Análise do discurso – programa de auditório
ANÁLISE DO DISCURSO – PROGRAMA DE AUDITÓRIO 1 orlo to view nut*ge Programa do Silvio Santos: uma análise completa de tudo que gira aviãozinho”, onde é jogado na platéia uma nota representativa da moeda real dobrada em forma de aviãozinho, onde no final do programa as pessoas trocam por dinheiro verdadeiro. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Segundo a teórica Fechine, Yvana (2001) os gêneros devem ser entendidos como matrizes de naturezas socioculturais que permitem a organização da linguagem da televisão (Fechine, Yvana.
Gêneros televisuais: a dinâmica dos formatos). Ela lassifica gêneros como categorias que orienta a indústria televisiva com o público e segue as mesmas linhas de classificação de Arlindo Machado. Este homem baseia-se em Backhtim ao afirmar que o gênero é aquele que orienta a linguagem em determinado meio, tendo em vista que nele se “manifestam tendências expressivas” (A. Machado, Op.
Ch. , p. 143). Os gêneros televisuais são definidos por particularidades com formatos estético-cultuarais. Segundo a autora, há no mínimo 12 gêneros na televisão brasileira e os programas de auditório se encaixam nos seguintes: ?? Formato fundado no diálogo ocorre quando o essencial é a conversação interpessoal, “a TV é uma metáfora de um grande chat” (Fechine, Yvana.
Gêneros televisuais: a dinâmica dos formatos), isso ocorre no Programa Silvio Santos porque na maior parte do programa ele conversa com a platéia; • Formato fundado na performance, classificado quando os convidados ou apresentador tem uma atividade artística, cênica ou musical, por exemplo, para apresentar, no programa Silvio Santos há convidados com apresentações artísticas; • Formato fundado no jogo acontece quando há disputas por premios 10 presentações artísticas; prêmios, sorteios, etc.
No programa do SBT além das gincanas gravadas externamente, a platéia tem a oportunidade de ganhar dinheiro com atividades realizadas dentro do estúdio. METODOLOGIA Neste trabalho analisamos o “Programa do Silvio Santos” que foi ao ar em 21 de fevereiro de 2010. Foi analisada toda linguagem utilizada pelo apresentador ao se reportar ao auditório e aos seus convidados. Além disso, o discurso apelativo nas propagandas/anúncio de produtos dentro do programa, que inclusive são de produtos que pertencem ao grupo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
E inda, o papel das mulheres e suas participações. Outra questão analisada foi o fato de quase toda ação no programa girar em torno de “ganhar dinheiro”. ANÁLISE O programa inicia-se com uma música presente em toda a carreira do evento, neste momento as dançarinas realizam passos de dança e a platéia canta com o apresentador, que tem a mesma postura de sempre: canta e abre os braços. A letra da música é: “Agora é hora de alegria, vamos sorrir e cantar, do mundo não se leva nada, vamos sorrir e cantar.
Silvio Santos vem a), olé olé olá”. Na sua fala inicial há uma incoerência: ele diz “é o rograma mais variado, é o programa mais tradicional”, o programa tem o mesmo formado há muito tempo, portanto não pode ser considerado variado. Logo no início o apresentador cita as “garotas bonitas no palco” e descreve o que elas esta papel delas é dançar PAGF 10 estão fazendo. O papel delas é dançar enquanto há música, de acordo com nossa análise sua função é atrair o público masculino para assistir ao programa.
Após a música Silvo Santos pergunta se o audltório quer “aviãozinho ou dinheiro” e joga na platéia o “aviãozinho”. O “‘aviãozinho” é um papel representando uma nota monetária do inheiro Real onde as pessoas pegam este papel e no fim do programa trocam o papel pelo valor correspondente. Há aqu uma clara apelação a questão do dinheiro, pois, a platéia se exalta para pegar o papel. Doar dinheiro às pessoas de forma a que elas briguem por ele demonstra a superioridade em que o apresentador se coloca e a inferioridade com que trata o auditório.
Aos 2 minutos e 37 segundos de programa ele chama quatro mulheres do auditório, e ao pronunciar o nome de uma ele erra e deixa claro que isso nao tem importância. Outra péssima atitude que ele tem é chamá-las de “mulheres fofinhas, porque elas não ostam quando são chamadas de gordinhas”, o que caracteriza mais uma vez a inferioridade com que trata os outros. Talvez o pior deste caso seja que as mulheres riem e acham graça do descaso dele.
No quadro das gncanas as pessoas se inscrevem pelo Slte e vão ao estúdio participar de diversas provas, de novo, a questão do dinheiro é enfatizada: quem chega até o fim da prova ganha R$ 300,00 e quem não consegue ir até o fim ganha R$ 100,00. Os que erram a prova sofrem um tipo de castigo, por exemplo, cair numa piscina de lama. Um fato interessante que aconteceu neste programa analisado é que o nome da pessoa que aparece na tela ? Leandro enquanto o aconteceu neste programa analisado é que o nome da pessoa que aparece na tela é Leandro enquanto o nome real do candidato é Pedro Ferrara.
