Amosstragem

Categories: Trabalhos

0

AMOSTRAGEM Quando se fala em população, sempre se imagina o conjunto de habitantes de um país, uma cidade, uma região. para o estatístico, no entanto, o termo população tem sentido bem mais geral. População é o conjunto de elementos que têm, em comum, determinada característica. Falamos na “popula em todas as pessoas que têm, em empregados dessa industria. OF5 dv Swtp view nent page uma indústria, isto é, de serem Para estudar dados de toda a população são feitos censos. censos demográficos nos anos terminados em zero.

No Brasil se fazem No entanto, nem sempre se faz um censo. Muitas vezes se faz ma amostra. Amostra é todo conjunto não-vazio e com número menor de elementos do que a população. Por que usamos amostras? amostra). Em linguagem técnica fazemos INFERÊNCIA Exemplo: -Ao comermos uma fatia de melância e verificarmos que está ótima. Isto é uma amostragem. -Resultados dos exames das amostras de sangue. Antes de fazer inferência PARE e PENSE! A amostra veio da população que você está estudando? tendenciosa?

Ou é uma amostra Note: a amostra é tendenciosa quando! 1 pessoas que respondem são diferentes das que não respondem Exemplo: um jornal faz a seguinte pergunta: “se você tivesse que omeçar Novamente, você teria filhos”? Escreva-nos. Algumas semanas depois o jornal informava: “70% dos pais dizem que não vale a pena ter filhos”. Será que esta amostra não era tendenciosa, isto é, constituída por pais que queriam desabafar? 2. 05 voluntários exibem características diferentes dos que não se apresentam como voluntários.

Exemplo: Conforme a caracteristica que você mede, os que se acham melhores do que o grupo, tendem a se a resentar como voluntários, por exibição. ou em primeiro lugar. Exemplo: Que rádio a senhora prefere? Note que esta pergunta nao sugere a resposta Enquanto… A rádio Jovem pan é a sua rádio preferida? Esta pergunta força a Cuidados Básicos 1 *Colete todos os dados relevantes. Evite coleta de dados desnecessários. 2. Quando a pessoa não responde, escreva “não sabe”, “não declarou”, etc… Assim,você sabe que não esqueceu de perguntar. . Estabeleça a forma de registro dos dados. Técnicas de Amostragem De acordo com técnica utilizada, temos: Amostras casuais simples Amostras sistemáticas Amostras estratificadas Amostras de conveniência – Amostras Casuais Simples Os elementos são escolhidos para formar a amostra por processo casual ou leatório, ou seja por sorteio. Exemplo: Imagine os alunos de uma escola. Como fazemos para obter uma amostra casual simples? l. atribua um número para cada aluno. 2. coloque bolas (ou fichas, ou papéis) com números de zero a 9, na urna 3. etire uma bola 4. recoloque a bola retirad 3 ire mais duas bolas, uma Imagine as casas de um bairro. Como fazemos para obter uma amostra sistemática? 1 . Atribua um número para cada casa. 2. Toda casa cujo número terminar em determinado digito (por exemplo 3) pertencerá a amostra. – Amostra Estratificada Obtemos amostras estratificadas quando a população se presenta dividida em estratos, isto é, em diferentes grupos. Exemplo: Imagine os empregados de uma indústria. Como procedemos para obter uma amostra? 5 1 A população está dividida em estratos.

No caso, segundo a qualificação. Diretoria (estrato A) Escritório (estrato B) Oficina (estrato C) 2. Tire uma amostra, casual ou sistemática dentro de cada estrato. 3. A amostra estratificada é formada por elemento provindos de diferentes estratos. -Amostra de Conveniência Os elementos são escolhidos ara a amostra de conveniência devido à facilidade 4DF5 outras, até completar 1000. Este procedimento está errado. or quê? 2-Um fabricante quer conhecer características das donas-de- casas que usam o sabão em po que fabrica.

Foram feitas duas amostras: na primeira se perguntava à dona-de-casa se ela usava o sabão em pó do fabricante e na outra os entrevistadores Iam de casa em casa, e pediam para ver o sabão em pó que estava sendo usado. As duas amostras devem dar resultados diferentes. Por quê? 6 3-0s alunos do curso colegial estão distribu[dos em três séries: Pretende – se fazer um estudo para conhecer os hábitos de fumar desses alunos. Decidiu-se então fazer uma entrevista com 150 alunos. Para construir a amostra oram feitas duas propostas.

A primeira sugeria escrever os nomes de todos os alunos em cédulas, misturar bem e tirar 150. A segunda sugeria pedir aos professores que escolhessem os alunos mais representativos de cada série. Discuta essas duas propostas e, se for o caso, faça uma terceira. 4-Um estatístico Inglês determinou a proporção de meninos nos registros de nascimento da coluna social do “times” e comparou a proporção encontrada com os valores dados pelas estatisticas oficiais da Inglaterra. Verificou que o “times” registrava uma proporção maior de meninos do que as estatísticas oficiais. Ao S

Texto argumentativo

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE Campus I: Av. Fernando Corrêa da Costa no 1. 800 Vila Dr. João Rosa

Read More

Contabilidade rural

0

Ciências Contábeis Apostila 1 – Atividade Rural: Conceitos Básicos Prof. Éder Nogueira Sales Contabilidade Rural 2 Introdução Tenho a felicidade

Read More