Arteterapia com dispositivo terapeutico

Categories: Trabalhos

0

Projeto: Arteterapia Introdução Arteterapia é um termo que designa a utilização de recursos artísticos em contextos terapêuticos, pressupõe que o processo do fazer artístico tem o potencial de cura e crescimento quando o cliente é acompanhado por arteterapeuta, quem com ele constrói uma relação que facilita a ampliação da consciência e do autoconhecimento, possibilitando mudanças. (GEHRINGER. 2005, p. 03) A vivência da arte trabalhos artísticos in seus objetivos.

A ges relações entre a for OFS a busca através dos , p ente, na busca pelos Swipe nentp rcepção, as inter- e figura-fundo e a fluidez dos processos perceptuais. Neste sentido, o paciente vai construindo imagens de diversas maneiras para permitir a descoberta desses objetivos em sua vida. (BOCK, 2002) O desenvolvimento psicossocial do ser humano acontece na primeira, segunda e terceira infância dos estágios de desenvolvimento, porém, nem sempre acontece de forma completa e saudável.

Desta forma, percebe-se que inúmeros fatores podem influenciar e contribuir na mudança do desenvolvimento da criança, produzindo comportamentos que não permitem que ela mantenha trocas afetivas que a deixem atisfeita, expressando inadequadamente seu sentimento de raiva, e assim gerando comportamentos agressivos. O desenvolvimento humano não está pautado somente em aspectos cognitivos, mas também e, principalmente, em aspectos afetivos, e quando este não acontece de m maneira saudável e equilibrada à criança acaba a mercê de situações que poderão prejudicar os seus convívios escolares, sociais e familiares.

O comportamento da criança na agressividade necessita ser avaliado como um resultante da sua relação com o meio, e dos níveis de frustração que a criança é xposta, bem como, de sua estruturação interna em administrar esses aspectos. O meio muitas vezes induz a inumeros sentimentos, dentre eles, a raiva, o medo e a insegurança que são consumidos no ato agressivo. Os atos agressivos também podem ser aprendidos por meio da observação de modelos agressivos, como os dos pais. BALLONE, 2001) Objetivos Delimitar os aspectos do processo de desenvolvimento psicossocial da criança; Apontar os fatores que influenciam na agressividade; Compreender os pressupostos da Arteterapia; Analisar as contribuições técnicas da arteterapia com crianças gresslvas. Identificar o que a arte pode proporcionar com a criança agressiva em situação terapêutica. Desenvolvimento O projeto será desenvolvido com grupos de nove crianças, utilizando recursos artísticos como (instrumentos musicais, pincéis, cores, papéis, argila, cola, figuras, desenhos, recortes, dramatização,… tendo como finalidade, a mais pura expressão, não se preocupando com a estética, e sim com o conteúdo pessoal implícito em cada cria 30. Contudo, a Arteterapia, no indivíduo a capacidade podendo expressar os sentimentos e atitudes desconhecidas a priori”, sendo que muitas vezes esses conteudos são Inconscientes. (CARVALHO, 2000). No trabalho com crianças, a Arteterapia visa diminuir os comportamentos agressivos, a fim de garantir a elas melhor qualidade vida, pois tais comportamentos podem gerar prejuízos no âmbito social, no desempenho escolar, e na vida familiar da criança.

Justificativa A Arteterapia se apresenta como um modelo que visa no processo clínico, compreender e ajudar de forma com que a criança restabeleça seu equilíbrio emocional, e possibilitando autoconhecimento e assim gerando mudanças. Sua contribuição é através da utilização de recursos artísticos em contextos terapêuticos, ajudando a criança a expor suas percepções sobre o mundo, sua identidade, e principalmente suas emoções. A Arteterapla conceituada como o uso das diferentes linguagens da arte no processo terapêutico evidencia em muitos trabalhos, resultados bastante positivos em curto espaço de tempo.

Produz uma ampliação bastante intensificada da consciência da pessoa, bem como, estimula o processo de crescimento pessoal, levando muitas vezes a uma reconfiguração existencial do indivíduo. As produções em arteterapia não têm finalidade estética, mas sim, terapêuticas, curativas, através de diferentes categorias como: desenho, pintura, colagem, sons, tecelagem, o psiquismo é acionado, sendo revelado em diferentes símbolos e construções arteterapêuticas.

As sessões de Arteterapia favorecem o processo da criança agressiva, pela natureza da auto-expressão, e por atuar como elemento or 3 processo da criança agressiva, pela natureza da auto-expressão, e por atuar como elemento organizador dos conteudos emocionais, possibilitando níveis intensos de catarse e liberação. Permite ainda, que o criador possa expressar seus sentimentos, adquirir consciência dos mesmos e, em seguida possa organizar esses elementos internamente.

A Arteterapia oferece então, oportunidades que levam a criança a aceitar com mais naturalidade as situações indesejáveis, auxiliando-a a restabelecer o equilíbrio emocional. