O papel do professor de geografia na atualidade

Categories: Trabalhos

0

POR TAMIE SAITA O PAPEL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA ATUALIDADE Diante da violência que assola as diversas esferas da sociedade, é urgente pensarmos no papel do professor de Geografia como participante ativo na mudança desta realidade.

O ensino de Geografia tem como desafio levar os educando a desenvolver a capacidade de leitura da organização espacial do mundo de modo que estabeleçam uma relação entre estes processos com seu cotidiano, a fim de perceber-se sujeito influente nas transfo ora As aulas de Geografi au explorar as mais vari s fo só explorando as ling didáticos, mas també rodução de quadrinhos, etc podem e devem o da realidade, não mo a dos livros ates, músicas, O uso das diferentes linguagens é primordial no contexto da atualidade, já que práticas tradicionais já não bastam para despertar o interesse dos alunos nesta aprendizagem.

O tema globalização, conceito estruturador da Geografia segundo consta nos PCNS, deveria ser explorado no sentido de fazer com que os alunos percebam que esta também gera violência, quando fundamentada na competitividade e desrespeito à pluralidade cultural. Todos nos beneficiamos com a globalização que não é uma opção ara a sociedade, mas um fato imposto pela própria evolução do mundo. Porém, precisamos perceber e compreender as influências desta em nossas vidas pessoal, familiar, social.

Neste contexto contexto, a informação passa a ser de extrema necessidade já que constitui-se, atualmente, no maior poder de inter- relação existente, superando até mesmo o poder econômico e tecnológico. O poder de informação através da internet multiplica a cada ano e continua crescendo. Se pensarmos em progressão geométrica, logo se constituirá em um universo dominante onde se estacarão aqueles que souberem adquirir informações, analisá- las e aplicá-las adequadamente. ?, portanto, papel da escola direcionar os estudantes para este caminho ao trabalhar com as tecnologias da informação e comunicação (TICS) na inclusão digital. Quantos não utilizam a internet para propagar injúrias, estimular a pedofilia, o racismo, e intolerância religiosa chegando mesmo até a formar comunidades, gerando mais violência? Portanto, a globalização deve ser objeto de reflexão nas salas de aula para repensarmos não só a realidade, mas também a iolência e sofrimento humano.

Um bom começo é estudar a obra do Professor Milton Santos que defende que todas estas mudanças devem ser pensadas no âmbito geográfico, uma vez que repercutirão na demografia, na paisagem e no espaço global. REFERÊNC AS ANDRIO l, Antonio Inácio. Efeitos culturais da globalização. Disponível em: http://www. espacoacademio. com. br/026 /26andnoli. htm Acesso em 05 Jan. 2012 ESPAÇO ACADÊMICO TAPS. Globalizaçao e saúde – um novo problema. Disponível em: http://www. taps . org. br/Pagnas/estiloartlg017. html Acesso em 05 Jan 2012

Ingles

0

A guerra de canudos Uma epopeia no sertão da Bahia: Em 2002, foi comemorado o centenário da publicação de Os

Read More

Moedas

0

Declaro encerrado o inquérito. Mostram os presentes autos que são denunciados factos que a serem comprovados é quem foram os

Read More