Famosos pintores da literatura

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Tarsila do Amaral Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Tarsila nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886 era filha de José Estanislau do Amaral alho e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, e neta de José Estanislau do Amaral. Seu pai herdou a fortuna e diversas fazendas, onde Tarsila e seus sete irmãos passaram a infância. Em sua adolescência estudou na cidade de São Paulo no Colégio Sion,mas porém, completou os estudos numa escola de Barcelona Swipe to page (Espanha).

Desde jovem, Tarsila rtes plásticas e aos or16 Sagrado Coração de] us. to view nut*ge Aos 20 anos casou-s e com ele teve sua ú interesse pelas eiro quadro, ndré Teixeira Pinto separar, começa a estudar escultura, mas somente com 31 que começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges que era pintor, professor e decorador. Em 1920, foi estudar na Academia Julian,escola particular de artes plásticas na cidade de Paris dois anos depois participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.

Neste mesmo ano retornou para o Brasil ormando o “Grupo dos Cinco”, junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, que foi o grupo mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922. No ano seguinte voltou a Europa e teve contatos contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933).

Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico que uando a temática central de seus quadros foi a representação do Brasil por meio de suas paisagens, fauna, flora, folclore e pessoas e que defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte européia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus. Em seus 40 anos casou-se outra vez com Oswald de Andrade, separando-se após 4 anos. Tarsila também trabalhou como colunista nos Diários Associados, grupo de midia que envolvia jornais, rádios, revistas entre os anos de 1936 e 1952.

Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro e 1973, com 87 anos. A importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos. Características de suas obras – Uso de cores vivas – Influência do cubismo (uso de formas geométricas) – Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil – Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica) Obras Abaporu de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época.

Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura stranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). O homem grande, com a cabeça bem pequena, representa o brasileiro desmiolado. Os pés e as mãos são grandes por que o autor considera o brasileiro um povo trabalhador. O sol simboliza que o trabalho do brasileiro não é mole (é duro trabalhar debaixo do sol quente).

E o cactus é enfeite. Inspirou Oswald de Andrade a escrever o Manifesto Antropófago e criar o Movimento Antropofágico, com a intenção de “deglutir’ a cultura européia e ransformá-la em algo bem brasileiro. O “Abaporui’ foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$I . 500. 000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini em 1995. Encontra-se exposta no MALBA – Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires.

Operários O quadro Operário foi pintado em 1931 pela pintora Tarsila do Amaral em um momento em que Tarsila esteve ligada politicamente ao comunismo. No início dos anos 30 Tarsila esteve na União Soviética e participou de reuniões do Partido Comunista Brasileiro. O quadro representa o imenso número, e variedade racial das essoas vindas de todas as partes do Brasil para trabalhar nas fábricas, que começavam a surgir no país. Os rostos sobrepostos remetem à massificação do trabalho e às cond que começavam a surgir no país. condições de vidas nas cidades.

Estão representadas diversas etnias, fazendo referência à migração de diferentes locais do Brasil e do mundo para as metrópoles. A expressão dos operários representados é de tristeza, indiferença, cansaço. Representam as péssimas condições de trabalho a que estão submetidos, e a falta de perspectivas que predomina no contexto de opressão a chamada “Era Vargas”. O quadro, juntamente com “Segunda Classe”, é uma expressão do crescimento capitalista no Brasil e do preço pago pelos trabalhadores para que seu êxito fosse garantido.

Nesta época, a política e a temática do trabalho fizeram-se presentes não só em sua obra Operários, mas também na sua obra Segunda Classe (1933) Principais obras de Tarsila do Amaral – Autorretrato (1924) – Retrato de Oswald de Andrade (1923) – Estudo (Nú) (1923) Natureza-morta com relógios (1923) – O Modelo (1923) Caipirinha (1923) – Rio de Janeiro (1923) -A Feira I (1924) São Paulo – Gazo (1924) – Carnaval em Madureira (1924) – Antropofagia (1929) – A cuca (1924) – Pátio com Coração de Jesus 1921 – Chapéu Azul (1922) Religião Brasileira (1927) -O cago (1928) – Coração de Jesus (1926) – O Ovo ou Urutu (1928) -A Lua (1928) Abaporu (1928) – cartao postal (1928) Operários (1933) Pablo Picasso A começar pelo estranhíssimo nome de registro, Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Martyr Patricio Clito Ruiz y Picasso, depois acrescidos de Ruíz y Picasso, derivados do pai e a mãe, ou simplesmente Pablo Picasso foi um dos artistas mais polêmicos e influentes da história da arte do século 20.

