Administração

Categories: Trabalhos

0

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO – AEVSF FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA – FACAPE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AIRAM MORORO FRANCIELIOMAR VICENTE HALLISON BATISTA MONTEIRO LUCAS ALMEIDA PAULO SÉRGIO PIRES DE SÁ JÚNIOR RODRIGO LINS RIELDER MAGALHAES JONATHAS DE SOUZ 10 seminário – 20 PER PETROLINA 2012 AIRAM FRANCIELIOMAR or6 to view nut*ge JOHN LUCAS RODRIGO PESQUISA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL administração é preciso ter habilidades humanas; a capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individual como em grupos.

Multas pessoas são tecnicamente proficientes, mas incompetentes nos relacionamentos interpessoais. Elas podem não ser boas ouvintes, incapazes de entender habilidades dos outros ou ainda ter dificuldade para administrar conflitos. Como os executivos realizam coisas do trabalho de outras pessoas, eles precisam ter habilidades humanas para se comunicar, motivar e delegar. (ROBBINS, 2005, pág. 5). Os Valores se resumem em crenças e opiniões sobre o certo e errado, fazendo assim com que possamos tomar as nossas atitudes e definir nossos comportamentos.

As opiniões são ormadas normalmente durante sua infância/juventude, sendo que ali construímos todas as nossas noções do que é bom e ruim, sofrendo várias influências por parte da família, amigos, escola e de muitos outros lugares; os valores diferem de uma cultura para outra, o conhecimento dessa diferenças pode ser de grande valia para a explicação e previsão do comportamento de funcionários de diferentes países.

Os Valores representam convicções básicas que de um modo especifico de conduta ou de condição de existência é individualmente ou socialmente preferível a modo contrário ou posto de conduta ou de existência. (ROBBINS); São as preferências gerais relativas a ações e resultados apropriados. Refletem o senso de certo e errado, ou o que “deve ser”, da pessoa. “Direitos iguais para todos” e “As pessoas devem ser tratadas com respeito e dignidade” são frases que representam valores. OSBORN); A Atitude é algo fundamental dentro do ambiente de trabalho, poi valores. (OSBORN); A Atitude é algo fundamental dentro do ambiente de trabalho, pois através dela pode ser decidido o futuro do emprego de cada um. Já que atualmente as empresas exigem cada vez ais que seus empregados tenham atitude, e não apenas esperem alguma ordem para tomar certas decisões. As atitudes podem ser divididas em três componentes; cognitivas, afetivas e comportamentais. O componente cognitivo diz a respeito aos valores, no que se diz o que é certo e errado.

Essa constatação de valor é de cunho pessoal, algo que a pessoa já carrega em si durante sua vida. No âmbito afetivo temos o segmento emocional que cada pessoa possui e que essa reação emocional vai interferir diretamente na sua atitude. No plano comportamental traz a forma que as pessoas têm e se comportar com alguém ou com alguma situação. Às vezes dependendo do tipo de hierarquia entre as pessoas, como também podendo acontecer entre pares do mesmo setor hierárquico.

Através disso podemos definir esses três componentes com um exemplo: Uma pessoa que acredita na violência contra a mulher é errado (valor moral), provavelmente não gostará de uma pessoa que bate em mulher (valor afetivo) e conseqüentemente não irá se relacionar com essa pessoa (valor comportamental). Apesar das atitudes estarem relacionadas com os valores, eles são distintas, pois os valores são mais estáveis ue as atitudes. As atitudes são mais fáceis de ser influenciadas e alteradas.

Como foi dito no inicio do texto, as empresas procuram e exigem cada vez mais que seu empregado procure pensar e agir mais, antes de ocorrer o acontecimento. Procurar antecipar as decisões e não esperar acontecer para só assim tomar sua declsão. As pnnc PAGF3rl(F6 antecipar as decisões e não esperar acontecer para só assim tomar sua decisão. As principais atitudes que o comportamento organizacional estuda são: 1 A satisfação com o trabalho, que mede como o funcionário se sente dentro da empresa. Envolvimento com o trabalho; que mostra quanto o funcionário se identifica com a empresa. 3. Compromisso organizacional; que é medir o quanto o empregado se identifica e deseja manter-se ligado a essa empresa. São afirmações avaliadoras ou julgamentos (favoráveis ou desfavoráveis) que dizem respeito a objetos, pessoas ou eventos. Quando, por exemplo, é dito “gosto do meu trabalho”, se expressa uma atitude em relação ao trabalho. As atitudes não são o mesmo que valores, mas estão ambos inter-relacionados, ou seja, ao contrário dos valores, as atitudes são menos estaveis;

