Macroeconomia

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇÃO A MACRO 09/03/2012 Macroeconomia: analisa a determinação e o comportamento das variáveis econômicas. Seus principais agregados são: renda, emprego, produto nacional, desemprego, investimento, estoque de moeda, poupança. Taxa de juros, consumo, balanço de pagamentos, nível geral de preços, taxa de câmbio. Metas da política macroeconômica: metas dessa política é o alto nível de emprego, es socialmente justa, cr . Crescimento econ Aumento do bem o Aumento do nível 2. 4. ribuição de renda ar 6 to view nut*ge Estabilidade do nível geral de preços (controle da inflação) Inflação controlada não significa inflação zero nflação alta acarreta distorções . Distribuição equilibrada de renda Política de longo prazo Aumento do poder de compra das classes médias baixas Desenvolvimento político Crescimento econômico da renda nacional per capita (melhor indicador para se aferir a melhoria do bem-estar). A macroeconomia enfoca a economia como se ele fosse constituído por uma parte real e por uma parte monetária, divididas em quatro mercados.

Parte real da economia o Mercado de bens de consumo e serviço: produto nacional e o volume de moeda na economia, a taxa de juros e o crédito. Os instrumentos disponíveis para a política monetária são: o Emissões de moeda o Reservas compulsórias sobre os depósitos à vista dos bancos comerciais junto ao BACEN) o Open Market (compra/venda de títulos públicos) o Política comercial e cambial: combate a inflação x equilíbrio externo, saldo do balanço de pagamentos equilibrado. Controle do governo sobre a taxa de câmbio.

A política comercial diz respeito aos instrumentos de incentivo às exportações elou estímulo/desestímulo às importações o politica de rendas: interferências na formação de preços e alários, desenvolvimento econômico. Fluxo circular de renda É o sistema econômico que pode ser definido como uma forma pol[tica, social e econômica que uma sociedade está organizada. É um sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviço, buscando melhoria nos padrões de vida e bem-estar.

São elementos báslcos de um sistema econômico: o Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção o Complexo de unidades de produção o Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais. 16/03/2012 Fundamentos da Macroeconomia Fluxo nominal ou monetário: agregam as remunerações, pagamentos de bens e serviços. Meio onde circula moeda o Fluxo real: inclui os fatores de produção e os bens e serviços No mercado de fatores, as famílias ofertam fatores de produção às empresas à disposição ores. que por sua vez é vendido às famílias. As famllias compram o produto das firmas, estas usam uma parte da renda proveniente das vendas para pagar os salários de seus trabalhadores; o restante é o lucro dos donos das empresas. A introdução do Governo não modifica as características e o uncionamento do sistema. (regular a economia; impostos) Balança de pagamentos o O que é? É um registro sistemático das transações entre residentes e não residentes de um país durante determinado período de tempo, permitindo avaliar sua situação econômica em relação à economia mundial.

A residência de um determinado agente econômico deve corresponder ao país onde esteja localizado seu centro de interesse, onde se espera que ocorra a sua participação na produção e absorção de bens e serviços. No balando de pagamentos, vale o princípio das partidas obradas. o Balança comercial: Corresponde ao saldo das exportações (crédito – computadas como sinal positivo) sobre as importações (débito – computado como sinal negativo). O saldo positivo significa superávit da balança comercial. O saldo negativo representa uma situação de déficit. Registra a movimentação de mercadorias.

Tanto as exportações quanto as importações são registradas pelo valor de embarque da mercadoria. o Balança de serviços: Incluem as receitas e despesas com transportes, receitas e despesas recorrentes de viagens internacionals, etc. Cada vez que um país recebe divisas relacionadas à prestação de algum serviço, efetua-se um lançamento a crédito; cada vez que ele gasta divisas com serviço, efetua-se um lançamento a débito na balança de serviços. PAGF3rl(F6 balança de serviços. Se o país recebe mais recursos relacionados do que envia, tem-se um superávit na balança de serviços.

Caso contrário tem-se um déficit. a) Serviços não fatores: não representam remuneração de fatores de produção. Ex: fretes, seguros, viagens internacionais e etc. b) Serviços fatores: representam remuneração de fatores de rodução. Ex: juros, lucro, royalties, rendas de trabalho e etc. o Transferências unilaterais: pagamentos e recebimentos sem contrapartida de serviços. Ex: doações, remessas de imigrantes somando-se os saldos da balança comercial; balança de serviços e transferências unilaterais, obtém o chamado saldo do balanço de pagamentos em transações correntes.

