Agua potavel

Categories: Trabalhos

0

Definição ÁGIJA POTÁVEL agua Potável é aquela que reúne características que a coloca na condição própria para o consumo do ser humano. Portanto, a água potável deve estar livre de qualquer tipo de contaminação. A água potável pode ser de uma fonte natural, desde que não haja nenhum tipo de contaminação em sua nascente ou percurso. pode ser também obtida através de um processo de tratamento físico e ou químico.

Nas cidades, este processo é realizado nas ETAS (Estações de Tratamento de Água). Dependendo da qualidade original da água, um ou mais processos de tratamento são aplicados. Entre os principais processos de tratamento de água, podemos citar: decantação, filtração, fluoretação, Água Água potável c natureza destinada a substâncias que não Sv. ipe to view next*ge isponlVel na cterísticas e seres vrvos que a consomem, como animais e homens.

A gua, em condições normais de temperatura e pressão, predomina em estado líquido e aparentemente é incolor, inodora e ins[pida e indispensável a toda e qualquer forma de vida. Essa água está disponível para toda a população, seja rural ou urbana, no ambiente rural não há o tratamento antecipado desse recurso, no entanto, nos centros rbanos quase sempre se faz necessário realizar uma verificação da qualidade e grau de contaminação, uma vez que nas proximidades das cidades os córregos e rios são extremamente poluídos.

A água potável, ou mesmo água doce disponível na natureza, é bastante restrita, cerca de 97,61% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos; calotas polares e geleiras representam 2,08%, águ água subterrânea 0,29%, água doce de lagos 0,009%, água salgada de lagos 0,008%, água misturada no solo 0,005%, rios 0,00009% e vapor d’água na atmosfera 0,0009%. Diante desses ercentuais, apenas da água é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida.

Desse restrito percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis. No mundo subdesenvolvido, cerca de 50% da população consome água poluída; em todo planeta pelo menos 2,2 milhões de pessoas morrem em decorrência de água contaminada e sem tratamento. Segundo estimativas, existem atualmente cerca de 1,1 bilhão de pessoas que praticamente não tem acesso à água potável, bem comum a odo ser humano.

A poluição é um dos maiores problemas da água potável, uma vez que diariamente os mananciais do mundo recebem dois milhões de toneladas de diversos tipos de A AGUA Possui papel significativo no desenvolvimento econômico e social de uma região. Entretanto, os usos múltiplos e inadequados interferem na qualidade da água em diferentes escalas e acarretam a diminuição da sua quantidade em termos de qualidade.

Além de ser um recursolimitado e dotado de valor econômico, conforme polítlca Naclonal de Recursos Hídricos(BRASlL, 1997), ela é também um bem de omínio público e, assim sendo, todos tem o direitoao seu uso. Sabe que a água é essencial aos seres vivos sendo assim, indispensável para nossas vidas e pode ser usada para as mais diversas situações. Segundo Leme (2008)Água é um recurso natural renovável finito, essencial a sobrevivência dos seres vivos a água, além de ser excelente solvente… , 18 finito, essencial a sobrevivência dos seres vivos a água, além de ser excelente solvente… universal, é usado pelo o homem para abastecimento conservação público, uso industrial ,irrigação , dessedentação de animals, da fauna e flora, recreação, estética, esca, geração de energia, transporte e diluição e depuração de despejos DOENÇAS RELACIONADAS COM A ÁGUA As doenças transmitidas através da ingestão de água e alimentos contaminados estão entre os principais riscos para a saúde durante as viagens. Mais de 250 doenças podem ser transmitidas desta forma, causadas por agentes infecciosos (incluindo prions), toxinas (produzidas por agentes infecciosos ou por organismos marinhos) e contaminantes químicos.

Estas doenças podem ocorrer em qualquer país do mundo, inclusive nos mais desenvolvidos. Em países em desenvolvimento, onde a infra-estrutura de saneamento básico é nadequada ou inexistente, o risco de transmissão é ainda maior, visto ser relativamente comum a contaminação das fontes de água e de alimentos com resíduos fecais. A água pode afetar a saúde do homem de diversas maneiras: 1. Na Ingestão direta; 2. Na preparação de alimentos; 3. Na higiene pessoal; 4. Na agricultura; 5. Na higiene do ambiente; 6. Nos processos industriais ou nas atividades de lazer. No Brasil existem 5,5 milhões de casos de esquistossomose.

