Administração

Categories: Trabalhos

0

[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADMINISTRAÇÃO CLEMILDA GADEIA BRITO DOS SANTOS or6 to view nut*ge Comunicação e Linguagem mensagem ou informação.

Constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social A comunicação possui vários sentidos: ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos elou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, ou de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro elou visual; capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar e de onversar, com vista ao bom entendimento entre as pessoas; e, exposição oral ou escrita sobre determinado assunto.

Já a linguagem pode ser descrita como: o uso da palavra articulada ou escrita como meio de expressão e de comunicação entre pessoas; tudo quanto serve para expressar idéias, sentimentos, modos de comportamentos, e que exclui seu uso: a linguagem musical, a não verbal; e, essa também é todo o sistema de signos que serve de meio de comunicação entre indivíduos e pode ser percebido pelos diversos órgãos do sentido, o que leva a distinguir-se uma linguagem visual, auditiva, olfativa, ntre outras.

A comunicação se expressa pela linguagem verbal que nem sempre é comunicativa – e pela não verbal (silêncio, olhar, gestos). O que se visa neste processo e um máximo de informações, juntamente a um máximo de fidelidade. Elas são fiéis quando produzem os efeitos previstos pelo emissor, coincidindo, ainda, ermssor e receptor no concernente ao conteúdo da mensagem. Pela transmissão desta surgem duas questões no que diz respeito à expressão do sentido com maior clareza: o vocabulário (o uso da melhor palavra) e a gramática (disposição destas alavras). forma de expressão e comunicação entre as pessoas.

Ela não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve. A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios omunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.

Um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado ou um bilhete expressam linguagem verbal. O semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “nao fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito expressam linguagem não verbal. A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo empo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.

Num sistema de comu PAGF30F6 ntramos presentes os objetivos num código. O emissor utiliza uma combinação de signos e símbolos para expressar a sua intenção comunicativa. Canal é o condutor da mensagem, o meio que permite a circulação da informação enviada pelo emissor. O receptor é o alvo da comunicação. Éo indivíduo ou audiência que recebe e descodifica a mensagem. Constitui o elo mais importante do processo, pois se a mensagem não atingir o receptor, de nada serviu enviá-la. Desenvolvimento Exemplo de ofício CO ÉGIO ESPERANÇA 1 5/96 janeiro 2010.

Senhor Secretário: Salvador, 17 de Temos o prazer de anunciar a V. Exa. que, no próximo dia 15 de novembro, às 10 PAGF efetuar minha inscrição para os exames vestibulares da Faculdade de Medicina Bom Jesus. Brumado, 21 de Março de 2010. Fulano de Tal Exemplo de Carta: Brumado 07 de setembro de 2009 Caro Sr. Augusto: Venho por meio deste, expressar minha imensa gratidão com a indicação feita por vossa pessoa ao grupo Empreender. Convido você e sua família para passar um fim de semana em nossa Fazenda. Esperamos-te às 09 horas em minha residência ara que possamos ir juntos.

Confirme. Grande abraço. João da Silva Análises O ofício é tipo de correspondência externa muito usado, especialmente quando o destinatário é órgão público. Ele serve para informar, encaminhar documentos importantes, solicltar providências ou informações, propor convênios, ajustes, acordos, etc. , convidar alguém com distinção para a participação em certos eventos, enfim, tratar o destinatário com especial fineza e consideração ou particular. A pública é registrada em cartório; a particular é geralmente conservada sem registro.

Mas as assinaturas devem ser sempre reconhecidas em cartório. A carta, meio de comunicação pessoal imprescindível, leva a interação entre duas ou mais pessoas, pois pode ser escrita ou lida colaborativamente, sendo que, no geral, é enviada de um indivíduo a outro. No exemplo de carta citado acima, percebemos o desejo de João em marcar um fim de semana em sua fazenda para poder agradecer uma indicação. Considerações Finais Nenhuma comunicação verdadeira é estabelecida se o receptor não compreender o significado original da mensagem passada pelo emissor.

O receptor é o elo mais importante no processo de comunicação. Se a mensagem não atingir o receptor, de nada adiantou enviá-la. Um dos pontos mais importantes na comunicação é a preocupação com a pessoa que esta na outra ponta da cadeia da comunicação – o receptor. Na comunicação escrita, o leitor é o mais importante. Na comunicação oral, o ouvinte é que importa. Precisa-se tomar consciência de que uma organização que investe na comunicação interna chegará ao mérito de ter seus clientes satisfeitos e para isso é preciso ter qualidade no atendimento e na comunica ão_

Vidraria

0

VIDRARIAS E OUTROS EQUIPAMENTOS DE LABORATORIO: ALMOFARIZ COM PISTILO BURETA COM TORNEIRA DE VIDRO OU TEFLON Usado na trituração e

Read More

A existencia etica

0

Senso moral Avaliação de nosso comportamento segundo ideias como as de certo e errado (impulso incontrolável, emoção forte, que geram

Read More