeto da filosofia não está circunscrito a conceitos estanques e solidificados, tendo em vista que nao existe um objeto de estudo privilegiado, em detrimento de outros tantos possíveis. para ilustrar a diversidade de objetos de estudos, basta compreender um único conceito dentro da perspectiva histórica, i objetos de estudos, basta compreender um único conceito entro da perspectiva histórica, isto e, como bem assinala o Prof.

Gonçalo, a liberdade ou a democracia não são as mesmas de séculos atrás, e comumente, os problemas contemporâneos impõem novas perspectivas, pois a realidade social é dinâmica e mutável. Por conseguinte, critérios mais abertos e com a perspectiva de não se tornarem fechados tornam a compreensão das diversas filosofias existentes passo importante para entender a amplitude da própria filosofia.

Desta forma, não existe uma unica filosofia ue dê conta de abarcar toda uma problemática, uma vez que a filosofia é fruto da construção histórica dos conceitos, e mais, da instigante busca por novos olhares e da reinterpretação de varias ideias que podem e devem ser revistas e reinventadas. Assim sendo, ficar atrelado à definição de critérios prontos e acabados para a filosofia é negar toda uma riqueza construtiva e criativa do conhecimento filosófico. Bibliografia: PALÁCIOS, Gonçalo Armijos, Filosofia, impossível defini-la. 3

Lixo

0

I) 34. # 05 1′. & $” ; 39 4′ . 9) & D , > 13 E9 . 9FG/9

Read More

Petroquimica

0

1972 – Alcione COMPACTO 1. Figa de Guiné (Reginaldo Bessa / Nei Lopes) 2. O sonho acabou (Gilberto Gil) 1973

Read More