Alimentação saudável

Categories: Trabalhos

0

O que é uma Alimentação Saudável? Uma alimentação saudável é aquela que tem todos os alimentos que necessitamos. Deve respeitar as preferências individuais e valorizar os aspectos culturais, econômicos e regionais. Assim, é importante que seja saborosa, colorida e equilibrada. Uma alimentação saudável é fator importante para a saúde e conseqüentemente para a qualidade de vida das pessoas, pois tem influência no bem estar físico e mental, no equilíbrio emocional, na prevenção de agravos à saúde e no tratamento de pessoas doentes.

Portanto, deve ser adequada do ponto e vista nutricional, segura do ponto de vista da ausência de contaminação físico-química ou biológica e não oferecer riscos ? saúde. Para termos uma ali nutrientes necessári físico e para a manut alimentos, consumin OF5 S. wp view next page m todos os e desenvolvimento o variar os tipos de Nutrientes são todas as substâncias químicas que fazem parte dos alimentos e que são absorvidas pelo organismo, sendo indispensáveis para o seu funcionamento. Existem dois grupos principais de nutrientes: 1.

Macronutrientes – são os carboidratos, as proteínas e as orduras. O organismo precisa deles em maior quantidade. Carboidratos: fornecem a energia que precisamos para realizar nossas atividades do dia-a-dia, como andar, falar, respirar etc. São exemplos: arroz, açúcar, massas, batata, mandioca, cereais, farinhas e pães. Proteínas: constroem, “consertam” e mantém o nosso corpo, além de aumentarem a resis Swipe to next resistência do organismo às infecções. Todos os tecidos do corpo são formados por elas. São os principais componentes dos anticorpos e dos musculos.

Quando a quantidade de proteínas dequada não é ingerida, o corpo utiliza a proteína muscular. São elas: animais (carnes bovinas, suína, frango, peixes, miúdos, ovos, leite, iogurtes e queijos) e vegetais (feijão, soja e derivados, castanhas, amendoim, amêndoa). Gorduras: nos fornecem energia. Algumas vitaminas precisam de gorduras para serem transportadas no nosso organismo. São: manteiga, óleos, azeite de oliva, margarina, gordura animal (presente nas carnes). 2. Micronutrientes – são necessários em pequenas quantidades, embora sejam muito importantes para o nosso organismo. São eles: vitaminas e minerais.

Vitaminas: são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose (envenenamento por vitamina). Minerais: são substâncias inorgânicas necessárias ao corpo humano. Podem ser classificados de acordo com a quantidade necessária de ingestão diária, desta maneira os microminerais (quantidades menores que 100mg/dia) e os macrominerais (quantidades maiores que 100mg/dla).

Estes atuam no organismo na formação dos ossos e dentes, mantém o equilíbrio de líquidos e substâncias do corpo, promovem o funcionamento adequado de muitos sistemas do corpo além de auxiliarem as vitaminas e enzimas na realização de processos metabólicos. O que é uma Alimentação Bal vitaminas e enzimas na realização de processos metabólicos. O que é uma Alimentação Balanceada? A Alimentação Balanceada é composta por todos os grupos de alimentos presentes na pirâmide alimentar, em quantidades adequadas. A pirâmide alimentar é dividida em 8 grupos:

Grupo 1: Na base da pirâmide, estão os alimentos Energéticos ricos em carbohidratos, que são responsáveis pelo fornecimento da maior parte das energias de que precisamos. São os Cereais, pães, raízes e tubérculos. Sáo indicadas 8 porções diárias. Grupo 2: No segundo degrau da pirâmide estão os alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. São as Hortaliças, as verduras. São indicadas 3 porções diárias. Grupo 3: As Frutas e os sucos de frutas naturais, também são alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e ?gua. São indicadas 3 porções diárias.

