Analise do projovem
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB UAB – UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA. POLO – MUNDO NOVO – BAHIA Jaqueline Cardoso[l] As políticas públicas são definidas a partir da constatação de uma necessidade, passando então a fazer parte da agenda política. A política pública escolhia para o estudo é o ProJovem, que está inserido no Programa Nacional de Inclusão de Jovens, instituído pela Lei no 11. 129, de sociabilizar o jovem e oportunizando a qual bolsa mensal em tor para jovens com faix OFY
Sw. p to view nent page programa visa vencia, a tal oferece uma ficio é concedido que não concluíram o ensino fundamental, porém que são alfabetizados. Em contrapartida o jovem necessita atender ao requisito de 75% freqüência para manutenção do auxílio. O programa foi tido inicialmente como uma política pública de caráter emergencial, com o objetivo de alocar o jovem no mercado de trabalho oferecendo-lhe a possibilidade da qualificação profissional como ferramenta pra ingressar no mercado de trabalho com perspectivas mais favoráveis.
Equivalente a compreensão de que as políticas públicas são resultantes da atividade politica, o programa insere-se como tal por atender ao requisito, sendo executada por agentes públicos e referendada por Lei, devendo assim atender e observa Swipe to next -lal Studia observar os pressupostos legais tais como; legalidade, publicidade, eficiência.
De acordo com o Módulo básico que nos serve de aporte teórico, define-se que: “a análise de políticas é uma empreitada multidisciplinar que visa interpretar as causas e consequências da ção do governo” assim interpretado é possível considerar os impactos de tal ação. A ajuda financeira é sem dúvida um fator de grande relevância para o jovem que adentra ao programa, porém a possiVel inserção deste no mercado de trabalho é a condição de desejo que associado aos benefícios alcançados farão parte do conjunto de motivações que levam o indivíduo a inscrever-se no ProJovem.
Infelizmente tem-se acessado um grande número de estudos, publicações, com graves denúncias contra este programa, com raudes desde o pagamento de bolsas, dos salários dos professores e principalmente a falta de estrutura no qual é oferecido o curso, alem de cursos que não atendem de fato a realidade local, que não motivam o aluno, garantindo assim sua perpetuação no curso. Vê-se também em contrapeso a elevação o n[vel de alunos oriundos do programa que já estão desenvolvendo atividades remuneradas advindas do estudo e da qualificação recebida no programa.
Há também uma busca pela continuidade dos estudos e a re-inserçao de muitos jovens que antes estavam afastados edicando sua força de trabalho a serviços obscuros. Como toda política pública a de se levar em conta que o propósito de sua formulação não será atingido de modo absoluto se levar em conta que o propósito de sua formulação não será atingido de modo absoluto, há questões que fogem a própria ordenação do ciclo das políticas, entretanto acredito que o ProJovem tem sim grandes pontos positivos por promover a inclusão social, dar esperanças e acolher jovens que precisam de uma chance. ? preciso fazer com que a população não crie escrédito por programas sociais, deixando de buscar seus direitos a cidadania. Faz-se necessário uma maior regulação e fiscalização dessas ações no intuito de promover a melhoria na qualidade do serviço oferecido ao cidadão. Considero que o programa dispõe-se a garantir ao jovem oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho e estar capacitado para buscar novos desafios profissionais, melhorar a renda da família e ter mais qualidade de vida.
Contudo entendo que as politicas públicas deveriam se preocupar também com a eração de emprego e renda, para que o contingente que sai possa de fato encontrar um mercado propicio a receber o jovem formado, concedendo-lhe direitos e deveres como qualquer trabalhador. Investir em educação, saúde, formação de carreira, desde a infância seria, talvez, a saída para um futuro incerto como o que se apresenta hoje à população jovem do nosso país. [1] Graduada em Letras Vernáculas pela UEFS, aluna do curso de Especialização em Gestão Pública. E-mail: jaqueline-uefs@hotmail. com 3