Caracteristicas dos paises subdesenvolvidos

Categories: Trabalhos

0

Os países subdesenvolvidos ou periféricos possuem 80% da população mundial. A maior parte dos países subdesenvolvidos ficam na Ásia,na África e na América Latina Entre os aspectos relacionados ao quadro humano,destacamos: o acelerado crescimento populacional,consequência das elevadas taxas de natalidade. o baixo nível de renda de grande parte da população,determinando a formação de grande bolsões de pobreza nos países subdesenvolvidos. Além disso a distribuição de renda é imperfeita. As precárias condições de saúde,reflexo a subalimentação que atinge grande parte da população e Swipe to r. page das péssimas condiç ar 3 hospitalares. As péssimas condiçd de da população vive e estrutura básica(águ êxodo rural ‘mente médico- ue grande parte rovidos de infra- que intensifica o CARACTER[STICAS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS -k Dependência económica, politica e cultural em relação às nações desenvolvidas; * Cidades com crescimento muito rápido e cercada por bairros pobres e miseráveis; * Baixo nível de vida da maioria da população; Crescimento populacional elevado; * Elevada taxa de natalidade e mortalidade infantil; * Expectativa de vida balxa.

Atualmente podemos nomear uma série de possíveis causas e conseqüências do subdesenvolvimento de muitos países, porém capitalistas e favorece o incremento de formação de bolsões de pobreza. A disparidade na distribuição da renda é provocada, sobretudo da concentração da riqueza nas mãos de uma parcela restrita da população. Nesse sentido, existem movimentos que buscam uma melhoria na distribuição dos rendimentos, mas uase sempre não obtém êxito, pois esses não detêm um poder de organização de influência.

Isso dificulta ainda mais, pois a classe menos favorecidas é composta por pessoas com pouca instrução e se torna devido essa condição mais fácil de ser manipulada pelo sistema. • Baixos índices de escolaridade: o índice de escolaridade é um fator que está dlretamente ligado à falta de recursos financeiros que é comum a grande maioria da população.

A baixa escolaridade da população nos países subdesenvolvidos é proveniente, muitas vezes, de situações em que crianças se ncontram em idade escolar são obrigadas a integrar o mercado de trabalho, quase sempre informal, para contribuir na renda familiar, isso momentaneamente é positivo para a família, mas posteriormente esses indivíduos serão trabalhadores adultos com baixa qualificação e encontrarão dificuldades para se colocar no mercado de trabalho. Resultado disso, esses trabalhadores vão trabalhar em empregos que exigem pouca qualificação e que oferecem baixos salários. ?? Problemas de moradia: goa parte da população dos países ubdesenvolvidos habitam em residências que se encontram em lugares marginalizados desprovidos de infra-estrutura de serviços básicos (pavimentação, esgoto, água tratada entr infra-estrutura de serviços básicos (pavimentação, esgoto, água tratada entre outros) e geralmente as casas ou barracos são extremamente precárias e às vezes sub-humanas. Em diversos países a marginalização desses bairros e da cidade foi acrescido pelo intenso fluxo de pessoas que migraram do campo para as cidades, no qual esse processo é denominado de êxodo rural.

Com o intenso fluxo os centros urbanos não conseguiram absorver o contingente de pessoas, além disso, o mercado de trabalho não ofereceu colocação para todos e às vezes essas pessoas não tinham qualificação o que agravava ainda mais os problemas. • A fome e a desnutrição: a falta total ou parcial de alimentos atinge uma enorme parcela da população mundial, em alguns lugares do mundo as pessoas ficam até dias sem alimento em outros elas ingerem esse de forma desbalanceada, ou seja, não consomem todos nutrientes indispensáveis a manutenção da saúde.

Dessa forma essa população atingida não possui rendimentos sequer para adquirir o alimento diário. • Saúde: os problemas de saúde são decorrentes da falta de uma boa alimentação, moradas sem condições sanltánas e falta de comprometimento do poder público na implantação de medidas necessárias para amenizar os problemas dessa ordem. Os problemas sociais (alimentação, moradia, distribuição de renda, escolaridade) levam a mortalidade infantil e compromete a elevação na expectativa ou esperança de vida da população, principalmente dos excluídos.

Combinado da sala de informática

0

COMBINADOS DA INFORMÁTICA OS ALUNOS DEVERÃO SAIR E VOLTAR PARA A SALA EM FILA FAZER SILÊNCIO QUANDO PASSAR EM FRENTE

Read More

Exercнcios gestгo de projetos e estudo de caso tapete tribal

0

1. 0 que й um projeto? Um esforзo temporбrio empreendido para criar um produto ou serviзo unico. 2. Como se

Read More