Análise fenomenológica do filme: minha vida em cor de rosa

Categories: Trabalhos

0

Análise Fenomenológica do Filme: “Minha vida em cor de Rosa” Ludovic, é um menino de sete anos de idade, que possui um casal de irmãos e pais casados. Ludovic, se sentia menina e gostava de coisas de menina (como programas infantis, músicas, dançar, bonecas, etc). Até os seus sete anos, Ludovic viveu sua forma de ser sem repressões ou descriminação, pois os pais acreditavam que ele ainda estava em busca de sua identidade. Em uma festa onde todos estavam reunidos, Ludovic se veste como menina, como realmente gostaria de ficar, usando vestido e brincos.

O pai enta disfarçar essa situação, o rotulando de brincalhão, o que deixa Ludovic confus vestindo como ele se e q Na escola, ao precisa var u Ludovic leva algo dife n um boneco. A profes incando, e sim, se do e mais gostasse, s: uma boneca e assim como o pai, disfarçar a situação perguntando de forma tendenciosa se ele gostaria de ser como o boneco, e ele mais uma vez não se sente compreendido. Um colega de classe, leva o brinco que ele deixou cair na festa passada, e mostra interesse em ser seu amigo, o que faz Ludovic se sentir especial e aceito.

Ludovic acredita que Swipe to next gage ue algum dia será menina, e fala para sua avó que quando esse dia chegar se casará com o menino. A avó, não o julga nem o reprime, criando uma relação agradável e de respeito com o neto. Em casa, eles dançam ao som do programa preferido de Ludovic, o programa da PAM, uma mulher bonita e meiga com que ele se identifica. Sua avó, ao pedir que feche os olhos e imagine tudo que gostaria de ser, ele se imagina com um vestido de princesa em um mundo mágico como o de PAM. Ao ter que cortar o cabelo, Ludovic se esconde, pois teme perder o cumprimento de seu cabelo, que o faz se sentir mais feminina.

Ao ir na casa do menino que gostava, ele vê o quarto da irmã do menino, todo decorado e com roupas que ele gostaria de ter. Ludovlc vê nessa situação a oportunidade de cnar um casamento, e o faz juntamente com o menino. Um das mães vê e desmaia, Ludovic diante da situação imagina PAM os levando para longe voando… Sua mae o trás de volta a realidade, e tenta impor que se ele é menino deve continuar menino até o resto da sua vida, e seu pai briga com ele, porém ambos ainda de forma duvidosa, pois ainda acreditam que Ludovic pode mudar, até o momento ue a mãe vê ele usando a cueca ao contrário, e decidi levar ele a psicóloga.

Ludovlc sente a rejeição por parte do amigo, e teme ir para o inferno, começando a achar que a su Ludovic sente a rejeição por parte do amigo, e teme ir para o inferno, começando a achar que a sua forma de ser está errada. Na psicoterapia, ele também entende que seus pais esperam que ele seja menino, e não menina como sempre sentiu ser, também escuta do chefe do pai, que não quer perder outro filho, trazendo assim a culpa por estar fazendo algo errado.

Diante disso, Ludovic tenta se comportar como menino (jogando utebol, beijando uma menina… ) mas não se sente bem. Ludovic começa a refletir sobre sua sexualidade, e pergunta a irmã se ele é menino ou menina, a mesma responde que biologicamente é um menino, portando o “XV”, o que faz com que Ludovic crie sua própria lógica para o acontecimento, achando que Deus no momento de sua criação, perdeu o seu outro “X”, cometendo um erro cientifico, mas que posteriormente, Deus o concertaria.

A irmã, assim como a mãe, diz que ele nunca poderá ser menina. Apesar das tentativas de acabar com essa possibilidade em Ludovic, ele continua com esperança, pois o seu “sentir menina” é aior que os comentários dos outros. Em uma peça na escola, ele prende uma menina que seria a personagem principal que receberia um beijo na boca, para ficar no seu lugar, e receber o beijo do menino que gosta. Porém, essa atitude não era vista por ele, como algo ameaçador ou errada, e gosta.