Se o país envia mais recursos do que recebe, temos um déficit em transações correntes. O contrário representa um superávit. A ocorrência de um déficit em transações correntes no balanço e pagamentos significa que, num determinado período, o país produziu, por meio da venda de bens e serviços e recebimento de transferências, uma quantidade de divisas suficiente para pagar as despesas em divisas contraída no mesmo período. O resultado negativo significa que o país não conseguiu divisas suficientes para honrar suas obrigações, sendo preciso recorrer a outros mecanismos para obtê-las.

O resultado positivo significa que o país acumulou divisas suficientes para honrar seus compromissos, podendo ainda realizar investimentos em outros países, conceder empréstimos. Absorção interna (consumo + investimento interior à produção dos bens e serviços) 19/03/2012 Estrutura do Balanço de Pagamentos O movimento de capitais re istra as transações envolvendo investimentos, empréstim movimento de capitais registra as transações envolvendo investimentos, empréstimos e financiamentos entre parses. Na conta Investimentos diretos contabilizam-se todas as aquisições e vendas de cap tal feitas por não residentes em um determinado período. Incluem-se aí as compras e vendas de empresas nacionais (estatais ou privadas), as aquisições ou endas de participações societárias e a implantação elou criação de capacidade produtiva no país por meio de empresas estrangeiras. As aquisições representam entrada de divisas, enquanto as vendas representam saída de divisas. Empréstimos e Financiamentos figuram todos os empréstimos contraídos no exterior e todos os financiamentos externos obtidos por residentes. o A conta Amortização de empréstimos registra todos os pagamentos ocorridos em parcelas referentes ao principal dos empréstimos externos contraídos por residentes. o Capitais de curto prazo: refere-se a obrigações de curto prazo o pars em poder de não residentes. o Conta Empréstimos de regularização diz respeito às divisas que entram no pais em função de acordos efetuados entre os países em questão e o FMI. Atrasados (moratória): Não pagamento de alguma obrigação em moeda estrangeira em função de o país não dispor de reservas necessárias para enfrenta-lo, nem da ajuda dos organismos internacionais. Em função de imperfeições na forma de registro das informações, nem sempre se consegue a necessária equivalência entro o total de créditos e o total de débitos. Surge daí o lançamento enominado erros e omissões.

Saldo do Balanço de Pagamentos O saldo em conta corrente do balanço de pagamentos mostra o resultado que o pais obteve, no período em questão, a partir d balanço de pagamentos mostra o resultado que o país obteve, no período em questão, a partir de suas operações correntes. Se for positivo, o país ao longo de suas operações de compra e venda de bens e serviços, acumulou divisas, utilizando esse superávit para realizar investimento em outras economias ou aumentou as reservas em divisas do pais.

Se for negativo, o pais não foi capaz e gerar recursos necessários para honrar seus compromissos em moeda estrangeira, obtendo por empréstimos, FMI, etc. O saldo da balando de pagamento deve ser idêntico ao saldo das variações de reservas. Os acréscimos nas variações de reservas são lançados a débito (sinal negativo) e as diminuições a crédito (sinal positivo). Logo, a soma de ambos os saldos deve ser nula Uma vez considerados os gastos e despesas correntes e as entradas e saídas de recursos relativas ao movimento de capitais, o resultado então obtido é o saldo do balanço de pagamentos.

Se o saldo do balanço de pagamentos for positivo, as reservas do país devem ter se elevado no mesmo montante. Um saldo negativo no balanço de pagamento significa que, no período em questão, o país teve de utilizar parte de suas reservas para salda- lo. Um saldo positivo no balanço de pagamentos implica um saldo negativo na conta de variação de reservas (elevação das reservas). O resultado do balanço de pagamentos em transações correntes (TC) é igual ao sinal inverso da soma do resultado do movimento de capitais (MC) e com o saldo das variações de reservas (R) TC–(MC+R)

Caracteristicas dos paises subdesenvolvidos

0

Os países subdesenvolvidos ou periféricos possuem 80% da população mundial. A maior parte dos países subdesenvolvidos ficam na Ásia,na África

Read More

A importância do nosso compromisso moral e ético na sociedade, e as conseqüências da falta dele nos tempos atuais

0

A importância do nosso compromisso moral e ético na sociedade, e as conseqüências da falta dele nos tempos atuais Premium

Read More