A importância do ato de liderar

Categories: Trabalhos

0

A importância do ato de liderar Liderança na formação acadêmica. Comparar os tipos de liderança para a atuação do pedagogo; A) Autoritário – aquele que determina as ideias e o que será executado pelo grupo, e isso implica na obediência por parte dos demais. B) Indeciso- Não assume responsabilidade, não toma direção efetiva das coisas, vive no jargão “deixa como esta, para ver como é que fica”. C) Democrático- o líder do povo, pelo povo, e para com o povo, preocupa-se com participação do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo, pondera antes de agir.

Swipe to page D) Liberal – Aquele q administrativo. Dá to Apresentam apenas E) Situacional- É aqu dependendo mais da ar 8 ssível do processo ra traçar diretrizes. o de liderança onalidade. A postura deste líder brota ante as diferentes situações que ele detecta no dia-a-dia. Possui um estilo adequado para cada situação. Certamente se agirmos assim, podemos até conseguir que nosso grupo reaja com segurança e motivação, mas isso, infelizmente será por pouco tempo.

F) Emergente – Diz respeito àquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir grupo aos objetivos diretamente relacionados a uma situação especifica. Saber exercer a liderança é muito útil para nossa formação, pois be bem assessorado pela liderança de um bom pedagogo, o professor inova com criatividade e segurança, sem se sentir sozinho na construção da própria competência pessoal e profissional. pode contar sempre com a parceria de alguém capaz e disponível.

O pedagogo atuante favorece a formação de grupos de estudo, fortalece a interação humana na escola, melhora o clima organizacional de maneira significativa, estimulando o respeito útuo e a boa convivência. Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais e reciprocas, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vista à obtenção de determinados objetivos específicos.

As funções de liderança incluem, portanto, todas as atividades de influenciam as pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido ela estratégia e estruturado nas funções executivas. Embora existam muitos conceitos e definições, observamos que a liderança é basicamente caracterizada pela atitude integrada e dirigida para um objetivo comum ao líder e ao grupo, e depende da aceitação integral do líder pelo grupo, de modo a se conseguir uma integração do esforço. Ela adquire forma e se processa dentro de um ambiente condicionado por forças sociais, formais e informais.

Temos que saber da importância da liderança na gestão de pessoas e no sucesso formais e informais. Temos que saber da importância da liderança a gestão de pessoas e no sucesso das organizações. É um objetivo também demonstrar como se pode ajudar o desenvolvimento deste processo. Lideres vencedores dão prioridade pessoal à tarefa de ensinar, e utilizam todas as oportunidades para aprender e ensinar, pois tem valores e ideias claras, baseados em conhecimentos e experiências, e articulam suas ideias com as dos outros.

Embora a administração e a liderança sejam importantes, há uma diferença profunda entre as duas. “Administrar” significa “ocasionar, realizar, assumir a responsabilidade, conduzir”. “Liderar” é “influenciar, guiar em ireção a curso, ação, opinião”. O local de trabalho com bons líderes não é somente sinal de resultados de sucessos, é também uma escola onde se aprende e se generaliza o aprendizado para a família e para outras instâncias da sociedade.

Frequentemente a liderança é definida como uma forma de dominação, ou controle, baseada no prestígio e aceito pelo dirigido. Mas, com a evolução das teorias que estudam a liderança, levando-se em consideração as situações, a figura do líder, e mesmo as relações entre líder e liderados, este conceito vem mudando e liderança passa a ser ão apenas dominação ou controle, mas um papel assumido, conscientemente ou não, pela pessoa do [der.

A liderança pode funcionar de duas formas: ela pode ser uma autoridade delegada, quando o líder é aquele que possui um cargo de liderança, mas não necessariamente lidera, ou PAGF3rl(F8 não necessariamente lidera, ou influencia sua equipe; ou a liderança pode ser uma autoridade natural, quando o líder é aquele que consegue influenciar ou dlreclonar a equipe sem, necessariamente, possuir um cargo de liderança. teoria que define os tipos de liderança de acordo com a ersonalidade e características do líder é chamada de Teoria dos Traços e foi a primeira a ser desenvolvida a esse respeito.

Segundo ela existem os seguintes tipos de líder: o “líder executivo”, o “líder coercitivo”, o “líder distributivo”, o “líder educativo” e o “lider inspirador. Mas, esta teoria se baseia no pressuposto de que a liderança é uma característica nata do líder. Ela não considera os aspectos referentes às diversas situações enfrentadas pelo líder e sua equipe, quando os variados tipos de liderança podem se suceder (o líder coercitivo, é sempre coercitivo, nunca será educativo, etc. Atualmente liderança é encarada não mais como uma característica apenas, mas como um comportamento e, como tal, é algo que poderia ser aprendido. A “Teoria do Enfoque Situacional”, a mais recente, além de abranger essa nova visão de liderança, ainda vai um pouco além, encarando-a como algo que deve ser considerado dentro de um contexto integrado. Não se deve mais focar apenas, o líder, o subordinado e sua relação com aquele, ou mesmo, apenas as situações em que a liderança se insere. Mas todos estes fatores conjuntamente. De acordo com PAGF situações em que a liderança se insere.

Mas todos estes fatores conjuntamente. De acordo com a nova abordagem da liderança foram traçados estilos de liderança que refletem alguns padrões: O “Sltuacional” que é aquele que assume seu estilo de liderança dependendo mais da situação do que da personalidade. A situação. A reação do grupo é de segurança e motivação por certo tempo; O “Líder carismático” é o que deixa imperar o carisma (palavra grega que significa “dom de inspiração divina”). Ou seja, o líder carismático é aquele que inspira em seus liderados a confiança, aceitação incondicional, obediência espontânea e nvolvimento emocional.

