A escrita da historia

Categories: Trabalhos

0

Faculdade Ruy Barbosa Curso de Direito Taissa Sahado Moraes Silva A Escrita da História – Novas Perspectivas Peter Burke Salvador, Bahia 2012 Resenha Crítica: O texto de Peter Burke aborda e discute sobre as mudanças S vien sofridas pela historio Historia. Peter Burke dos historiadores co ma, , O enfoque principal História. OF2 e chamada Nova samentos de alguns ificativos da história. iras de escrever a Burke afirma que a Nova História é aquela praticada como uma reação contra o paradigma historiográfico tradicional, que passa a ser visto como um dos possíveis modos de pensar o passado.

Os pontos de contraste entre a velha e a nova história são expostos em seis pontos: 1) o paradigma tradicional abandonava outros tipos de história (da arte, da ciência, etc. ) e dizia respeito apenas à história política; já na Nova História, começou o interesse por toda a atividade humana, enfatizando uma história total. 2) os historiadores tradicionais pensam na história como uma narrativa de fatos grandiosos, enquanto a nova história centraliza suas análises nos aspectos estruturais dos fatos. ) do ponto anterior, d decorre que a historiografia tradicional tem uma visão elitista os feitos dos grandes homens – estadistas, generais, figuras eclesiásticas etc), enquanto a nova visa nas opiniões das pessoas comum, a história vista de baixo. 4) os documentos oficiais são a fonte de informação priorizada pela abordagem do paradigma tradicional, enquanto o paradigma da Nova História procura outras espécies de documento, incluindo testemunhos de pessoas do povo 5) a história tradicional oferece explicações determinadas pela vontade do sujeito histórico, enquanto a Nova História fica atenta aos movimentos sociais. ) o historiador tradicional vê a História de modo positivista, omo uma ciência objetiva, enquanto o novo paradigma lança a desconfiança sobre a razão pura e sobre a possibilidade de uma objetividade total para se pensar a história. Concluindo, podemos analisar no texto que essa Nova História não é tão nova assim, uma vez que em outros tempos possa ter havido perspectivas similares. Alem disso, como varias outras abordagens desse estilo contemporâneo, a Nova História tem uma falta de critérios e visões claras, o que acaba gerando insegurança e falta de clareza nas explicações e nas sinteses.

Ativo intangivel

0

A mudança da ênfase do Ativo Tangível para o Intangível foi marcante nas duas últimas décadas. Do Ativo Intangível os

Read More

Apostila manejo de fauna

0

FUNDAÇÃO HERMANN WEEGE ZOOLÓGICO POMERODE to view nut*ge MANEJO DE FAUNA SILVESTRE E EXOTICA Assis, era bem mais favoravel aos

Read More