Acidez e ph do leite

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMNETO DE NUTRIÇÃO DISCIPLINA: BROMATOLOGIA MARIA DO SOCORRO PEREIRA ALVES ACIDEZ E PH NO LEITE TERESINA-PI 2012 PH E ACIDEZ NO LEIT MSC. CELMA DE OLIV TERESINA. PI SUMARIO 6. Anexos — Referências — — — ora to view nut*ge Discussão — 6 4. 7. . Introdução – 2. Objetivo 3 Metodologa – 5. Conclusão – –3 -8 -11 1. Introdução: De acordo com o artigo 475 do RISPOA “entende-se por Dessa maneira faz-se necessário os processos de pasteurização e ltrapasteurização para melhor conservação do leite e eliminação de microrganismos indesejáveis.

O processo de pasteurização consiste na técnica de aquecer o leite a cerca de 750 C por cerca de 20 segundos e resfria-lo rapidamente, porém não mata todos os mlcrorganlsmos. Já na ultrapasteurizaçao o leite e submetido a temperaturas que variam dos 1300 aos 1500 C por no maximo 5 segundos e em seguida é resfriado rapidamente, diferente da pasteurização esse processo mata todos os microrganismos. 2. Objetivo: A pratica tinha como objetivo principal determinar a acidez total de leites em datas de validade distintas, como também verificação de seu ph. . Metodologia: -Acidez: 1 . Material: proveta, frasco erlenmeyer, bureta, pipetas volumétricas e um béquer. 2. Reagentes: solução fenolftaleína, soluço e Dornlc (4,44g de hidróxido de sódio em 1000 ml de água: soda nono normal). 3. Procedimento; pipetar 10 ml da amostra e transferir para um frasco erlenmeyer e adicionar cinco gotas de fenolftaleína, titular com solução de Dornic, ate obter a coloração rósea. ph – colorimétrico: 1. Colocar o leite em um béquer (em triplicata). 2.

Imergir no leite, 3 fitas colorimétricas por três minutos. 3. Comparar as cores com c padrão e determinar o ph. .ph — potenciômetro: três minutos. 3. Comparar as cores com o padrão e determinar o ph. .ph — Potenciômetro: 2. igar o phametro e esperar aquecer. 3. Verificar os níveis dos eletrofilos dentro dos eletrodos. 4. Calibrar o phametro com tampões sete e quatro (soluções ácidas) ou sete a dez (soluções básicas). 5. Acertar as temperaturas. . Usar água destilada para lavar o eletrodo, antes de fazer a medida e esperar secar. . Imergir o eletrodo do aparelho no leite. 8. Determinar o valor do ph medido. .Preparação da solução fenolftaleína: 4 1. Material: 0,25g de pó de fenolftaleína, 25 ml de água destilada, 25 ml de álcool etnico, bastão de vidro, béquer. 2. Procedimento: Misturar álcool etílico á água destilada no béquer, após mexer com bastão de vidro pouco a pouco despejar o pó de fenolftaleína, mexer com o bastão de vidro ate diluir em e depois colocar a mistura em um frasco âmbar para que fenolftaleína não reaja com a luz. Discussão: Leite vencido Pasteurizado: Tabela 1: Amostra com solução Dornic: AMOSTRA VOLUME 1 12X2=201 2 2×2 | Tabela 2: Colorimetro e Potenciômetro: AMOSTRA COLORIMETRO POTÊNCIOMETRO I 16,621 PAGF3ÜFd 6,60 | Leite Normal ou Ultrapasteurizado: AMOSTRA I VOLUME 1 22,5 2 22,3 3120 1 AMOSTRA COLORIMETROI POTÊNCIOMETRO I 117 15,75 1 21716,741 3 716,721 6 A solução de Dornic indica a acidez do leite, enquanto a fenolftaleína o ph. Nas amostras, observou-se o ph neutro, omprovado pelo colorimétrico e o potenciômetro.

A acidez do leite pode vanar em função de Inúmeros fatores, como por exemplo, a proliferação bacteriana devido a deficiência de refrigeração, estagio de lactação e saúde do animal. 7 5 Conclusão: De maneira geral, a pratica obteve êxito, atingindo os objetivos propostos, havendo a compreensão não só sobre de determinação de acidez e ph do leite em bom estado e do leite fora do prazo de validade, como também dos métodos de conservação e eliminação de microrganismos indesejáveis no leite.

Geoccs ifes

0

Geomorfologia e conservação dos solos GEO CCS A dinâmica externa retrata todos os processos geológicos que atuam sobre a superfície.

Read More

Micro e pequenas empresas

0

CENTRO UNIVERSITARIO DO ESPIRITO SANTO – UNESC BRUNA SENA SARLO RESENHA SOBRE O TEXTO “IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE

Read More