A crise de alimentos
A crise de alimentos A crise mundial dos alimentos é um fenômeno que vem ocorrendo anualmente, mas só aparece na midia de tempos em tempos, quando o fato torna-se grave e ganha destaque. O que acontece é que, principalmente nos países pobres, há escassez e aumento do preço dos alimentos, o que geralmente revolta parte das populações desses países, os quais saem às ruas em protesto.
As principais causas apontadas pela midia para o acontecimento deste fenômeno são: * Aumento do consumo, principalmente entre os países emergentes e populosos; * Aumento do preço do petróleo; Swipe lo nexL page Aumento da prod * Fatores naturais Nos últimos anos, te países emergentes p destes países estare PACE 1 ora Sv. i*to ombust(veis; 30 agrícola. de hábitos nos dia e Brasil.
Além ez mais, onde as pessoas que utilizavam da agricultura de subsistência, agora compram comida no supermercado, também exige uma maior produção alimentícia, devido ao crescimento populacional. Com o aumento do preço do petróleo, o preço do transporte também aumenta, o que faz crescer ainda mais o valor dos alimentos. A produção de biocombustíves , principalmente po por parte dos EUA, também piora a crise porque as terras que oderiam ser usadas para o comércio estão sendo utilizadas em outro fim, o que contribui para a falta de alimentos. or último, existem os fatores naturais, como chuva em excesso ou em falta, granizo e baixas temperaturas que também influenciam diretamente na crise, estragando a produção agrícola. Podemos destacar também algumas conseqüências dessa crise, tais como: * Aumento das taxas de inflação em todo o mundo; * Intensificação da crise econômica mundial; * Aumento dos índices de fome e miséria; Aumento ou intensificação do número de conflitos sociais, specialmente em países subdesenvolvidos.
Em nossa opinião, deveria haver uma expansão das áreas de cultivo, para que houvesse a produção de biocombustíveis, que não agridem ao meio ambiente, mas também houvesse a produção de alimentos para que não faltasse nos supermercados. Os governos poderiam também se juntar para tentar integrar aquelas pessoas que tem um acesso precário à alimentação, para que não haja desgualdade soclal. Referências: http://pt. wikipedia. org/wiki/Crise_de_alimentos_de_2007-2008 http://veja. abril. com. br/idade/exclusivo/crise-dos-alimentos ‘contexto 1 . html