A gestao de pessoas nas organozaçoes dentro do contexto economico atual
WEB AULA 01 perfil do Profissional do Século XXI / Processo de Comunicaçãol Conhecimentos, Habilidades e Atitudes essenciais ao gestor de Recursos Humanos do Século XXI. Para atendermos às exigências das organizações, que buscam profissionais mais flexíveis e dinâmicos, precisamos nos familiarizar com uma sigla muito utilizada entre os profissionais de recursos humanos, é o famoso CHA: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Podemos dizer que a Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, utilizados estrategicamente, permitem atingir com sucesso os resultados esperados pela empresa.
Mas eu diria que não org palavras o real signifi o consultora do Grupo tho, p individual, como o us comportamentos qu Inir só com ara Paula Coutinho, efi competência as capacidades e oluntariamente no desempenho de atividades e tarefas e perante os contextos de trabalho da organização. Foi publicado um artigo sobre o assunto no site da Catho: Antes de prosseguirmos, gostaria de deixar minha dica para vocês consultarem este e outros sites relacionados à área de Recursos Humanos constantemente, pois eles trazem informações atuais e tendências da nossa área.
A marca Catho, por exemplo, criada em 1 977 por Thomas A. Case, conseguiu se tornar sinônimo de credibilidade e qualidade na área de Recursos Humanos no Brasil. Em 1996, foi criado o site Catho Online, com a mesma tradição de pioneirismo e investimento em tecnologla dos outros serviços com a marca Catho. A Catho Online, em pouco tempo, adquiriu vida própria e se tornou o classific classificado online de currículos e empregos de maior audiência da América Latina.
Com o slogan “Seu sucesso é o nosso negócio”, a Catho Online é líder no mercado em seu segmento, sendo o maior classificados online de currículos e empregos da América Latina. WEB AULA 02 FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO A comunicação é um processo que envolve codificação (formação de um sistema de códigos) e decodificação (a forma de procurar entender a codificação) de mensagens. Essas mensagens permitem a troca de informações entre os indivíduos.
A comunicação não é constituída apenas de código verbal. Também utilizamos para a comunicação expressões de rosto, gestos, movimentos, desenhos e slnais. A interação soclal depende da comunicação. As pessoas podem estar na presença física uma das outras, mas se de algum modo não considerarem esta proximidade, nao estarão interatuando. De acordo com Gahagan 1 976, p. 36) “a interação social nos seres humanos depende tanto da linguagem como de pistas fornecidas pelos movimentos corporais. Sabemos que todas as espécies sociais se comunicam através de estímulos que são sinais fixos. Esses mecanismos de sinalização integram os comportamentos envolvidos em funções sexuais, agonísticas (o comportamento dirigido para a competição agressiva), parentais e cooperativas, mas a linguagem humana é um sistema imensamente complexo, flexível e produtivo, também complexa e estruturada é a linguagem corporal dos seres humanos, apesar de algumas semelhanças superficiais com s est[mulos sem[oticos de espécies afins (ibid, p. 36).
Comunicação não-verbal As pessoas normais quando interagem geralmente falam, é perceptível que muita gente concorda que interação social sem fala é incômoda e desagradável, exceto quando i PAGFarl(Fq concorda que interação social sem fala é incômoda e desagradável, exceto quando interage com outras pessoas muito íntimas, por exemplo, quando entendemos o que o nosso parceiro quer nos simplesmente com o jeito de olhar. Contudo, enquanto falam, as pessoas também manifestam uma complexa sequência de movimentos corporais, na forma de olhares, xpressões faciais, mudanças de postura, gestos, etc.
Um dos problemas no estudo da comunicação não-verbal é a identificação de elementos e de regras pelas quais esses elementos se combinam. Quando alguém fala, pode-se quase sempre concordar com o que ele disse. Isso é possível porque a linguagem é um sistema estruturado no qual os elementos só podem ser ordenados de certas maneiras. por elementos, entende-se sons, os quais se combinam em morfemas e os morfemas são combinados em frases. Assim sabe-se que “eu redigi a carta” é uma frase, enquanto “redigi eu carta” não quer dizer nada. De acordo com Gahagan (ibid, p. ) a comunicação não-verbal pode ser analogamente estruturada. Assim movimentos de cabeça ou das mãos podem ser elementos identificáveis, como as letras, as quais se combinam de certos modos para formar palavras e frases. A linguagem do corpo Parece inacreditável que, nos milhões de anos da evolução do homem, os aspectos não-verbais da comunicação só tenham começado a ser estudados, em qualquer escala a partir de 1960, e que o público somente tenha sabido de sua existência com a publicação do livro de Julius Fast sobre a linguagem do corpo, em 1970.