Identificamos um novo descaso com os participantes do quadro, o que não devena acontecer uma vez que sem eles o quadro não existiria. Uma fala interessante do apresentador durante o programa é “Que coisa impressionante, parece o Silvio Santos”, o que mais uma vez marca em seu discurso a superioridade. Na propaganda dos produtos “Jequiti” a apresentadora Patr(cia fala “são produtos inesquecíveis que o consumidor vai usar para empre” o que marca na oralidade uma forma persuasiva e que reafirma a marca como algo tão bom que é ilimitado.
Há ainda a particlpação da cantora “Cláudia Leite” que possui uma linha própria de produto. Há ainda um concurso onde neste episódio transformistas tinham a oportunidade de se apresentarem, e caso fossem escolhidas pelo auditório ganhariam mil reais. O personagem Luiz Ricardo entra mais uma vez no programa agora anunciando o “Baú da felicidade crediário”. O nome do produto possui caracteristicas interessantes, o aspecto de felicidade está diretamente relacionado a ter dinheiro, não pouco inheiro, mas um baú, ou seja, grande quantidade de dinheiro.
Ele começa o discurso oral oferecendo modernidade, reforma, ou seja, o antigo não é útil, nem tão pouco bom. A fala “o Baú da Felicidade Crediário tem tudo o que você precisa” é mais um discurso curioso, pois como um crediário pode possuir tudo o que alguém precisa, mais uma vez há ênfase ao dinheiro e o quão importante ele é, como as pessoas dependem dele pa vez há ênfase ao dinheiro e o quão importante ele é, como as pessoas dependem dele para qualquer coisa, e para conseguir esse dinheiro o “Baú da felicidade crediário” é quem vai ajudar consumidor.
O consumidor compra no mês de fevereiro e começa a pagar em abril, uma oportunidade de pagamento que atrai principalmente as classes mais baixas da sociedade. O Luiz Ricardo diz que o produto possui “a menor parcelinha do Brasil”, percebe-se uma fala totalmente informal, o que revela o público- alvo que se deseja atingir. Durante o vídeo de apresentação aparece a figura do apresentador “Ratinho” muito conhecido na sociedade de massa.
Podemos notar também que toda a “família” SBT, como eles próprios se intitulam, lutam e trabalham pela expansão das empresas Silvio Santos. Há um quadro de participação de dois convidados, neste programa, a apresentadora Joyce Ribeiro e o cantor Falcão. Neste momento, Silvio Santos ironiza a roupa de Joyce chamando-a de “fantasiada de leopardo”, percebe-se uma irreverência ao convidado. Em outro momento o apresentador chama participantes que levaram suas blusas para participarem de um quadro.
O que achamos muito interessante é que todas que participavam eram mulheres e as próprias só levavam frases que denegriam completamente sua imagem, como por exemplo, chamando as mulheres de “piriguetes” ou “quem tá sem calcinha dê uma isadinha” o pior é que nenhuma delas parecia se incomodar de serem humilhadas em rede nacional, pelo contrário, quanto mais obscena fosse a frase mais elas se alegravam. Ou seja, como este programa tem transmitido a imagem da mulher bra frase mais elas se alegravam. Ou seja, como este programa tem transmitido a Imagem da mulher brasileira? ? o que nos perguntamos. Em outra parte do programa Sllvio Santos chama seis convidados para continuar a música quando ela parar, caso eles não acertem o auditório tem uma chance de continuar e mais uma vez, caso acerte, ganhar dinheiro, desta vez R$ 50,00. Aos 6 minutos e 10 segundos de programa Silvio começa um novo quadro, “Jogo dos Trinta”, onde começa apresentando seus convidados, ele pergunta à eles quem são, e o que estão fazendo ou já fizeram em termos profissionais, mas sempre tentando fazer uma alusão à relação que eles (convidados) possuem ou já possu(ram como SBT. go depois, podemos perceber que Silvio não costuma dar oportunidade a seus convidados ou até mesmo as pessoas que frequentam seu programa de se expressarem, a nao ser que ele queira, deixando-o totalmente encabulado já que tudo isso faz parte do “show do Silvio”. Neste programa que analisamos isso fica bem claro com a convidada Maira (ex-BBB). Já com outra convidada Andressa Zizzari, que aparentemente ele parece se agradar age totalmente diferente, deixando-a livre para dizer o que quiser, Sllvio sempre tentando fazer alusão ao SBT, é claro.
