Agricultura orgânica

Categories: Trabalhos

0

Agroecologia – Prof. Maria Rita Magnon Meio Ambiente Agricultura Orgânica serra – ES 2012 O que é Agricultura Orgânica? 30 Módulo Técnico em Agricultura orgânica é a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentáv Quando surgiu?

Na década de 1920 s movimentos contrári ar 3 to view nut*ge Itaneamente, alguns que valorizavam o so da matéria orgânica e de outras praticas culturais favoráveis aos processos biológicos. Esses movimentos podem ser agrupados em quatro grandes vertentes: agricultura biodinâmica, orgânica, biológica e natural. A agricultura orgânica, surgiu de trabalhos do pesquisador Sir Albert Howard, entre as décadas de 20 a 40 na índia. Sua base mestra é a manutenção da fertilidade do solo e da sanidade geral das plantas e animais pela adubação orgânica, diversificação e rotação de culturas. Como diferenciá-los?

Há inúmeros casos de produtos no mercado orgânico com ?? • • • • • Proteger as futuras gerações; Prevenir a erosão do solo; Proteger a qualidade da água; Rejeitar alimentos com agrotóxicos; Melhorar a saude dos agricultores; Aumentar a renda dos pequenos agricultores (agricultura famillar, comércio justo); Apoiar os pequenos agricultores; Prevenir gastos futuros; Promover a biodiversidade; Descobrir sabores naturais. Você contribuir para acabar com envenenamento por pesticidas de milhares de agricultores; Ajuda a preservar pequenas propriedades; A importância da agricultura e dos produtos orgânicos

A agricultura orgânica não é apenas um processo de cultivo que culmina em produtos saudáveis, de alto valor nutricional e sem qualquer tipo de contaminantes. Ela também contribui para a criação de ecossistemas mais equilibrados, ajudando a preservar a biodiversidade, os ciclos naturais e as atividades biológicas do solo. Controvérsia Os que defendem a agricultura tradicional dizem que as práticas de agricultura orgânica causam mais danos ambientais que as práticas convenclonals. or exemplo, dizem que preparar a terra para plantar usando o herbicida glifosato (produto cujo nome omercial é Roundup, da empresa americana Monsanto) reduz a erosão da terra em comparação com o uso de um arado. Os proponentes da agricultura convencional também argumentam que fazendas orgânicas são menos produtivas, requerem que mais terra seja usada para produzir a mesma quantidade de alimento e provocam mais perda de solo. Por sua vez, os proponentes da agricultura orgânica explicam que fazendas orgânicas não liberam pesticidas qu(rmcos e herbicidas, nem causam a drenagem de fertilizantes sintéticos para o ambiente.

A renagem de fertilizantes nitrogenados PAGFarl(F3 a drenagem de fertilizantes sintéticos para o ambiente. A drenagem de fertilizantes nitrogenados para o lençol freático é uma importante causa de poluição da água doce nos países desenvolvidos. Aspecto Econômico A produção orgânica, por sua própria natureza, se adequa ? pequena propriedade rural, e com frequência esses produtores se organizam em cooperativas para comercializar seus produtos. Essa organização permite o contato direto com o mercado consumidor, crescente nos grandes centros.

A emanda por produtos orgânicos tem sido maior que a oferta, levando a um aumento dos preços dos alimentos orgânicos (e consequentemente, um aumento na renda dos seus produtores). Além disso, cresce o número de feiras de produtos orgânicos, onde o produtor vende direto ao consumidor. Cerca de 75% da produção nacional de orgânicos é exportada principalmente para a Europa, Estados Unidos e Japão. A soja, o café e o açúcar lideram as exportações. O Brasil é o segundo maior produtor mundial em alimentos orgânicos, principalmente devido ao extrativismo sustentável.

O que diz a Lei Nossa legislação tem a Instrução normativa no 07 de 1999 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Lei 10831 de 2003 como seus mais importantes documentos. O primeiro versa sobre os parâmetros técnicos da produção, apontando os insumos e tipos de manejo proibidos e permitidos no que se refere à produção animal e vegetal, comércio, transporte e processamento dos produtos. A Lei 10831 de 2003 é a principal legislação brasileira, dispondo sobre a definição de agricultura orgânica e suas finalidades. PAGF3ÜF3

Aborto e anencefalia

0

Sobre o aborto dos anencйfalos Prof. Dr. Marcelo M Seneda Nos ъltimos dias temos visto а nossa volta uma grande

Read More

Biotecnologia na produção de substâncias terapêuticas

0

C] Diminui o número de etapas necessárias para a obtenção do produto, tornando a sua produção mais rápida e económica;

Read More