Grupo 4: No terceiro degrau estão os alimentos construtores, ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. Esse grupo também possui açúcar e gorduras. São eles: o leite, os derivados de leite, queijos, bebidas lácteas etc. São indicadas 3 porções diárias. Grupo 5: Alimentos construtores ricos em proteínas e cálcio, também possuem gorduras e colesterol, além de ferro e zinco. São as Carnes e ovos. São indicadas 2 porções diárias. Grupo 6: Esse grupo encerra o grupo dos alimentos construtores, ue são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas.

A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom(HDL), sem prejudicar a saúde. Além de proteínas específicas, como a Isoflavona que é encontra 3 bom(HDL), sem prejudicar a saúde. Além de proteínas específicas, como a Isoflavona que é encontrada na Soja e que ajuda a combater várias doenças. São as leguminosas: Feijão, soja, ervilha, etc. É indicada 1 porção diária. Grupo 7: No último degrau da pirâmide estão os alimentos nergéticos, ricos em calorias e colesterol. São importantes. As gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K.

Mas devem ser consumidas em pequenas quantidades. São os óleos e a gorduras. São Indicadas 2 porções diárias. Grupo 8: São alimentos energéticos de onde provêm muitas calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação. São eles: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos. É indicada 1 porção diária. O que é Suplemento Alimentar? São substâncias produzidas quimicamente que complementam os benefícios oferecidos pelos alimentos. São compostos naturais que podem fornecer proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais.

A maioria dos suplementos alimentares tem seu uso liberado, pois não oferecem risco à saúde; porém, devem ser consumidos de acordo com o que está na embalagem. Devem ser tomados principalmente junto com as refeições porque esse é o horário ideal, pois o corpo absorve os nutrientes de forma eficaz devido ao sistema digestivo estar sendo estimulado pela comida. Categorias dos suplementos Suplementos Hipercalóricos: Esse tipo de suplemento tem um alto valor energético e são compostos por carboidratos e minoácidos essenciais.

Suplementos Proteicos: Auxiliam na formação de músculos e são compostos por aminoácidos essenciais ao organismo. Suplementos Termogênicos: Ajudam no crescimento do 4DF5 por aminoácidos essenciais ao organismo. Suplementos Termogénicos: Ajudam no crescimento do metabolismo e na perda de peso. Suplementos Antioxidantes: Como possuem nutrientes antioxidantes, auxiliam na limpeza do organismo. Também ajudam a eliminar os radicais livres . Suplementos Polivitamínicos e Minerais: Utilizado por pessoas com deficiência nos nutrientes.

Suplementos hormonais: Esses suplementos devem ser usados com cuidado e com a supervisão de um médico. Estimulam a produção de hormônios. Os suplementos são divididos em 5 categorias: -Repositores hidroeletroliticos: suplementos que possuem carboidratos e eletrólitos. Têm por objetivo a reposição de líquidos e sais que são perdidos na prática de execícios físicos por meio da transpiração. -Repositores Energéticos: apresentam, em sua maioria, carboidratos em sua composição com acréscimo ou não de vitaminas e minerais. Mantém o nível correto de energia para os atletas.

Alimentos protéicos: produtos com proteínas, principalmente, que devem ter um alto valor biológico, provindas de animais. Podem conter gorduras e carboidratos. -Alimentos compensadores: devem concentrar proteínas, carboldratos e gorduras em concentrações diversas. Podem levar também vitaminas e minerais. -Aminoácidos de Cadeia ramificada: são constituídos por aminoácidos essenciais, ou seja, os que o corpo não produz e que devem ser supridos na alimentação. São eles: a leucina, isoleucina e valina. São consumidos pelos atletas que realizam uma atividade física que dura por um longo período. S

Gestão

0

Débito e crédito Em contabilidade, o débito representa algo que se tem ou adquire, enquanto crédito é a fonte do

Read More

Manual de logística

0

1 . Objetivos Este manual visa descrever como está organizada toda a estrutura administrativa, as políticas e procedimentos padronizados dos

Read More