Já a desidratação causada por diarréia é responsável por 30% das mortes de crianças com menos de 1 ano de idade. No mundo, 10 milhões de pessoas morrem todo ano por doenças transmitidas através da água. A OMS estima que 80% de todas as doen no mundo estão existentes no mundo estão associadas à má qualidade da água.. Transmissão Pela água Doença Cólera Febre tifóide eptospirose Giardíase Amebíase Hepatite infecciosa Diarréia aguda AgentePato gênico Vibrio cholerae Salmonella typhi Leptospira interrogans Giardia lamblia Entamoeba histolytica Hepatite virus A Balantidium coli, Cryptosporidium, Baccilus cereus, S. ureus, Campylobacter, E. coll enterotoxogênica e enteropatogênica, Shigella, Yersinia nterocolitica, Astrovirus, Calicivirus, Norwalk, Rotavirus A e g Medidas Profiláticas As principais medidas profiláticas, medidas tomadas para evitar a disseminação e contaminação, são multo semelhantes e baseiam-se, principalmente em tratamento da água, medidas de saneamento básico, educação sanitária, identificação e tratamento dos doentes assintomáticos, principalmente daqueles que são manipuladores de alimentos.

Lavar as mãos com freqüência, em especial antes de preparar alimentos e antes das refeições; lavar bem e tratar todas os alimentos crus; não defecar ao ar livre e sim e ropriado; proteger os calcula-se, provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo. A delas acontece entre crianças, principalmente as de classes mais pobres, que morrem desidratadas maioria, vitimas de diarréia causadas por micróbios.

No Brasll, infelizmente mals de 3 milhões de famílias não recebem água tratada e um número de casas duas vezes e maior que esse não tem esgoto. Isso é muito grave. Estima-se que o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil.

Pela falta delimpeza,higienizaçao com a água Através de vetores que e relacionam com a água Associada à água Tracoma Conjuntivite bacteriana aguda Escabiose Enterobíase Ancilostomíase piolho Salmonelose Tricuríase Ascaridíase Malária Dengue Febre amarela Filariose Esquistossomose sistemas de Abastecimento de Água Um Sistema de Abastecimento de Água caracteriza-se pela retirada da água da natureza, da adequação de sua qualidade, do transporte até os glomerados humanos e fornecimento à população em quantidade e qualidade compatíveis com suas necessidades (LEME, 1984).

Considerando o aspecto sanitário e social, o abastecimento de agua visa: . controlar e prevenir doenças; 2. implantar hábitos higiênicos na população, como, por exemplo, a lavagem das mãos o banho e a limpeza de utens[lios e higiene do am Considerando-se o aspecto econômico, com o abastecimento de água a expectativa de vida da população; é possível: 1 . aumentar a vida produtiva do indivíduo, pelo aumento da vida média e pela redução de afastamentos do trabalho causados por doenças; 2. acilitar a instalação de indústrias, inclusive a de turismo, e, conseqüentemente, o maior progresso das comunidades; 3. facilitar o combate a incêndios. MANANCIAS para Abastecimento de Água É toda fonte de água utilizada para abastecmento doméstico, comercial, industrial e outros fins. De maneira geral, quanto à origem, os mananciais são classificados em manacial superficial, mancial subterrâneo e águas meteóricas. MANANCIAL SUPERFICIAL . É toda parte de um manancial que escoa na superfície terrestre, compreendendo os córregos, ribeirões, rios, lagos e reservatórios artificiais.

MANANCIAL SUBTERRÂNEO É a parte do manancial que se encontra totalmente abaixo da superfl- cie terrestre, compreendendo os lençóis freático e profundo, tendo sua aptação feita através de poços rasos ou profundos, galerias de infiltração ou pelo aproveitamento das nascentes. Escolha do Manancial A escolha do manancial se ecisào mais importante componentes orgânicos, inorgânicos e bacteriológicos das águas do manancial, para verificação dos teores de substâncias prejudiciais, limitados pela resolução no 20 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); 2 critério . azão da água: cálculo da vazão mínima do manancial necessária para atender à demanda por um determinado período de anos; 30 critério . isenção de tratamento: mananciais que dispensam tratamento a água incluem águas subterrâneas não sujeitas a qualquer possibilidade de contamnação; 40 critério . desinfecção: mananciais que exigem apenas desinfec- incluem as águas subterrâneas e certas águas de superfície bem protegidas, sujeitas a baixo grau de contaminação biológica; 50 critério . ratamento simplificado: mananciais que exigem simplificado compreendem as águas de mananciais protegidos, com baixos teores de cor e turbidez, sujeitas apenas a filtração lenta e desinfecção; 60 critério . tratamento convencional: mananciais que exigem convencional compreendem, basicamente, as águas de superfície om turbidez elevada, que requerem tratamento compreendendo coagula- «o, floculação, decantação, filtração e desinfeção.

