A administração na atualidade

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇAO 2REFERENCIAL TEO RICO • • • • • • • • • • • • • • • S 2. 1 AS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR…… …… 5 2. 2 VISÃO SOBRE O SER HUMANO SEGUNDO AS TEORIAS ADMINISTRATIVAS. 2. 3 TEORIAS DO TRABALHO 2. 4 CONCEITOS -AN ……. 13 RESULTADOS….. …………………… 1 7 RACIONALIZAÇÃO…. 2. 5 AS TEORIAS MA POSITIVISTA….. 3A CONCEPÇÃO DO to neZ*ge 4NIVElS DE LINGUAGEM O TRABALHO DO ADMINISTRADOR/ GES OR….

PESQUISA…. 5. 1 QUESTOES APLICADAS AO ADMINISTRADOR….. 5. 2 QUESTÕES APLICADAS AO FUNCIONÁRIO…. 1 5 5. 3 APRESENTAÇÃO ANALISE DOS CONCLUSÃO… 20 que atuam na área administrativa nos mostra os desafios da profissão e como é gratificante fazer parte do progresso de uma organização. Sabemos que a base que se aprende na faculdade é muito mais valorizada e entendlda quando podemos ver o desenvolvimento dela e seus resultados em alguma atividade.

Neste trabalho vamos apresentar uma ideia de como é hoje a visão de trabalho de um administrador e um funcionário, tendo como base teórica os conceitos de Émile Durkhiem, Max Weber e Karl Marx. Através de um questionário abordaremos varias aspectos relacionados a administração, omportamento, mudanças dentro da empresa e seus reflexos no desenvolvimento do trabalho. Após, teremos a análise dessa pesquisa mostrando os pontos altos e baixos das mudanças notadas a partir da visão desses funciónarios. REFERENCIAL TEÓRICO 2. 1 AS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR Muitas são as habilidades necessárias para atuar em uma atividade gerencial, principalmente no contexto atual, dinâmico e desafiador. 18 motivando ao que sua empresa oferece. • Habilidades conceituais: A habilidade de pensar conceitualmente e solucionar problemas complexos com consequência de prazo ais longo para a empresa, segundo Montana e Charnov.

ADMINISTRATIVAS As teorias adminsitrativas mostram diferentes formas de visuallzar o ser humano, são elas: • Administração Cientifica: Era considerada com um sistema fechado, visualisando somento aquilo que acontece dentro da organização, sem levar em conta o meio ambiente em que ela está situada. Suascontibuiçdes foram muitas, mas também houve muitas criticas à adminitração cientifica, que dentre elas se destaca de que o elemento humano foi descartado, que o trabalho tornou-se automático. ?? Teoria Clássica: A caracteristica marcante dessa teoria é seu nfoque prescritivo e normativo. Ela prescreve quais os elementos básicos da administração e quais os principios gerais que o administrador deve utilizar para desenvolver suas atividades: função técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil, administrativa. • Teoria da Burocracia: Para Weber, a sociedade e as organizações modernas são sistemas de normas impessoais. São normas ( ou leis) que regem o comportamento das pessoas ( MAXIMIANO, 2004, p. 0). “A administração burocrática é a forma mais racional de organização. Pela burocracia é possivel obter a obediencia e anter a continuidade”( Max Weber Pessoas excepcionais podem fazer funcionar uma organização precária. Pessoas desmotivadas ou incompetentes podem anular a mais perfeita organização. • Teoria Estruturalista: O estruturalismo surgiu como vertente ideal, por entender que as organizações são sistemas abertos e que a burocracia limita o universo de ação, estrangulando a capacidade criativa e produtiva. ?? Teoria dos Sistemas: Interdependente em uma organização, as pessoas , as tarefas e a administração, tal como os nervos, a digestão e a circulação são no corpo humano. Uma mudança em ma das partes Infalivelmente afeta as outras, da mesma maneira a organização é um sistema que depende entre si de todas as areas de atuação para um bom funcionamento. • Teoria da Contingência: A organização sofre influencias tanto do ambiente interno quanto externo. Assim, podemos refletir como essa citação de gateman e Snell (2007, p. 1): “Não existe, melhor forma de administrar e organizar por que as circunstancias variam”. De acordo com a abordagem contigencial, a tarefa do administrador é identificar que técnica poderá, numa situação especifica, sob circunstancias especificas e num momento specifico, contribuir para a obtenção dos objetivos da administração. • Teoria Comportamental: Segundo essa teoria, os individuos participam e defendem essa participação como pessoas capazes de tomar decisões e solucionar problemas.