Dentro das organizações, as atitudes são importantes porque afetam o comportamento no trabalho, se os trabalhadores acreditam, por exemplo, que os chefes e engenheiros de produção estão conspirando para fazê-los trabalhar mais pelo mesmo saláno ou menor, é importante tentar compreender como essa atitude surgiu, sua relação com o comportamento real dos trabalhadores e como isso pode ser modificado. A Satisfação seria “a atitude geral de uma pessoa em relação ao trabalho que realiza”. Essa atitude geral seria reflexo de um complexo somatório de diferentes elementos.

A convivência om colegas e superiores, a obediência às regras e políticas organizacionais, o alcance de padrões de desempenho e a aceitação de condições de trabalho senam, com certeza, elementos a serem ponderados no estabelecimento da satisfação ou insatisfação do trabalhador. Satisfação e Prod PAGF ponderados no estabelecimento da satisfação ou insatisfação do trabalhador. Satisfação e produtlvidade Pesquisas apontam que um empregado satisfeito, estudado individualmente, não é necessariamente uma pessoa produtiva. Seu rendimento poderá não estar à altura da sua satisfação.

No nível individual, a evidência sugere mesmo o contrário – que a produtividade é que conduz a satisfação. No entanto, quando os dados relativos à satisfação e à produtividade são coletados para a organização como um todo, e não no nível individual, descobrimos que organizações com funconários mais satisfeitos tendem a ser mais eficazes do que aquelas com funcionários menos satisfeitos. Satisfação e Absenteísmo e Satisfação e Rotatividade Nessas duas comparações identificamos uma relação negativa entre a satisfação e o absenteísmo e a rotatividade.

Pessoas insatisfeitas tendem a faltar mais ao trabalho como também buscam oportunidades de mudarem de emprego. Neste último, alguns aspectos são considerados como limitadores importantes na decisão de deixar o emprego, embora não necessariamente impeçam. São eles: as condições de mercado, as expectativas quanto às oportunidades no emprego e o tempo de casa. Como o empregado pode expressar sua insatisfação Existem várias maneiras dos empregados demonstrarem sua insatisfação.

Dentre elas, podemos citar: Saída: comportamento dirigido para o abandono da empresa; Comunicação: tentativa ativa e construtiva de melhorar as condições, incluindo as su elhorias, a discussão dos sindical; Lealdade: espera passiva, mas otimista, de que as condições melhorem, incluindo a defesa da organização às crítlcas externas e a confiança na empresa e em seus dirigentes, crendo que farão a “coisa certa” Negligência: deixar as coisas piorarem, incluindo o absenteísmo ou atrasos crônicos, redução do empenho e aumento dos índices de erros.

A Saúde física e Mental é um organismo constituído de corpo, ente e espinto, e cada uma destas partes têm necessidades próprias, que precisa ser atendido para uma boa qualidade de vida. Essas necessidades devem ser atendidas de acordo com as leis que determinam o que é o melhor para esse organismo. O desequilíbrio de uma ou mais dessas partes acarreta o mau funcionamento geral desse organismo, provocando prejuízo e sofrimento que são mantidos pelos maus hábitos de vida criados pelo individuo, e que as provocam doenças. As necessidades mais importantes do corpo são: Sol, água, almento, exercícios, repouso e higiene.

Essas necessidades recisam ser atendidas para que ele seja um corpo sadio. Basta uma delas não ser atendida para esse corpo enfraquecer, diminuir a resistência e adoecer. Atualmente as pessoas vivem em um mundo imperfeito onde os níveis de stress são intensos e constantes o que afeta sobre maneira a qualidade de vida. Muitas vezes o indivíduo não consegue evitar reações emocionais, contudo este tem o dever e a responsabilidade de fazer de tudo para cultivar hábitos positivos e evitando os negativos para evitar as doenças fisicas e mentais. REFERÊNCIAS ROBBINS, P. Stephen 2005

Coerência – língua portuguesa

0

Coerência Segundo Ingedore Koch, a coerência diz respeito “ao modo como subjacentes à superfície textual constituem sentido na mente dos

Read More

Momento de inércia

0

Capítulo 9 Momentos de inércia das figuras planas 9. 1 Introdução Definições: eixo de simetria: recta, que se existir, divide

Read More