Bioo

Categories: Trabalhos

0

ESCOLA SECUNDÁRIA D. SANCHO II – ELVAS CIÊNCIAS DA TERRA E DA VIDA – 1 10 ANO Unidade de ensino: Sistemas vivos e energia. Sub-unidade: Fermentação. Guião de actividade Ontem, na aula de Educação Física, o Ricardo tentou fazer trinta elevações. Contudo, verificou que quanto mais repetia o exercicio, mais dificuldades sentia e acabou mesmo por desistir devido a intensas dor O professor explico ora vigoroso, a maior pa _ células musculares d denominado fermen deste processo fica em parte retido nas c podendo causar dores intensas. 1 .

Qual o acontecimento que despoletou cício rápido e roduzida pelas um processo tico que resulta lulas musculares toda a situação? 2. Identifique problemas levantados por esta situação, susceptíveis de serem investigados. 3. Faça uma pesquisa bibliográfica, ou na Internet que lhe permita responder a: 3. 1 Serão as células musculares humanas as únicas a realizar fermentação láctica? láctico. – A fermentação alcoólica tem como produtos finais o etanol e o C02. – No fabrico do pão são utilizadas leveduras que fazem fermentação alcoólica. Durante o processo de fermentação ocorrem diversas eacções químicas catalisadas por enzimas. Enzimas são proteínas que catalisam as reacções pois diminuem a energia de activação. – A actuação enzimática pode ser afectada por diversos factores, nomeadamente a temperatura e o PH. – A alteração da temperatura e do pH podem provocar a desnaturação ou inactivação das enzimas. Problema inicial: Como se forma o ácido láctico nos músculos? PAGFarl(F7 Mistura aumenta muito de volume. Procedimento: ver anexo 1 ANEXO 1 Procedimento inicial: 1.

Juntou-se água com farinha até obter uma mistura homogénea semi-flu(da. 2. Numeraram-se 3 erlenmeyers e colocaram-se 75ml da mistura em cada um deles. 3. Adicionou-se a cada erlenmeyer 10ml de suspensão de fermento de padeiro. 4. Ao erlenmeyer 1 adicionou-se ácido clorídrico até se obter um meio de pH 3,23. 5. Ao erlenmeyer 2 adicionou-se hidróxido de sódio até se obter um meio de pH 10,43. 6. O pH do erlenmeyer 3 era de 6,47. 7. Ligaram-se os erlenmeyers a recipientes contendo água de cal, tendo o cuidado de isolar as montagens de qualquer contacto com o exterior. . Colocaram-se as montagens em banho-maria a 380C durante 1 ora. AIGF3rl(F7 Adicionou-se hidróxido de sódio ao erlenmeyer 2 até o meio ficar a pH 10,43 e agitou-se bem. 5. Adaptou-se o pH do erlenmeyer 3 até ficar em 6,47. 6. Juntou-se a cada erlenmeyer suspensão de farinha até perfazer 50ml. 7. Repetiram-se os passos 7 a 9 do procedimento inicial. ALA CONCEPTUAL -A fermentação é um processo de produção de energia. Na fermentação láctica, o ácido pirúvico resultante da fase glicolítica, experimenta uma redução formando-se ácido láctico.

A fermentação láctica, que ocorre em diversos icrorganismos,é responsável pelo azedar e coalhar do leite, fenómenos que se devem à presença do ácido láctico que, alterando o pH do meio, provoca a denaturação das prote[nas. – Nas células musculares humanas, durante o exercício físico intenso, pode ocorrer fermentação láctica, sendo o ácido láctico produzido o responsável pelas dores musculares. – O iogurte forma-se através da fermentação do leite pelas bactérias lácticas. (Ver anexo 1) proteínas pelo calor e não pelo ácido láctico. Resultados: I Copos pH inicial I Temperatura

I PH final I observações O leite manteve-se A c 16,54 | 6,47 16,47 1 ooc 42DC -zooc 16,15 líquido. 13,82 IO leite coagu ou I 15,49 Formou-se um coágulo no fundo do copo ficando um líquido sobrenadante. (Ver anexo 2) No processo anteriormente referido actuam enzimas pelo que este é condicionado pelos factores que afectam a actividade enzimática. – Enzimas são prote(nas especlalizadas em catallsar reacções químicas sem se consumirem no processo. – A sequência de enzimas que cooperam num conjunto de reacções constitui uma cadeia enzimática e a sequência de eacções considerada é uma via metabólica.

Nesta, os produtos de uma reacção servem d reacção seguinte. moléculas. Contudo, esta desnaturação é reversível. – Se aumentarmos a temperatura, relativamente à temperatura óptima, dá-se um declínio da reacção até à anulação total visto que as altas temperaturas provocam alteração da estrutura da proteína, levando à sua desnaturação pelo que esta inibição é irreversível. ANEXO 2 1. Colocaram-se 100ml de leite em 3 copos de precipitação e protegeram-se estes com parafilme. 2. Aqueceram-se os copos a 450C. Adicionaram-se 5g de iogurte natural a cada copo, misturando bem. 4. Mediu-se o PH. 5. Colocaram-se os copos a diferentes temperaturas: A – 100C, B – e c – 700C. 6. Voltou-se a medir o pH 24 horas após o início do trabalho. PAGFsrl(F7 entanto esta pesquisa também permitiu levantar novos problemas pelo que, em todos os grupos de trabalho, o problema inicial foi reformulado e cada grupo orientou-se para um determinado percurso. pretendia-se deste modo responder, na medida do possível, a estes novos problemas. Na generalidade os grupos mostraram-se motivados e empenhados.

Este empenho manifestou-se frequentemente de tal modo que se deslocavam ao laboratório, inclusive durante os tempos livres, não mostrando qualquer descontentamento. Antes pelo contrário afirmaram ter gostado de trabalhar assim, apesar das actividades planificadas por eles nem sempre resultarem conforme pretendam, sendo necessário reformular e voltar a repetir novamente os percursos investigativos. O principal inconveniente na implementação destas estratégias de ensino-aprendizagem reside, a meu ver, no tempo que é necessário despender para a sua concretização.

Deste modo oram necessárias 9 aulas para um conteudo que normalmente é leccionado em duas. Contudo, também era a primeira vez que os alunos trabalhavam nestes moldes o que poderá ter atrasado o processo. penso, no entanto que a nível de construção de conhecimentos os objectivos foram alcançados e os alunos estabeleceram, inclusive, relações com outros conteúdos, como é o caso das enzimas, leccionados em anos anteriores. É de salientar que os dois relatórios enviados foram elaborados pelos alunos, sendo a participação do docente reduzida ao mínimo. Conceitos: Princípios: Acontecimento:

Transposição do rio são francisco

0

Transposição do Rio São Francisco O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e, depois de

Read More

Trabalho

0

O Que É Comportamento Organizacional? reconhecimento da importância do desenvolvimento das habilidades interpessoais dos executivos está intimamente relacionado com a

Read More