Analise da familia contemporanea

Categories: Trabalhos

0

UMA ANÁLISE DA FAMíLIA CONTEMPORÂNEA Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades interdisciplinar Orientadores: Professores: Lisnéia, Márcia, Sérgio e Adarly. ora to view nut*ge Rio Pardo de Minas 2011 INTRODUÇÃO O texto exposto foi realizado a pedido dos professores Lisnéia, Márcia, Sérgio e Adarly. Este trabalho tem o propósito de se ter uma reflexão sobre as transformações e o desenvolvimento da família.

Através do conhecimento científico adquirido através da web aulas, em sites, extos disponíveis e a realidade em que vivemos. O trabalho proposto teve relevante significado, uma vez que os pontos tratados aqui são de grande valia para minha atuação como Assistente Social. história atribuições diferenciadas de transmissão de valores éticos, culturais, morais, religiosos. Atualmente são encontrados tantos os modelos de famílias, que tornou-se impossível classificar e principalmente julgar os bons e os maus” planos de famllia”- como poderíamos dizer de um “plano de carreira”.

Alguns encontram o seu equilíbrio numa relação estavel e fechada, uma célula voltada sobre si mesma ue eles fortificam contra agressões e mudanças de qualquer tipo. Eles exigem muito dos seus parentes, mas em troca se prontificam a dar muito de si mesmos. Outros, ao contrário, nada querem sacrificar da sua aventura pessoal, preferem uma fórmula de família “personalizada”, sem constrangmentos e sem obrigações, onde os indivíduos vêm basicamente recarregar as suas baterias antes de saírem mais uma vez pelo mundo afora. (collange apud JOSéFilh0, 1998, p. 45).

Ao longo de sua transformação destacam-se três tipos: a Tradicional, moderna e contemporânea. A familia a Tradicional era geralmente numerosa centralizado na utoridade do patriarca, mais comum até a primeira metade do século passado (sec. XX). Eram considerados famlliares não só os pais e filhos, mas também os avós, tios, primos, ou seja, a família extensa, e as relações eram baseadas nos conceitos morais e autoritários da época, onde os papéis, as regras, os limites, a transmissão de hábitos e valores eram muito mais rígidos, o pai era tido como a encarnação familiar de Deus e senhor das famílias.

A familia moderna surgiu a partir da metade do século XX. fundamentada basicamente em pai, mãe e poucos filhos. O conceito de família engloba um núcleo mais caseiro. Na famllia moderna, a autoridade passa a ser dividida entre os pais e engloba um núcleo mais caseiro. Na família moderna, a autoridade passa a ser dividida entre os pais e as mães. Na família contemporânea, surgida atualmente, a educação dos filhos tem sido muito mais delegada à escola e aos meios de comunicação, e os cuidados aos especialistas. Os filhos estão precisando ser mais vistos pelos pais cuja função junto a eles é insubstituível.

Já não existem regras básicas de parentesco. Filhos morando com só um dos pais, devido ao divórcio, casais sem filhos, uniões homossexuais e outros. Para Kaloustian & Ferrari (1994), a familia é o espaço indispensável para a garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vêm se estruturando. É a famllia que propicia os aportes afetivos e, sobretudo, materiais necessários ao desenvolvimento e bem-estar dos seus componentes.

Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal em seu espaço que são absorvidos os valores éticos e morais, e onde se aprofundam os laços de solidariedade. Com o decorrer das transformações na sociedade surgem vários rranjos familiares, como por exemplo, – Divorciados gerando novas uniões; Adolescentes e mães solteiras que assumem seus filhos ; Mulheres que sem companheiro estável tem filhos através de produção independente; Pais divorciados com a guarda compartilhada; União entre homossexuais, entre outros. Christine Collange em “Defina uma família! cita várias denominações à estes novos arranjos familiares. família “casulo”, família “disneilândia”, família “clube”, família “moderna”, família “tradição”, família “cepa”, família “monoparental”, famllia “em Kit”, família “reconstituída”, f PAGF3ÜFd tradição”, família “cepa”, família “monoparental”, família “em Kit”, família “reconstituída”, família “aberta”, familia “invisível” família “new look”, família “nuclear”, família “comunitária”, família “fragmentada’ , família “parceira”, família”de fusão’ (1994,p. 5). Um dos arranjos familiar é da união entre pessoas do mesmo sexo, que é cada vez mais frequente na sociedade contemporânea, devido a liberdade dos indivíduos para escolher seus pares amorosos, Esses tipo de arranjo é chamado de fam[lia homoparental. Os sujeitos desses arranjos sofrem preconceitos pela sociedade e muitas vezes de sua própria família.

Mas há uma grande diferença para a formação de famílias homossexuals, pois, sendo pessoas do mesmo sexo não tem condições biológicas para procriarem, e isso faz com que estes casais procurem uma maneira de conceber e gerar seus filhos, para constituírem suas famílias. Geralmente os casais recorrem a uma terceira pessoa ou tentam a adoção, legalizada ou ilegal, inseminação artificial no caso de mulher com um doador, no caso de casais de homens, recorrem uma barriga de aluguel. Portanto a familia tem grande importância no contexto histórico da sociedade, não importando a sua formação ou a sua organização.

Fichamento” gomorforlogia ambiental”

0

Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão Goias. Aluna: Ana Paula Silvério da Silva. Professor: Paulo. Achamento do Texto “Geomorfologia

Read More

Pim vii

0

UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia Projeto Integrado Multidisciplinar VII – Natura Cosméticos SIA Paracatu 201 0

Read More