Macroeconomia

Categories: Trabalhos

0

Instituição: Universidade Federal de São João Del- Rei Curso: Bacharelado em Administração Pública Tarefa 1 – 5 pontos 1) Que se entende por macroeconomia? 2) Quais são as metas da macroeconomia? 3) Quais são as principais idéias de Keynes que fundamentam a economia moderna? 4) Explique como os mercados de bens e serviços, de moeda, de câmbio, de títulos e de trabalho mantinham o seu equilíbrio no passado. crs Swipe to vie”. page 5) Dentre as variáveis três da lista longa e d economia, escolha 6) Mas o que você entende por prazo? Como classificá-lo como curto, curtíssimo, longo e longuíssimo prazo? Respostas: 1-A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto, surgiu após a revolução Keynesiana (década de 1 930) ocupa-se do comportamento do sistema económico, tem sua concentração nos grandes indicadores da economia (desemprego, econômico, e outras). -0bter visão simplificada da economia de modo a atuar sobre o nível da atividade econômica de uns pais conjunto de países, em geral estabilizar estas variáveis, determina seu crescimento as taxas constantes ou atingir metas que possam ser consideradas saudáveis, por exemplo, certo nível de desemprego e certo nível e taxa de j Juros. 3-Há equilíbrio abaixo do pleno emprego se mantivesse recursos produtivos não empregados (mão de obras). -Os recursos produtivos têm sua remuneração flexível em curto prazo, (a mão de obra, não aceitaria trabalhar por valores menores). A atividade da demanda agregada é o principal instrumento econômico. -Que a demanda gera a compra de produtos que terminam remunerando os fatores de produção que participaram da produção. Estes fatores vão ao mercado para consumir novos bens o que gera novas demandas, novas remunerações e novos consumos. Que a demanda agregada é formada não só pelo consumo e sua multiplicação, mas também pelos gastos de investimentos. -Que pode haver estouvamento de recursos.

As poupanças poderiam não ser canalizadas para o setor bancário por haver preferência pela liquidez, ou seja, as famílias poderiam desejar manter consigo os valores monetários. -Que as expectativas são muito importantes por afetarem o consumo e o investimento. -Que a ênfase é dada ao curto prazo, pois a veia prática de Keynes fazia com que ele colaborasse propostas a fim de resolver os problemas da sua época. Que a flutuação de curto prazo estariam ligadas aos ciclos ao longo dos quais os negócios eram realizados. Que o caráter dinâmico da visão da macroeconomia vai aproximá-la da microeconomia, na medida em que é necessário entender como visão da macroeconomia vai aproximá-la da microeconomia, na medida em que é necessário entender como os negócios são feitos ao longo ciclos. -Que as alterações realizadas nos preços das mercadorias vendidas possam conduzir ofertas levemente maiores ou menores da quantidade de produto, apenas pelo desejo de o empresário usufruir deste preço maior ou de desinteressar-se de roduzir grandes quantidades quando o preço cai. -Mercado de bens e serviços; eram estabelecidos as quantidades e o preço de equillbrio de bens e serviços em mercados individuais: o somatório de todos os mercados de bens e serviços redundava em um grande hipotético mercado, cujas leis de oferta e procura determinava o produto da economia (quantidades totais) e o nível geral de preços (uma espécie de índice de preço médio de todas as mercadorias e serviços). -Mercado de moedas; eram estabelecidas as quantidades totais de moedas em circulação e a taxa de juros (o preço do dinheiro).

No passado era vigente o padrão ouro, ou seja, toda moeda em circulação deveria estar lastreada (assegurada, respaldada, duplicada) por igual quantidade de ouro em depósito ao governo. Isto dava certa rigidez à quantidade de moeda que poderia circular e ser emitida. Havia também a teoria quantitativa da moeda, ou seja, a noção de que a quantidade de produto gerado ao longo de um ano na economia t ao longo de um ano na economia tinha forte correlação com a quantidade de moeda existente. Mercado de câmblo; em função do padrão ouro, as transações internacionais eram feitas fisicamente com este metal. Cada país ixava o preço de suas mercadorias na sua moeda interna e esta tinha uma base fixa de troca por ouro. -Mercado de titulos; era pouco sofisticado, envolvia principalmente os títulos emitidos pelos governos. Nestes mercados eram estabelecidos as quantidades totais negociados e o seu preço. Existiam ainda as operações bancárias simples como empréstimos e descontos de duplicatas.

O equilíbrio entre os agentes superavitários da economia e os deficitários se realizava nos mercados de títulos de maneira simples, por meio da TEORIA DOS FUNDOS EMPRESTÁVEIS. -Mercado de trabalho; neste mercado era estabelecida a uantidade total de trabalhadores dispostos a trabalharem e o seu salário, ou seja, o preço do trabalho. Este mercado de mão de obra era o somatório de mercados particulares de cada setor agrícola, industrial e de serviço. ? época a atividade econômica promovia o pleno emprego, arregimentando, inclusive, mulheres e crianças de cada domlcílio que pudessem que complementar a oferta de mais mão de obra diante de sua inesgotável demanda, como ocorreu nas primeiras e segundas re mais mão de obra diante de sua inesgotável demanda, como ocorreu nas primeiras e segundas revoluções industriais. -Gastos públicos, na maioria das vezes mal utllizada o que causa perda de dinheiro publico. Quantidade de moeda em circulação na economia; assisti ainda esta semana (09/10/10) uma reportagem em que se falava que três milhões de moedas de 0,01 foram disponibilizadas pelo BC, mas sumiram nas mãos do brasileiro o que traz um prejuízo enorme para o nosso banco. 6-Prazo é um tempo determinado para alguma coisa. O curto prazo é o período de tempo em que apenas a variável do modelo econômico é alterável, permanecendo as demais de forma constante. É tipicamente um período que vai de seis eses a um três anos.

O longo prazo é o período de tempo em que todas as variáveis podem mudar menos a base tecnológica e institucional da sociedade. É um período que vai de três a dez anos. Por fim, os prazos ligados ao desenvolvimento tecnológico são aqueles que assistem a mudança da base tecnológica da sociedade e de suas instituições, compreendendo períodos de dez a cinquenta anos. para citarmos apenas dois autores, Mankiw (1999) dá a esta periodização o nome de curto, longo e longuíssimo prazo; Blanchard (2007) prefere chamar de curto, médio e longo prazo.

O amor perdoa

0

Ela: Meu aniversário é amanha Ele: Eu sei amor, você acha que eu esqueceria uma data tão especial? Ela: al

Read More

O que é filosofia

0

Tales, Xenófanes, Pit se em responder, rac OF2 última das coisas, da • conhecimento, da ob e natureza de Deus

Read More