O livro consistia num relato do trabalho realizado por esquisadores do comportamento humano sobre a comunicação não-verbal até aquela época e mesmo hoje, a maioria das pessoas ainda ignora a existência da linguagem do corpo. D PAGF3rl(Fq aquela época e mesmo hoje, a maioria das pessoas ainda ignora a existência da linguagem do corpo. De acordo com Fast, um pesquisador chamado Albert Mehrabian descobriu que o Impacto de uma mensagem é representado por palavras em 7% dos casos, em voz por 38% e em gestos por 55%.
A comunicação não-verbal exerce profunda influência na comunicação cotidiana, mas poucas pessoas são conscientes disso. Estimativas semelhantes foram percebidas sobre a quantidade de comunicação não-verbal ocorrida entre os seres humanos, foi estimada que a média das pessoas realmente pronuncia palavras num total de, aproximadamente, dez ou onze minutos por dia, e que a média das frases não ultrapassa 2,5 segundos, aproxmadamente Meharabian, descobriu que o componente verbal de uma conversa frente a frente não chega a 35%, e que mais de da comunicação são realizados de modo não-verbal.
A linguagem das atitudes e dos gestos Sendo o corpo, ao mesmo tempo, modo e meio de integração do individuo na realidade do mundo, ele é necessariamente arregado de significado. As posturas, as atitudes, os gestos e sobretudo o olhar exprimem melhor do que as palavras as tendênclas e pulsões, bem como as emoções e sentimentos da pessoa que vive uma determinada situação, num determinado contexto. Entretanto, falta uma dimensão nos diversos estudos sobre o comportamento corporal, a dimensão da ação, que permitiria não apenas abordar e transformar a realidade, mas trocar informações.
Mais facilmente do que a linguagem verbal, a ação permite a cada interlocutor inserir-se no diálogo, propor, aceitar, recusar, compreender o outro. Ela é portanto uma linguagem erdadeira, pois há troca de sinals correspondentes às idéias relacionadas com a realidade do momento. Ne pois há troca de sinais correspondentes às idéias relacionadas com a realidade do momento. Nesse diálogo, expresso dinamicamente, a palavra torna-se gesto, isto é, o ato individual e voluntário que cada locutor utiliza para formular seu pensamento.
Tipos de Comunicação Agora que você percebeu a importância da comunicação nos relacionamentos pessoais e profissionais deve estar curioso para conhecer os principais tipos de comunicação existentes. Essencialmente há duas formas básicas de comunicação: a alada e a escrita, mas a variedade é muito maior do que a gente imagina… quer ver? Preste atenção nesta história… De manhã, quando chega ao escritório, o Sr. Alfredo lê a correspondência recebida (comunicação escrita) e encontra uma quantidade de folhetos que descrevem as qualidades de várias máquinas comerciais (comunicação ilustrada).
Pela janela aberta ouve o distante ruído de um rádio e a voz do locutor enaltece a qualidade de uma marca de pasta de dentes (comunicação falada)Então, a secretária lhe dirige um cordial “bom dia” (comunicação verbal), que ele responde com um aceno migável de cabeça (comunicação por gesto), enquanto continua falando pelo telefone (comunicação falada) com alguém. Mais tarde, dita algumas cartas à secretária, faz depois uma reunião (comunicação em grupo), na qual ouve a opinião de seus sócios.
Nessa reunião são discutidos alguns novos regulamentos governamentais (comunicação em massa) e seu efeito sobre as diretrizes da empresa. Encerrada a reunião, Sr. Alfredo, meditando sobre negócios pendentes (comunicação consigo), atravessa lentamente a rua em direção ao restaurante e, enquanto examina o cardápio (comunicação impressa)o aroma de um bife bem emperado deswa seu olhar (comunicação química): cardápio (comunicação impressa)o aroma de um bife bem temperado desvia seu olhar (comunicação química): é tão apetitoso, que ele pede um para si.