Ela tem sua ênfase na ciência do comportamento, focando-se no comportamento indlvidual das pessoas para compreender o as necessidades humanas. 2. 3 TEORIAS DO TRABALHO Visão Captalista para Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx: • Emile Durkheim: A sociologia, como ciência metódica, poderá descobrir as leis sociais da seguinte forma: A verdadeira ciência ó aparece quando ocorre a perfeita separação entre pratica e teoria; O fator social é sempre determinante, deve-se despir-se de nossos próprios valores para poder entendê-lo.

Os fatos, os costumes, as normas de conduta, são anteriores a existência do individuo e as mesmas precisam ser adotadas para que haja aceitação social, sem impor a sua subjetividade. • Max Weber: A compreensão da ação humana é captar seus sentidos subjetivos, o que, considerada desse modo a compreensão não é um processo exclusivo do conhecimento cientifico. A interpretação da ação humana através de tipos ideais olta-se para apreensão dos sentidos subjetivo da ação. Conseqüentemente, é pelo seu sentido subjetivo que uma ação se define ou não como social. ?? Karl Marx: O capital não é sociológico, mas econômica, na verdade se produziu uma visão principalmente econômica da sociedade, preclsamente por que acreditou que a compreensão dos processos históricos não pode ser feita sem referencia as maneiras como os homens produzem suas sobrevivências materiais. Desenvolveu conceito de alienação mostrando que a industrialização, a propriedade privada e o assalariamento eparavam o trabalhador dos meios de produção, que se tornaram propriedade privada do capitalista.

Para Marx, as desigualdades sociais observadas no seu tempo eram provocadas pelas relações de produção do sistema capitalista, que divide se os homens em: proprietários e não proprietários dos melos de produção. 2. 4 CONCEITOS -A se os homens em: proprietários e não proprietários dos meios de 2. 4 CONCEITOS – ANOMIA, ALIENAÇÃO E RACIONALIZAÇÃO • Anomia: Etnologicamente significa falta de lei ou ausência de norma conduta. Foi com esse entendimento que Durkheim usou palavra pela primeira vez, em seu famoso estudo sobre a divisão do trabalho social, no esforço para explicar certos fenômenos que ocorrem na sociedade. ?? Alienação: Está ligada ao trabalho, para Marx, tem um sentido negativo em que o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza, ao invés de humanizá-lo, o desumaniza. O homem troca o verbo SER pelo TER: sua vida passa a medir-se pelo que ele possui não pelo que ele é. • Racionalização: Para Weber, a racionalização é um processo muito amplo e abrangente, atinge diferentes esferas. A intelectual, entretanto, é a que aparece mais ligada à educação. Assim pode-se dizer que a racionalização da sociedade moderna passa pela escolarização (dos copistas à escola publica). . 5 AS TEORIAS MARXISTA, WEBERIANA E POSITIVISTA A interpretação segundos esses pensadores sobre o trabalho na atualidade: • O Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, económicas, políticas e sociais. Interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí e o homem com ser social consequentes. O Marxism PAGF 18 proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas. • A sociologia Weberiana, conclui que, no mundo moderno, a urocracia é o exemplo mais típico do dominio legal, nos limites da legitimidade.

Estendendo sua analise tipológica as formas de dominação social, a sociológica weberiana distingue três tipos de dominação legitima, cada uma com sua base, à saber: a legalidade, a tradição, o carisma. • A visão Positivista, de Augusto Comte, é considera como a fase final da evolução da maneira como as idéias humanas são percebidas, tendo por base teorica a observação, o positivismo está presente não de forma concreta, mas sim como uma forma de se ver a escola que já passou e que contribuiu para as novas isões de escola, sejam as teorias criticas ou não. A CONCEPÇAO DO HOMEM NA IDADE MODERNA Desde a idade média o pensamento humano começou a ser mudado e houve uma reestruturação da filosofia academica. Grandes poetas como Hesidio e Homero estimularam os gregos na busca da veracidade dos fatos e o conhecimento que era, até então, privilegio de poucos, como sarcerdotes e poetas, passa a ser questionado por varias outras pessoas. Já com o sistema feudal saturado, ex-camponeses passam a ser comerciantes tornando esse fato a base do mercantilismo e um grande progresso se iniciava.

O homem passa a ser mais critico e a analisar mais os fatos em buscas de respostas. E essa evolução deu origem a dois movimentos: Humanismo e Renascimento. O primeiro desenvolveu o inicio da doutrina onde tinha o homem como essência; o segundo valori ades humanas e a habilidades humanas e a capacidade criativa do homem. Surgiram então questionamentos às teses de Aristóteles, até então unicas verdades em que se acreditava. Outro fato que causou grandes mudanças na humanidade foi quando o polonês Nicolau Copérnico mostra que a Terra não é o centro do universo e gira em torno do sol.

