Angela peixoto ;d

Categories: Trabalhos

0

1 10 Ano — Curso de Artes Visuais – História da Cultura e das Artes – Módulo 9: a Cultura do Cinema Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira/ Professor José Couto GUERNICA (1937), de PABLO PICASSO 1. O que motivou a escolha do tema? 2. Quais as características técnico-formais da obra e as suas influências? 3. Qual o significado da obra? 1.

Guernica, produzida pelo artista espanhol Pablo Picasso, em 1937, nasceu de uma encomenda que lhe foi feita para pintar um grande mural para o Pavilhão da República o page Espanhola, a ser apre Porém, quando tom con ora pequena vila basca d u•2. •’. ao serviço de Franco (1936-39), Picasso de sua obra. ternacional de Paris. bardeamento da alemã e italiana, Civil Espanhola cimento o tema da 2. Guernica é um grande quadro (cerca de 3,5 m de altura por quase 8 m de comprimento), pintado a óleo sobre tela.

A sua composição clássica está organizada como se fosse um tríptico, dando ideia de movimento através das linhas rectas e diagonals, e caracteriza-se: — pelo claro-escuro e pelo heio-vazio; – pela agitação e distorção expressionista das figuras; pelo tratamento cubista – decomposição dos planos e das formas, grafismo e paleta mínima (negro, branco, cinzento); — pelo carácter expressiv expressivo (bocas gritantes, olhos grandes e deslocados) e simbólico dessas mesmas figuras – são todas mais ou menos planas (bidimensionais), com excepção do cavalo; – pela representação de um espaço construído não em função de leis ópticas, mas segundo uma vontade de expressão do artista; — elo simbolismo e pelas notações do inconsciente (influência do Surrealismo). A luz provém dos corpos pintados de branco, como expressão do sofrimento. Tudo se orienta para o lado esquerdo, para onde todos se dirigem, como se fosse uma saída da vila. 3.

Partidário da Frente Popular (anti-franquista, portanto), Picasso apresentou em Guernica uma composição alegórica que simbollza o terror, a violência e a destruição da Guerra Civil Espanhola. No entanto, a obra transcende esse conflito e simboliza a destruição e o sofrimento rovocados pela guerra em geral, patentes nas representações da mãe que grita com o filho morto nos braços, de uma casa em chamas, da agonia do cavalo, ou do guerreiro morto e mutilado que jaz no solo. A mensagem contém uma denúncia inequívoca do horror provocado pela guerra – é um quadro/grito contra o terror injustificável e pela exigência de responsabilização dos seus autores, que apresenta uma clara dimensão ético-polítlca e que demonstra o tremendo poder da Arte! PDF creator – PDF4Free V2. o http://www. pdf4free. com

O essencial da didatica

0

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ RETIFICAÇAO OI EDITAL DO CONCURSO PUBLICO NO 001/2012/ PMC/MT, DE 18 DE JANEIRO DE 2012. O

Read More

Aspectos da filosofia contemporânea.

0

1. Nossos dias: a pós-modernidade Desde o fim dos anos 1970 surgiu a ideia de que a modernidade (sociedade industrial)

Read More