Filho de Maria Picasso y Lopez e de José Ruiz y Blasco, também pintor naturalista, professor de arte na escola San Telmo de Málaga, especialista em retratar pássaros. Picasso nasceu do seio de uma família de classe média e de sua mãe pouco se sabe, a não ser o que está retratado no terno retrato dela feito por Picasso em 1923. Teve duas irmãs. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque. Começou a se interessar pela arte aos sete de idade, época que esenhava a lápis e recebia orientações de seu pai, que foi seu primeiro professor e o introduziu no uso da pintura a óleo. Quando tinha 10 anos, sua familia mudou-se para La Coruña e seu pai empregou-se como professor de arte em uma escola local, por 4 anos.

Conta-se que José Ruiz ficou especlalmente impressionado nessa época, quando se deparou com uma pintura inacabada de Picasso sobre o esboço de um pombo que fizera e considerou que este já o superava em talento, com 13 anos de idade. Em 1895 a fam 16 pombo que fizera e considerou que este já o superava em talento, com 13 anos de Idade. Em 1895 a família mudou-se novamente, desta vez para Barcelona e Picasso se matriculou na Academia La Lonja. Nessa época foi exposta a primeira tela a óleo de sua autoria, em grandes dimensões (166 x 118 cm, Museu Picasso, Barcelona), denominada, “A Primeira Comunhão”, de linhagem acadêmica, onde a modelo é Lola, sua irmã. Em 1897 seu pai decidiu que deveria investir seriamente na carreira de pintor e o enviou a Madrid. Matriculou-se na Academia São Fernando, mas aí não ficou muito tempo, para desgosto de seu pai.

Picasso considerava as orientações da academia uito conservadoras para o que pretendia e a abandona, mas aproveitou o seu tempo para constantes visitas ao Museu do Prado, especialmente para conhecer melhor as obras de El Greco, pintor maneirista, do final do Renascimento. Inicialmente Picasso assinava as sua obras como “Pablo Ruiz Picasso”, depois como “Pablo R. Picasso” e finalmente só ‘Picasso”. Essa última maneira de assinar fez com que psicanalistas analisassem como sendo uma rejeição à figura paterna. Na realidade, ele passou a assinar pelo nome que era mais conhecido e chamado pelos amigos. Nessa passagem por Madri, adoeceu de escarlatina e tem ecomendação médica de ir para um lugar mais calmo a fim de se recuperar.

Assim, voltou a Barcelona, e em seguida parte para um lugar chamado Horta de Sant Joan, onde tomou contato com a natureza primitiva e com as raízes espanholas. Mas aí também não ficou muito tempo e retornou a Barcelona, e PAGF e com as raízes espanholas. Mas aí também não ficou muito tempo e retornou a Barcelona, em 1899, e passou a frequentar os cafés onde se reuniam os artistas locais e a ter uma consciência polltica através da ideologia anarquista e da observação da pobreza reinante nos bairros pobres da cidade. Esse chamado “caldo cultural” começou a fazer parte da sua obra desse período que ainda não tinha se definido como um estilo próprio, que logo iria aparecer após sua visita a Paris.

Em 1900 viajou a Paris com o amigo e pintor Carlos Casagemas que conhecia das noitadas nos cafés de Barcelona. O motivo dessa viagem foi uma visita à Exposição Universal que exibia uma obra sua, chamada “Últimos Momentos”. Em Parls travou contato com o pintor Isldro Noel que conhecia de Barcelona. A obra desse artista somados ao trabalho de Toulouse-l_autrec influenciaram em grande medida a arte de Picasso nesse período e o que estaria por vir. Pode-se notar essa proximidade nas obras “La Espera (Margot)”, “‘Bailarina Enana” y “El Final del Número”, ambas de 1901. No fim de 1900 retornou a Barcelona, mas já sabe que não é na Espanha que quer viver.

De 1901 a 1904 viaja da Espanha a França diversas até se fixar definitivamente em Paris. Fases A partir dessa época a história da arte começa a classificar a obra de Picasso por fases, e estas fases são caracterizadas pelas cores predominantes que marcam a transição de uma fase a outra. Fase Azul: corresponde ao período de 1901 a 1904. Nesta fase Picasso retratou pessoas tristes e infelizes, com fortes traços de desespero, sempre Nesta fase Picasso retratou pessoas tristes e infelizes, com fortes traços de desespero, sempre com o predomínio da cor azul. Corresponde à época do suicídio de seu amigo Casagemas, que é retratado na tela “La Muerte de Casagemas’ (1 gol).

