Aristóteles

Categories: Trabalhos

0

De Aristóteles à Renascença O Período Helenístico. O entrelaçamento da cultura helênica com as culturas de outros povos resultou na Civilização Helenística. Alexandre Magno, líder macedónico, foi quem difundiu a cultura grega. Este período fol marcado pelo rompimento da visão da existência de “escravos por natureza (povos bárbaros, incapazes de cultura e de atividade livre)”, isto mostra que as concepções de mundo que temos podem ser superadas, o mundo é movimento, então tudo é movimento, logo, tudo pode ser superado, tudo pode mudar.

Os principais movimentos que marcaram esta época foram: o estoicismo, o epicuri elacionados com as ar 3 Os filósofos dessa ép a – Swipe to page homens continuaram espirituais. A Filosofia na Idade Média. movimentos estão os aspectos morais. vida nos quais os ram paradigmas Discuti-se ainda hoje se houve ou não produção filosófica neste período, então chamamos este época de “Idade das Trevas ou Período do Obscurantismo Filosófico”. ma das principais características deste período era a máxima “crer para compreender e compreender para crer”, aqui a razão fica subordinada à fé, sendo a própria fé objeto de investigação, mas como isto não era permitido, o filosofar neste período ficou omprometido. Também 5wlpe to vlew nexl page Também há quem defende o contrário, ou seja, a fé pode ajudar- nos a confiar na razão.

Santo Agostinho restaurou a crença na razão, criticando os céticos que afirmavam a impossibilidade de conhecer a verdade, ele dizia que a maior prova da possibilidade do conhecimento verdadeiro eram as demonstrações no campo da matemática e da lógica. O homem e seu intelecto, mutáveis e perecíveis, nao podem ser os avalistas do conhecimento, pois a verdade deve ser eterna. A verdade só pode ser assegurada por Deus.

Os dois movimentos que mais se destacaram na Idade Média oram: Patrística (este nome surgiu devido o fato deste movimento ter sido iniciado por padres, sendo Santo Agostinho o pnnclpal representante desta corrente filosófica, a ele coube o papel de cristianizar as idéias de Platão) e Escolástica (este nome está associado ao surgimento das primeiras universidades na Europa nos séc. XI e XII, que eram também controladas pela Igreja. Coube a São Tomás de Aquino cristianizar as idéias de Aristóteles).

A Igreja foi acusada de retrocessos no campo da cultura em geral, mas foi a mesma Igreja que foi responsável pela conservação de muitos aspectos da cultura clássica, sendo a etomada da cultura greco-romana no período seguinte é a prova disso. A existência de mosteiros foi o espaço utilizado para a sobrevivência da cultura, nestes mosteiros, os monges a vários trabalhos incluindo à compilação de livros; à tradução para mosteiros, os monges a vários trabalhos incluindo à compilação de livros; à tradução para o latim de textos da antiguidade.

O Renascimento Cultural O Renascimento Cultural representou a possibilidade de o homem europeu ter novas representações acerca do mundo e da própria religião. Novos valores foram firmados, sendo firmada também uma nova classe social: a burguesia. No século XVII, houve divergência entre alguns pensadores no tocante de como ter a garantia de que o conhecimento é verdadeiro.

Francis Bacon seguiu o caminho da experiência, já Descartes afirmava que a razão é o instrumento principal para obter-se a garantia da verdade. Essa temática também foi levada adiante por outros pensadores, Immanuel Kant, fez uma verdadeira revolução neste campo no século seguinte. As características desse período I Idade Média misticismo I coletivismo antinaturalismo teocentrismo geocentrismo Renascentismo racionalismo individualismo naturalismo antropocentrismo I heliocentrismo

Adolescer

0

Colégio Visão – Unidade Célestin Freinet Projeto Lúdico “Adolescer Disciplinas: Ciências e Língua Portuguesa 7a série/80 ano Objetivo: Socializar, discutir,

Read More

Produção mais limpa

0

Introdução O princípio básico da metodologia de Produção mais Limpa (PmaisL) é eliminar a poluição durante o processo de produção,

Read More