O líder carismático é visto por seus liderados como alguém que possui qualidades excepcionais. “Carismáticas” em sua acepção original. Um exemplo deste tipo de líder são os líderes religiosos como Jesus Cristo ou Gandhi; O “Líder executivo” é aquele que surgiu por causa da busca das organizações pela obtenção da ordem, ele costuma possuir muitas habilidades técnicas e também competência; “Líder coercitivo ou autoritário” é o que exerce a liderança através da coerção, violência, que pode ser verbal ou física. Neste estilo de iderança a relação entre líder e liderado é instável. ? também autoritário e determina as ideias que será executado pelo grupo, e isso implica na obediência por parte dos demais. É extremamente dominador e pessoal executado pelo grupo, e isso implica na obediência por parte dos demais. É extremamente dominador e pessoal nos elogios e nas criticas ao trabalho de cada membro do grupo. Conduta condenável, esta postura e este tipo de comportamento não são válidos. É uma pessoa ditadora e soberana, o que comanda o grupo só pensando em si, não aceita as ideias de outro membro o grupo, é uma pessoa déspota também subestima e diminui o grupo.

A reação do grupo de modo geral fica hostil e se distancia por medo. O “Líder distributivo” é aquele que apenas delega tarefas, sempre controlando, acompanhando de perto e cobrando resultados. É o líder que não constrói nem destrói mantendo um posicionamento de “posições e papeis,” este não assume responsabilidade, não toma direção efetiva das coisas, vive no jargão deixa como esta, para ver como é que fica. A reação do grupo é ficar desorganizado, gerando insegurança e atritos, é como um barco sem leme, nao sabe para onde vai;

O “líder educativo” e aquele que costuma dar o exemplo, seus liderados tem uma relação de responsabilidade com o trabalho. É onde existe abertura para troca de conhecimentos não apenas técnicos, mas também humanos; O “Líder inspirador’, aquele que raramente precisa dar ordens a seus liderados, eles se sentem atraídos pela figura do lider e estão dispostos a fazer o que é necessário; O ” ibera'” é o que participa o mínimo possível do processo administrativo. Dá total liberdade ao grupo para traçar diretrizes. Apresenta apenas alternativa Dá total liberdade ao grupo para traçar diretrizes.

Apresenta apenas alternativa ao grupo. A reação do grupo geralmente é ficar perdido, não ficando coeso; O “Emergente diz respeito aquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir o grupo aos objetivos diretamente relacionados a uma situação especifica. por exemplo, num caso extraordinário, onde determinadas ações devem ser traçadas de imediato, neste caso o grupo reage bem, participa, colabora, sabendo que se houver emergência, o líder saberá o que fazer. A conduta do líder deve ser unica e definida, sem oscilações e posições contraditórias.

Deve o líder portar-se de forma idêntica em todos os campos de atuação. É bom se ater a alguns requisitos para uma boa Liderança. O líder não pode ser pedantista, demonstrando-se ostensivo que sempre sabe mais que os outros. Não pode ser megalomaníaco, com mania de grandeza. Não pode ser paroleiro, falando exageradamente. Isso pode soar como uma forma disfarçada de mentir. Não pode ficar reclamando, nunca esta satisfeito e nada satisfaz. Não pode ser inconstante, mudando de atitude a toda hora. Não pode demonstrar egoísmo, pensando somente em si , cuidando só de si. Deve evitar ser precipitado, tomando atitudes imprudentes.

Evite ser antipático, mostrando personalidade É necessário lembrar também que há indesejável. diferenças entre um chefe e um líder, tais como: CHEFE tem a visão curta x LÍDER tem a visão panorâmica; Um Administra recursos líder, tais como: CHEFE tem a visão curta x LÍDER tem a visão panorâmica; Um Administra recursos humanos x Outro lidera pessoas; Um precisa ganhar sempre x Outro precisa ganhar mais do que perder; um tem todo o poder x Outro tem competência; Para um conflitos são aborrecimentos x Para outro conflitos ão lições; para um crises são riscos x para outro crises são oportunidades.

Achei muito importante a realização desta atividade para minha atuação profissional, pois em contato com os diferentes estilos de liderança, pude compreender um pouco mais sobre a importância da liderança e do estilo do lider para o direcionamento do grupo. Observei também que o sucesso do grupo depende da atuação do líder e vice-versa, ambos têm uma relação de interdependência.

Outro ponto positivo que destaco nesta atividade é de saber que a liderança precisa ser desenvolvida em ossa profissão, pois um bom pedagogo é aquele que consegue caminhar com os demais envolvidos no processo educativo, principalmente com os professores. CORDEIRO, Léia. Relações Interpessoais. Curitiba: IESDE Brasil S. A. , 2009.

HESSELBEIN, Frances; GOLDSMITH, Marshal; BECKHARD, Richard. In: Peter Drucker Foundation. O líder do futuro. São Paulo: Futura, 1996. Sant’Anna, Vangevaldo B. Liderança e seus tipos. Administradores, São Paulo, 13 Jan 2008, http://www. administradores. com. br ‘informe-se/artigos/lideranca-e-seus-tipos/20854/. 20 Dez 2011. PAGF8rl(F8

O mito da caverna resumo crítico

0

“0 MITO DA CAVERNA” RESUMO CRÍTICO Durante sua vida de filósofo, Platão desenvolveu diversas obras que serviram de inspiração para

Read More

Rousseau

0

ntroduçao Crítico e polêmico, Jean Jacques Rousseau, como homem do século XVIII, procurou realizar uma análise cientifica da humanidade. O

Read More