Nota-se neste período a influência de Van Gogh pela carga psicológica e emotiva que está impregnada nas telas e também de paul Gauguin pelo uso reduzido do volume e uso de contornos. Esta fase corresponde também à época que Picasso enfrentava dificuldades materiais. Estando em Paris sem dinheiro passou a viver na casa do poeta Max Jacob. Conta-se que a casa só possu(a uma cama. Picasso dormia durante o dia, enquanto Max trabalhava e à noite Picasso trabalhava. Neste espaço e entre idas e vindas a Barcelona produziu “Autorretrato Azul” (1901 ) “La Vida”, Las Dos Hermanas (1902), Pobres a Orillas del Mar (1903), El Viejo Guitarrista Ciego (1903), El Asceta (1903) e La Celestina (1904), retratando a solidão, a pobreza, os mendigos e os cegos.

Fase Rosa: Quando se apaixonou por Fernand Olivier, um dos muitos de seus amores, o trabalho de Picasso passou a refletir a or da paixão e mudou para a cor rosa e avermelhado. Também refletem a alegria e otimismo, ausente na fase anterior, pois já estava estabelecido em Paris, distanciando-se da vida difícil do período anterior. Os personagens são acrobatas, dançarinos, arlequins, artistas de circo e o mundo do circo. Destaca-se “Saltimbanquis’i . As características de Fernand são fonte de inspiração e aparecem nos rostos de diversas figuras femininas pintadas nesta fase, qu são fonte de inspiração e aparecem nos rostos de diversas figuras femininas pintadas nesta fase, que vai de 1904 a 1906. Também á bastante ênfase no uso do traço e contorno.

Um momento transição ao cubismo, com aparente marca da arte africana se revelou nesse período com o retrato de Gertrud Stein pintado em 1 906, que tem um rosto com aparência de máscara e que ficará mais nítido na famosa “Las Señoritas de Avignon” que é a primeira obra já cubista e que se tornaria com o passar do tempo um ícone representativo da arte moderna. Picasso começa a ter vida social intensa em Paris e a se relacionar com importantes nomes de outras áreas, além das artes plásticas, como o escritor Guillaume Apollinaire. Nessa época nlciou a sua amlzade com Matisse que durará a vida inteira. Mas é em co-autoria com Georges Braque que a fase seguinte, a cubista, ganha relevância. O cubismo consistia em representar pessoas e figuras em formatos de triângulos, cubos e quadrados e buscava a geometria dos motivos representados. Tudo se reduzia a formas geométricas.

Picasso monta a imagem em facetas múltiplas e deforma a realidade tal qual a conhecemos, criando figuras que causam estranhamento, como a representação de um face, por exemplo, uma metade frontal e outra metade de lado. Tenta-se representar no plano uma figura em três dimensões. Tem-se a déia que o objeto representado pode ser apreciado em todas as sua faces, e todos os ângulos, de frente, de lado, por cima e por baixo, causando uma sensação de volume na superfície plana. A aventura cubista teve o seu fim por baixo, causando uma sensação de volume na superfície plana. A aventura cubista teve o seu fim durante a Primeira Guerra Mundial.

No conflito, o seu grande amgo e parceiro Georges Braque foi gravemente ferido. Em 1911 Picasso conheceu Marcelle Humbert, que se tornaria outra das marcantes mulheres de sua vida. Separa-se de Fernand e junta-se a Marcelle que ele passou a chamar de Eva, dando entender que esse era o seu primeiro amor e passa a figurar como inspiração e modelo para suas telas. Essa relação durou até 1917, com a morte de Marcelle. Picasso inaugurou uma nova fase de seu trabalho denominado “colagem”, que se constituiu na utilização de materiais de uso cotidiano, como fotografias, recortes de jornais, madeira, couro, colados na superfície plana, compondo sentidos junto a pintura.

Essa técnica apareceu pela primeira vez, em 1912, na tela “Naturaleza Muerta con Silla de Rejilla” e ainda se discute quem foi o inventor da técnica, que também foi praticada por Georges Braque. Durante um breve período do ano de 1916 Picasso residiu em Roma, e lá através de Jean Cocteau foi apresentado ao grupo Ballets Russos. Cocteau estava escrevendo libretos para uma peça de Eric Satie e Picasso foi convidado a fazer cenários para esse espetáculo. Nesse período conheceu a bailarina Olga Koklova e com ela se casou, em 1918 em Paris, tendo um filho desse casamento – que duraria até 1935 de nome Paulo. Nesse ano de 1918 participa de uma exposição com o amigo Matisse. Picasso experimentou, nessa época, fama e reconhecimento popular, mas estava p

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