Paralelo a isso, um teólogo alemão Martinho Lutero, cria uma cisão na igreja ao questionar os fundamentos teológicos da fé. Esses fatores criam um colapso na filosofia cristã e nos dogmas aceitos até então. Conceitos como fé, razão, existência tiveram que ser reconsiderados. 4NIVElS DE LINGUAGEM E O TRABALHO DO ADMINISTRADOR/ GESTOR A língua é um código de que se serve o homem transmitir informações e se comunicar. A Lingua é composta por basicamente duas modalidades funcionais: culta e popular. ?? Na linguagem culta, utiliza-se a lingua padrão ou culta, que é a inguagem Ilterária e segue as normas estipuladas pela lei, sendo usada pelos meios de comunicação, radio, tv, jornais, resvistas ect. que são também aliados na educação e prestando serviço a sociedade. • A língua popular ou l[ngua cotidiana, é a lingua usada diariamente em meios informais, sem exigencias de regras nem cobranças de normas, ocorre em maior parte em relacionamentos familiares, grupos diversos etc. A linguagem formal é burocrática, artificial, conservadora, precisa, impessoal. A situação condiciona os falantes de tal forma que são obrigados a praticar uma linguagem técnica ou formal ora de seus hábitos normais” MEDEIROS e OMASI. Português Forense. 3a edição, São Pa 7, p. 27). PAGF 80F18 edição, São Paulo: Atlas, 2007, p. 27). Dentro ou fora de uma empresa, uma pessoa pode conseguir com maior facilidade atingir seus objetivos de comunicação se ela conhecer e souber como utilizar melhor as ferramentas existententes nos meios de linguagem.

Segundo Nassar e Figueiredo (2007, p. 20) a comunicação empresarial é uma verdadeira guerra com muitas frentes de batalha: a frente de batalha voltada para mostrar que a empresa tem uma relação de respeito com a natureza; para manter e onquistar novos consumidores; a batalha da comunicação interna, dirigida para os imensos exércitos de trabalhadores engravatados e de uniformes que constituem os recursos humanos das empresas modernas; a frente de batalha das complicadas relações da empresa com os governos e os pollticos.

Já para Bateman e Snell (1993, p. 402)a comunicação “é a transmissão de informação e significado de uma parte para outra através da utilização de s[mbolos partilhados”.

Para a realização de um processo de comunicação podemos destacar: • fonte (que pode ser pessoa, processo ou equipamentos que ornece as mensagens); • transmissor (processo ou equipamento que codifica a mensagem e a transmite ao canal); • canal (equipamento ou espaço intermediário entre transmissor e receptor); • receptor (processo ou equipamento que recebe e decodifica a mensagem); • destino (a pessoa, processo ou equipamento a quem é destinada a mensagem); administrador tem como função dentro da organização, além de gerenciar, estabelecer um processo eficaz de comunicação e manter o seu sistema de informações sempre alimentado e atualizado. Conhecer o que se passa na emrpesa e com seus funcionarios ? uma das bases para o bom funcionamento e desenvolvimento da empresa. A maioria dos erros e acidentes que acontecem são devidos à falta de uma comunicação clara e eficiente. E ainda podemos ressaltar que saber se comunicar não é apenas falar bem ou falar muito, o saber ouvir é fundamental e entender as informações emitidas pelo interlocutor são de grande importancia.

O que mais acontece nas empresas é o fato de pessoas com cargos mais elevadosnao aceitarem as ideias de subordinados deixando de lado as suas opniões que poderiam ser validas para o crescimento da organização. Sabendo administrar a propria forma de comunicação usando uma linguagem simples e direta o gestor poderá ter como retorno um funcionario muito mais disposto a satisfazer as necessidades da empresa. 5PESQUISA Pesquisa realizada em duas empresas: M & E Cosméticos e Novo Nordisk, mostrando através das questões dispostas abaixo, na visão do administrador e de um funcionário, como é o relacionamento dentro da empresa, a forma de envolvimento desse relacionamento no passar dos anos, as mudanças ocorridas dentro da admistração e das exigências do mercado. 5. 1 QUESTÕES APLICADAS AO ADMINISTRADOR

Aula-tema 01: o mundo como você vê

0

– Isabela Alves diz to aqu vou mandar a resposta agora Olá, sou Isabela Alves gerente administrativo da O Salgado

Read More

O fim do mundo antigo

0

Era uma vez, há muito tempo, um rei e uma rainha jovens, poderosos e ricos, mas pouco felizes, porque não

Read More