Antropologia
A partir dos trechos do Caderno de Homem e Sociedade, de Kenia Kemp (p. 62-3) sobre simbolização, símbolos fora de contexto, assinale a alternativa correta. “Como os símbolos cotidianos dependem de consenso em torno da interpretação, é muito comum que quando usados em um contexto diferente do original, eles sejam interpretados de formas completamente diferentes da convenção da cultura que lhe deu origem. Isso porque ao saírem de sua cultura original, podem ir parar em lugares onde não há essa convenção sobre como ele deve ser nterpretado.
Então, o que acontece é que as pessoas tendem a dar o sentido mais apropriado ao seu próprio contexto. O que os indivíduos fazem, tradutor, ou seja, as outras culturas à sua trabalho feito pelo os símbolos de PACE 1 ar 2 to view nut*ge sua própria linguagem e vida social. Ou seja, quando se “adota” simbolos de outras culturas, de outras convenções sociais, a tendência é que as pessoas façam um esforço para adaptar os significados possíveis desse símbolo ? sua própria realidade”. Resposta
A tatuagem tribal (maori, por exemplo) conserva seu significado em contextos diferentes. b. Não pode ocorrer o desenraizamento dos significados, pois são absolutos, invariáveis em seus significados. c. Não se deve ficar interpretando símbolos, principalmente se não forem da própria cultura. d. O que a autora quer dizer com convenção é uma maneira dos símbolos não terem perdas ou sofrerem mudanças na transferência de lugar. e. O “consenso em torno da interpretação” trata-se de, essencialmente, do processo de comunicação.