Questao coimbã

Categories: Trabalhos

0

Djenifer Andreatta Vegetação Catarinense Santa Maria, 2012 Vegetação catarinense Trabalho para a disciplina de Geografia da terceira serie do Ensino Médio da escola de Educação Básica Tercilio Longo Santa Maria,2012 Sumario 1. Tipos originais da cr Swipe to page ica especifica…. 2. Causadores da degradação do tipo de vegetação………….. 4 3. Situação 1 . Introdução Neste trabalho será abordado e seguinte assunto: Vegetação catarinense, onde apresentarei particularidades de cada tipo de vegetação buscando saber como ela se apresenta hoje suas aracterísticas e quem causou a degradação dessas. . Vegetação Catarinense Tipos de vegetação * Mata Atlântica Encontra-se nas planícies e nas serras da costa catarinense, em ambientes úmidos e com baixa amplitude térmica. Tendo fronteira agrícola e da exploração da madeira. Num ambiente de preservação é possível ver as canelas, a imbuia, os camboatás, da sapopema, da erva-mate, da bracatinga e tantas outras arbóreas, arbustlvas e herbáceas típicas do planalto. Mata Caducifólia Localizada no oeste catarinense, onde há uma forte dissecação o relevo, vales encaixados e pendentes íngremes, onde o clima tem uma variação térmica, por temperaturas medias mais elevadas do que no planalto. No inverno elas perdem suas folhas as recuperando somente na primavera e permanecendo no verão e outono. Como exemplo pode se destacar: a grápia, o anglco vermelho, o louro-pardo, a canafístula e a guajuvira. Nessa mesma floresta também há um predomínio de espécies perenifólias, desse grupo fazem parte o pau-marfim, as canelas, os camboatás, o tanheiro etc. que junto com as espécies arbustivas e herbáceas dão conteúdo ao interior da mata. Região as Savana (Campos do Planalto) Na região predomina savana ou campos do Planalto, encontrando-se diversas formações campestres acompanhando, geralmente, as superfícies de relevo mais suave, em cuja fisionomia distinguem-se, esparsamente, as florestas-de-galeria e os capões-de-mata, marcando o avanço das comunidades arbóreas sobre a savana ou campos, fruto principalmente dos processos dinâmicos de expansão natural das florestas, acionados pela evolução climática.

O clima ameno do Planalto vem a milhares de anos, evoluindo de temperado para tropical romovendo a natural ampliação das florestas sobre os campos nativos. As savanas elou campos são compostos por grande quantidade de espécies de gramíneas, sobretudo o capim- caninha, o capim-colchão, a grama-forquilha, a grama-sempre- verde, a grama-missioneira, além de outras, que se misturam a uma gra grama-forquilha, a grama-sempre-verde, a grama-missioneira, além de outras, que se misturam a uma grande variedade de espécies de diversas famílias como ciperáceas, leguminosas, verbenáceas e compostas. * Áreas das formações Pioneiras São as espécies colonizadas de ambientes instáveis ou em fase de estabelecimento , isto é,áreas subtraídas naturalmente a outros ecossistemas ou surgidas em função da atuação recente ou atual dos agentes morfodinâmicos e pedogenéticos. essas espécies ajudam na preparação do melo á instalação subsequente de espécies mais exigentes ou menos adaptados às condições de instabilidade. As formações pioneiras podem se classificar em: formações de influencias marinhas, fluvio marinha e fluvial.

Influencia marinha são as restingas cobrem as dunas, as epressões interdunares e outros ambientes sob influencia do mar e tem porte arbustivo e herbáceo. Destacam-se as aroeira as guamirins, as capororocas, as macegas, a salsa-da -praia, o capim-das-dunas, o feijão-da -praia, o mangue-da praia e outra espécies. A formação fluvio marinha compreende a vegetação de mangue, que ocorre em contato com os ambientes salinos e lodosos. As espécies características são as siriúbas, o mangue- vermelho e o mangue-branco.

As formações fluviais desenvolvem-se sobre as planícies aluviais e o fluvio-lacustre, podendo ser de arbustivas e erbáceas, com ou sem agrupamentos significativos de palmeiras. Geralmente são dominadas por ciperáceas e gramíneas altas, alem de compostas e verbenáceas, estabelecidas em locais melhor drenados. Causadores da degradação do tipo de vegetação. Um dos maiores causadores da degradação pode ser a ganância do homem por ter lucro encima da vegetação trazendo plantas exóticas para o desmatamento.

Outro causador seria as chuvas ou os reagente naturais. O desmatamento das áreas nativas a falta de consciência humana nos traz a triste realidade de poder icar sem matas naturais assim morrendo sem ar. 4 3. Situação atual Santa Catarina possui hoje a maior área de floresta nativa da região sul, mas esta com seu patrimônio vegetal em um estagio de extermínio avançado, hoje as florestas são tomadas pela agricultura, a expansão dessas áreas assim como a pecuária mudou a fisionomia geral das paisagens catarinenses, devastando as florestas do estado.

Somente nas regiões costeiras podemos observar o predomínio do verde natural. Conclusão Conclui que santa Catarina possui uma grande diversidade e plantas e espécies,cada qual com a sua característica, nossas ricas matas que hoje correm perigo de desaparecerem, pois tais plantas como o pinus, o eucalipto que vieram para proporcionar um melhora na economia hoje se torna uma ameaça à mata natural pois a exploração é diária dando lugar aos reflorestamentos.

Referencias Secretaria de Estado de coordenação Geral e planejamento, subsecretaria de estudos geográficos e estatísticos Atlas escolar de Santa Catarina. Rio de janeiro, Aerofoto cruzeiro, 1991. Pg26. Disponível em http://pt. wiki edia_o %C3%A1 gina_principal

Guia turístico de países que falam a língua inglesa

0

O Porquê de se aprender a língua inglesa. Hoje aprender a falar inglês é essencial para nos comunicarmos, em qualquer

Read More

Reestruturação capitalista

0

Reestruturação capitalista No final da década de 1970, registra-se uma significativa, estrutural e indelével transformação econômica mundial. É a reanimação

Read More