Esta situação nos mostra que Silvio é a principal atração de seus programas e quadros não os convidados, eles apenas são chamados para comporem o quadro de humor que Silvio cria em torno de si mesmo. Ele por ser a “atração principal”, tem total liberdade para fazer e falar o que bem entender. Em outro momento, como de costume, Silvio ao chamar o come fazer e falar o que bem entender.
Em outro momento, como de costume, Silvio ao chamar o comercial chama também suas bailarinas para que estas possam entreter o telespectador, suas bailarinas então começam a fazer sua coreografia, note que a coreografia não muda, sempre é a mesma, o que é contraditório ao que Silvio diz no inicio do programa, “é o programa mais variado”. Aliás, todo o programa é contraditório, seu programa não muda de estilo, Silvio segue este estilo desde que começou a apresentá-lo, e ainda diz que é variado.
Este é outro fato interessante que notamos o fato de Silvio não mudar o estilo de seu programa, deixando-o completamente tradicional como ele mesmo cita, nos prova mais uma vez sua atitude de superioridade, ele não se incomoda com o gosto do telespectador e sim com o seu, ele não está ligando se seu programa vai ter audiência ou não, o que ele quer é que tudo seja de seu jeito e gosto, se o público vai assistir ou não é escolha dele o programa é assim, goste quem quiser.
No quadro em que Silvio chama pessoas de sua platéia para assistirem com ele as câmeras escondidas é notado um esrespeito muito grande por parte do programa para com as pessoas, pois, todas as suas câmeras escondidas fazem comédia em cima das pessoas que ingenuamente acabam cando, para nós que estamos assistindo até pode ser engraçado de certo modo, mas se pararmos para analisar nos depararemos com a catarse (segundo Aristóteles, a catarse refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama), por exemplo, nos sentimentos melhor ao vermos que alguém emocional provocada por um drama), por exemplo, nos sentimentos melhor ao vermos que alguém está em uma ituação pior do que a nossa, e isso do jeito que eles fazem não é muito aconselhável,visto que o programa atinge todas as idades. Isso pode acabar influenciando outras pessoas a agirem de maneira desrespeitosa para com outros.
CONCLUSÃO Logo após uma breve análise de tudo que estudamos, podemos verificar que todo o programa analisado é totalmente apelativo, e este apelo gira em torno de três figuras principais, o “ganhar dinheiro”, a figura da mulher brasilelra e o apresentador, Silvio Santos. Podemos notar claramente que tudo gira em torno do “ganhar dinheiro” como já foi dito anteriormente e que as essoas que se submetem a esse tipo de comportamento nao estão nem um pouco preocupadas com o que terão de fazer para conseguirem esse dinheiro, tão pouco se importando com sua imagem perante a uma rede nacional, a única coisa com que se preocupam é ganhar dinheiro.
Observando agora a figura da mulher, vemos que elas só se importam em aparecer, seja através de suas roupas, de suas falas, de seus comportamentos, de gestos e falas obscenos, não importa, o que elas querem é seus “quinze minutos de fama” e também percebemos que para serem notadas elas devem possuir uma beleza que agrade ao presentador, caso contrário, ele mesmo cria uma piada em relação o que não gostou na pessoa escolhida, muitas vezes escolhida apenas para servirem de gozação à platéia. Já com o apresentador, notamos nele um ar de superioridade, pois, ele constrói suas piadas em cima das fraquezas de sua platéia nele um ar de superioridade, pois, ele constrói suas piadas em cima das fraquezas de sua platéia e até mesmo em cima de seus convidados, que como já foi dito anteriormente, só foram chamados ali para comporem um quadro de humor que Silvio cria em torno dele mesmo, ou seja, seus convidados não são s atrações principais e sim coadjuvantes, que estão ali para incrementarem o grande quadro Silvio Santos.
O curioso é que se o programa já está no ar há tanto tempo e sem grandes modificações, é porque ele tem uma boa audiência, e isso nos mostra que há muitas pessoas assistindo a esse programa, o fato curioso é que as pessoas acabam não se dando conta do que estão assistindo, pois, como já foi dito, o programa gera a competição sem controle por dinheiro, visa somente à beleza exterior das pessoas e principalmente da mulher e gera nas essoas a total falta de respeito e compreensão ao próximo. BIBLIOGRAFIA *Fechine, Yvana. Gêneros televisuais: a dinâmica dos formatos. Revista Symposium. Pernambuco, v. 5, n. 1, p. 14-18,20, jan. a jun. 2001 A. Machado, Op. Ch. , p. 143 MARCUSHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade, p. 1, 8 Wikipedia. A enciclopédia livre. Disponível em: Microfone. Sistema Brasileiro de Televisão: SBT. Disponível em: LANZONI, Livia. Como seria a TV sem Silvio Santos?. Site Famosidades . Atualizado em 2 nov. 2010. Disponível em: Wikipedia. Disponível enciclo édia livre.