Formas de Captação da Água De acordo com o manancial a ser aproveitado, podem ser utilizadas as seguintes formas de captação: superfície de coleta (água de chuva); galeria filtrante (fundo de vales tubular profundo (lençol s pequenos reservatórios individuais. A égua cai no telhado, escorrega pelas calhas, Os reservatórios mais simples encontrados nos estabelecimentos de saúde são os detambor metálico, de cimento amianto e os de plástico. . CAIXA DE TOMADA . FONTE DE ENCOSTA O aproveitamento da água de encosta é realizado por meio da capta- são em caixa de tomada.

Para prevenir a poluição da água, essa caixa deve ter as paredes impermeabilizadas, tampa, canaletas para afastamento das águas de chuvas, bomba para retirada da água, ser afastada de currals, pocilgas, fossas e ter sua área protegida por uma cerca. . GALERIA DE INFILTRAÇÃO . FONTE DE FUNDO DE VALE O aproveitamento da fonte de fundo de vale é conseguido por meio de um sistema de drenagem sub-superficial, sendo, em certos casos, possível usar a técnica de poço raso para a captação da água.

Normalmente, a captação é feita por um sistema de drenos que termina em um coletor central e deste vai a um poço. A construção e a proteção do poço coletor são feitas obedecendo-se aos mesmos requisitos usados para o poço raso ou fonte de encosta. . POÇOS ESCAVADOS Também conhecidos como poços rasos ou freáticos, com diâmetro minimo de 90 centímetros, são destinados tanto ao abastecimento individual como coletivo. E-sta solução ermite o aproveitamento da água do lençol PAGF 18 impermeáveis e sujeitas a uma pressão maior que a atmosférica. . CAPTAÇAO DE AGUAS SUPERFICIAIS

A captação tem por finalidade criar condições para que a água seja retirada do manancial abastecedor em quantidade capaz de atender o consumo e em qualidade tal que dispense tratamentos ou os reduza ao mínimo possível. É, portanto, a unidade de extremidade de montante do sistema. As águas de superffcie são as de mais fácil captação e por isso havendo, pois, uma tendência a que sejam mais utilizadas no consumo humano. No entanto temos que menos de 5% da água doce existente no globo terrestre encontram-se disponiveis superficialmente, ficando o restante armazenado em reservas subterrâneas.

As águas superficiais empregadas em sistemas de abastecmento geralmente são originárias de um curso de água natural. Opções mais raras seriam captações em lagos naturais ou no mar com dessalinização posterior. As condições de escoamento, a variação do nível d’água, a estabilidade do local de captação, etc, é que vão implicar em que sejam efetuadas obras preliminares a sua captação e a dimensão destas obras. Basicamente as condições a serem analisadas são: * garantia de funcionamento; quantidade de água; * qualidade da água; ‘k economia das instalações; * localização.

Qualquer tipo de captação deverá atender em qualidade e quantidade a demanda prevista da população futura no alcance do projeto. Dispositivos encontrados na captação das águas superficiais são (LEME, 1984): ABASTECIMENTO PUBLICO Denomina-se sistema de abastecimento público de água, a solução coletiva mais eco Denomina-se sistema de abastecimento público de água, a solução coletiva mais econômica e definitiva para o abastecimento de água de uma comunidade.

Esta é a solução encontrada quando uma comunidade cresce e a densidade demográfica da área aumenta. O abastecimento de água visa, undamentalmente a: Controlar e prevenir doenças; – mplantar hábitos higiênicos na população como, por exemplo, a lavagem das mãos, o banho e a limpeza dos utensílios; – Facilitar a limpeza pública; – Facilitar as práticas esportivas; Propiciar conforto e bem estar. O SISTEMA Público de Abastecimento de Água é constituído de: 1. mananclal; 2. captação; 3 adução; 4. tratamento; 5. reservaçao; 6. rede de distribuição; 7. estações elevatórias; e 8. ramal predial. CARACTERIZAÇÃO DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO Já vimos que, para se obter uma água considerada potável, evemos em primeiro plano avaliar as características do manancial a ser utilizado (OPAS, 1993; BARROS et al. , 1995).

No Brasil, os recursos hidricos são classificados segundo a Resolução no 20 do CONAMA, de 18/06/1986, em nove classes, e para cada classe existem limites quantitativos para parâmetros fisico-quí- micos e microbológicos. A caractenzação da água, para definição da qualidade, inclusive para a potabilidade da mesma, está relacionada com os aspectos físicos, químicose microbiológicos da seguinte forma: Aspectos físicos – temperatura turbidez, cor, gosto

Co-geração de energia – processamento do álcool

0

Esses conceitos aplicam-se didaticamente à cadeia sucroalcooleira. No processamento da cana-de-açúcar, há alta de manda de energia térmica, mecânica e

Read More

Relatorio de fisica plt

0

[ndice.. — I Objetivo… cr Swipe to page Introdução I parte experimental…. I Resultados e Discussões……………. . 51 I Conclusões

Read More