A complexidade do individuo

Categories: Trabalhos

0

Matriz de atividade individual* Módulo: 2 Título: A complexidade do viver coletivo Aluno: Marcelo Mattos Leal Disciplina: Psicologia Organizacional Relações entre o indivíduo e o social O indivíduo possui que compoe sua per mesma está sempr OF3 Swipe v Atividade: Individual I Turma: 72 – utáveis e imutáveis, o Carl Rogers,a I rque determinantes internos e externos influem constantemente ao longo da vida.

A Identidade individual nos conecta ao social, permitindo um posicionamento/ comportamento diferente a cada situação apresentada I e/ ou vivida, contudo a forma com que outros indivíduos nos entem, vêem, entendem e reagem se transforma em nossa identidade I Isocial. Diferentemente da visão da sociologia clássica, a qual ignorava consequentemente as relações interpessoais.

I IA convivência do individuo em sociedade é marcada pelas adaptações que se fazem necessárias dentre as diversas estruturas Isociais existentes, visto que os pulsos individuais são organizados e controlados através do ambiente social em que estamos inseridos, como por exemplo: as tomadas de decisão de um pai de familia são diferentes de um gerente em sua organização, pois requerem comportamentos e posturas distintas, por se ratarem de ambientes distintos.

Questões sócio-econômicas e políticas, leis, estatutos organizacionais, influem e delimitam os ambientes sociais, fazendo com que os indivíduos se identifiquem ou até mesmo, de forma Inconsciente se agrupem em um ambiente/ grupo especiTico nos quais se reconheçam, através da percepção, linguagem, ação e sentimentos perante aos demais indivíduos pertencentes ? estrutura social.

I Exemplos do cotidiano No ambiente de trabalho, podemos evidenciar a ordenação e controle dos pulsos individuais e de algumas características que I compõe a personalidade perante as relações interpessoais que emos em diversos níveis izacáo, onde o gerente, demissões de funcionários. O Gerente se posta junto à diretoria buscando o total entendimento da situação, analisa sob todos os ângulos, argumenta, e por fim encontra-se num beco sem saída, devendo assim, executar tal ação.

No outro ambiente organizacional (operacional), ele precisa escolher as palavras, a fim de se expressar de maneira clara aos funcionários, buscando obviamente “dar o recado” sem gerar instabilidade e desmotivação, ou seja, I Iseus pulsos neste momento são diferentes dos expostos junto diretoria. Conclusão

I Social e indivíduos são indissociáveis, pois desde que nos tornamos Indivíduos, em nosso nascimento, somos educados por nossos I pais que nos norteiam quanto aos conceitos de certo e errado e, juntamente a interação com a sociedade, construímos nossos valores morais e éticos, gerando respeito tanto a vida individual quanto a coletiva, promovendo assim a manutenção da ordem, interação, identificação e entendimento entres os diversos grupos/ ambientes sociais. Referências bibliográficas NASCIUITI, Jacyara C. Rochael. Reflexões sobre o espaço da Psicossociologia. In: Docu 996, no 7 3

Bioo

0

ESCOLA SECUNDÁRIA D. SANCHO II – ELVAS CIÊNCIAS DA TERRA E DA VIDA – 1 10 ANO Unidade de ensino:

Read More

Constitucionalidade

0

UNIVALI- Universidade do Vale do Itajai- Balneário Camboriú (SC) Professor: Adilor Antonio Borges Rutinéia, acadêmica do 40 período B noturno

Read More