Depois do almoço, resolve comprar um par de luvas. Entra na loja e examina com a ponta dos dedos, cuidadosamente, as diversas qualidades de couro (comunicação pelo tato). Feita a compra, resolve não trabalhar na parte da tarde e levar o filho a um prometido passeio ao jardim zoológico. No trajeto, o menino pergunta-lhe por que sempre pára quando o sinal está vermelho e não pára com o sinal verde (comunicação or símbolo). Quando se aproximam do jardim zoológico, uma ambulância silva pela rua e o Sr.
Alfredo encosta e pára o carro (comunicação por sons). Viu só como estamos ilhados no meio de diversos tipos de comunicação? A comunicação é inerente ao ser humano e se processa a todo instante e em qualquer lugar. Podemos dizer que ela é um atributo da atividade humana, pois dela depende o entendimento social, familiar e profissional. Uma comunicação eficaz e hábil é a base do sucesso para qualquer atividade profissional, mas é essencial para o verdadeiro gestor de recursos humanos.
Fazem parte do processo de comunicação: O EMISSOR: aquele que dá inicio ao processo, transmitindo a mensagem; A MENSAGEM: conteúdo; – O RECEPTOR: aquele que recebe a mensagem; O CANAL: é o meio pelo qual o emissor envia a mensagem. Nem sempre a comunicação flui de maneira eficiente, muitas vezes existem barreiras e obstáculos que interferem no processo e acabam distorcendo o conteúdo da mensagem. Já ouviu falar em telefone sem fio? Funciona mais ou menos assim… Quer um exemplo de comunicação distorcida dentro de uma empresa? Leia uma versão do caso do “Cometa Halley’ que caracteriza muito PAGFsrl(Fq dentro de uma empresa? uito bem uma situação assim: O caso do Cometa Halley De: DIRETOR PRESIDENTE I para: GERENTE I “Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17 horas o Cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 178 anos. Assim, por favor, reuna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacetes de segurança, quando lhes explicarei o I fenômeno- Se chover, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nú, sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório onde sera lexibido um documentário sobre o Cometa Halley.
I De: GERENTE I para: SUPERVISOR I “Por ordem do Diretor Presidente, na sexta-feira às 17 horas, o Cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica, se chover por favor, reuna os funcionários, todos com capacete de segurança e encaminhe- os ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada I 178 anos a olho nú. ‘i I De: SUPERVISOR I para: CHEFE DE SEGURANÇA “A convite de nosso querido Diretor o cientista Halley, 78 anos, vai aparecer nú no refeitório da fábrica, usando capacete, pois vai Iser apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança.
O Diretor levará a demonstração para o pát10 da fábrica. ” I De: CHEFE DE SEGURANÇA I para: MESTRE Na sexta-feira, às 17 horas, o Diretor pela prmeira vez em 78 anos, vai aparecer no refeitório da fábrica, para filmar o Halley nú I cientista famoso que virá com sua equipe. Todo mundo deve lá estar e de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre a segurança na I chuva. O Diretor levará a banda para o pátio da fábrica. I De: MESTRE I para: FUNCIONÁRIO “Todo mundo nú, sem ex PAGF8tFq se apresentar com horas, pois o Imanda-chuva (Diretor), e o Sr. Halley (Guitarrista famoso), estarão lá para mostrar o raro filme ‘Dançando na Chuva’. Caso comece a Ichover mesmo é para ir para o refeitório de capacete, na mesma ora. O show será lá. O que ocorre a cada 78 anos. ” IAVISO PARA TODOS I “Na sexta-feira, o chefe da diretoria vai fazer 78 anos e liberou geral para a festa às 1 7 horas no refeitório. Estarão presentes, Ipagos pelo manda-chuva, Bill Halley e seus Cometas.
Todo mundo deve estar nú e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai ‘rolar solto no pátio, mesmo com muita chuva. ” Há outras versões para essa “história”, inclusive vídeos que relatam a situação. Agora que você já leu a minha comunicação impressa, está na hora de perceber a postura dos personagens quando fazem a comunicação do mesmo fato verbalmente. Até aqui flzemos uma apresentação introdutória sobre os aspectos essenciais ao desenvolvimento de um bom relacionamento interpessoal.
Nas teleaulas, aulas-atividades e produções textuais você terá oportunidade de aprofundar seu estudo. Lembre-se que no EaD cada aluno é responsavel pela construção do seu conhecimento, portanto, é fundamental consultar outras fontes, ler os livros relacionados à nossa área, que estão disponíveis na Biblioteca Digital da Unopar Virtual e também consultar artigos, revistas e periódicos da área. O importante é manter-se atualizado! PAGFgrl(Fq