Porém, essa atitude não era vista por ele, como algo ameaçador ou errada, e sim uma “surpresa” para quem iria o assistir, “surpresa” no bom sentido. As pessoas que o assistiram mostraram indignação e olhares de reprovação para sua família. Os pais brigam na sua frente, de forma que udovic se sente ulpado, e pense que para ser amado por eles, precisa mudar seu jeito de ser. O diretor da sua escola o expulsa, com o apoio de vinte pais de alunos, aumentando assim sua incompreensão diante da situação e sua culpa por estar fazendo as coisas darem errado.

Ludovic tenta se comunicar com a mãe, mas ela o “corta”, não dando importância para sua tentativa de diálogo. Na escola, ele apanha de outros meninos no banheiro, e ao voltar para casa se tranca no freezer da garagem, sumindo por um tempo, enquanto sua família o procura. Ludovic se esconde pois é uma forma de se proteger dos outros que o rejeitam e maltratam, guardando para si ainda, sua dúvida em relação ao como deveria se comportar. Ao o acharem, a família cuida e acolhe Ludovic, o fazendo se sentir melhor.

Decidem ir a uma festa da vizinhança, mesmo que não sendo convidados, e os pais atendem o pedido de Ludovic de ir a festa de saia, achando que dessa forma, ele enjoaria da ideia de ser menina e voltaria ao “normal”, porém, para ele é a melhor forma de se enjoaria da ideia de ser menina e voltaria ao “normal”, porém, para ele é a melhor forma de se apresentar e mostrar quem ele O pai de Ludovic, é demitido por seu chefe, e chega bêbado em asa, começando uma discussão com a mãe, Ludovic pergunta se a culpa é dele e a mãe exaltada fala que a culpa de tudo isso estar acontecendo é sim dele.

O pai tenta amenizar o que foi dito, dizendo que a culpa não é de Ludovica Apesar da tentativa do pai, Ludovic continua se sentindo culpado. Certo dia picham o lado de fora da casa de Ludovic, e o pai chora sentindo rejeição e vergonha. A mãe leva Ludovic para cortar seu cabelo de uma vez, em uma tentativa de acabar com seus comportamentos de menina.

Ludovic não se sente bem com a família, não se sente aceito ou compreendido, e pede para morar om a avó, que foi a que mais o aceitou e abriu espaço para ele ser quem ele era. Ludovic sente dores no estomago que acredita ser de menstruação, sua avo o acolhe. Ao dormir, Ludovic sonha que é uma menina aplaudida e querida por todos (família, vizinhos, colegas), e que se casa com o garoto que gosta, em um ambiente agradável e bonito.

O pai de Ludovic consegue um novo emprego, e decidem mudar de casa. Ludovic vai com a família para um novo lugar, e anda assim a mãe o culpa pelo que acontece. Nesse novo lugar, ele conhece um menino qu novo lugar, e ainda assim a mãe o culpa pelo que acontece. Nesse novo lugar, ele conhece um menino que é criado como uma menina, e ao ir na sua festa de aniversario, ele é obrigado a usar a roupa de menina que o outro usava, fazendo sua mãe o interpretar de forma errada e o maltratar.

Ludovic tenta comunicar a mãe sobre o ocorrido, mas ela só escuta quando o outro menino explica, fazendo com que Ludovic se sinta desamparado e confuso. Ludovic some por um tempo, a mãe volta o procurar desesperadamente, e em um encontro único, enxerga no outdoor da estrada a imagem do programa da PAM, decidindo subir até lá para achar o filho, nisso ela desmaia e imagina seu filho indo mbora nesse mundo mágico.

A mãe ao entrar nesse mundo, simboliza sua compreensão em relação ao mundo do filho, pois o mesmo era muito ligado ao lúdico, e foi a partir desse lúdico que ela pode enxergar de uma forma diferente, o que foi importante pois houve uma flexibilização na sua atitude. Ao acordar, o encontra e percebe que nessa nova vizinhança, as pessoas são mais acolhedoras, de forma que sua preocupação em relação ao comportamento de Ludovic, não deveria ser tão intensa. E assim, Ludovic, se sente aceito por sua mãe e consequentemente por sua familia.

Trabalho de ciencias

0

Trabalho de projeto de ciências da natureza 5. ace5. 0D Grupo 1 As rochas, o solo e os seres vivos:

Read More

A complexidade do individuo

0

Matriz de atividade individual* Módulo: 2 Título: A complexidade do viver coletivo Aluno: Marcelo Mattos Leal Disciplina: Psicologia Organizacional Relações

Read More