Aristóteles
A POLITICA ARISTOTELES Capítulo 1: 1. Toda cidade é uma associação que visa o bem mais importante: a cidade ou a sociedade polltica. 2. As pessoas não sabem direito como um governo é constituído. Acreditam que a diferença está na quantidade de pessoas que fazem parte da cidade. Ele é dividido em político e real, econômico e despótico. O governo diferencia-se na verdade pelo modo como a cidade é formada. O real é aquele em que há um só governante com autoridade própria. O político, por sua vez, é to view aquele em que há alt 3. O método que ser mp ar 3
Ele utilizará a investig deste estudo; depois ciência; e, por último, utor é o dialético. descobrir as partes para formar uma para comprovar a “utilidade” e veracidade da nova ci ncia. O primeiro passo é a origem e desenvolvimento da arte. 4. A primeira forma de sociedade consiste na união entre o homem e a mulher. A reprodução é o principal objetivo desta união. Deixar um ser que se assemelhe a si é parte da natureza de cada ser vivo – ou seja, a família e a reprodução (consequência da famnia) constituem a natureza do homem A hierarqula faz parte de toda sociedade.
O homem inteligente deve mandar, e o homem que possui a força física – e, com isso, a técnica para pro Swipe to nex: page produzir algo ou qualquer coisa do gênero – deve obedecer. Os dois possuem o mesmo objetivo: sobreviver. Com o inteligente dirigindo e o bruto executado, a sociedade formada será efetiva em seu objetivo. 5. A mulher e o escravo não são o mesmo. Eles possuem diferentes funções em uma família. A confusão entre mulher e escravo, aquela em que participam da mesma classe: bárbaro, é errônea neste sentido. 6. A família grega consiste na união entre homem e mulher, e enhor e escravo.
A primeira sociedade formada é a família – Fica claro aqui que para haver uma sociedade é necessário iniciar sua construção pelas bases: a família. 7. O segundo tipo de sociedade é formado pelas famillas que vivem juntas e têm em vista uma utilidade comum. – Aristóteles chama-as de burgo. Seriam as genos ou tribos? Os reis eram os representantes e governantes desta sociedade. – Os representantes de cada família escolhiam um dentre eles para governá-los Este era o rei. Assim como o chefe da família é o homem mais velho, o governante da genos/tribo deveria ser um os integrantes mais antigos desta sociedade.
Da mesma forma, os deuses foram constituídos. O homem deu-lhes sua imagem e seus costumes. 8. O conjunto de tribos/genos forma uma cidade. Esta união faz parte da natureza do homem. A cidade, formada do menor para o maior – da família a um conjunto de tribos é o objetivo dessas sociedades, pois, assim, é possível ao homem b PAGFarl(F3 a um conjunto de tribos -, é o objetivo dessas sociedades, pois, assim, é possível ao homem bastar-se a si mesmo. 9. O homem apresenta-se a nós como um animal politico, pois ecessita da vivência em comunidade para bastar-se.
Aqueles que vivem fora da sociedade segundo seu instinto devem ser excluídos da cidade, pois são vis ou superiores ao homem natural. – o que seria esse instinto? Minha resposta: natureza de um determinado indivíduo, que possui um desvio de conduta (mental, natural) por não ter como objetivo o mesmo que os outros. 10. O homem possui superioridade em relação aos demais animais: a palavra. Enquanto os animais distinguem somente a dor e o prazer por meio de sinals vocais primitivos, o homem consegue fazer-se entender pelos demais e consegue discernir o em do mal, o justo do injusto. 1. O Estado, quando formado, deve ser colocado antes da família e do individuo. Isso não quer dizer que todos devem dobrar-se ao Estado, mas que o estado é o bem maior, ou seja, que ele é necessário para que o homem continue bastando-se a si mesmo. O Estado, por sua vez, deve bastar os individuos ou não será aquilo que se nomeia. O homem possui duas armas naturais: a virtude e a prudência. A virtude concede ao homem a possibilidade de pensar além do sexo e da comida (prazeres básicos). A justiça é a base da sociedade. PAGF3ÜF3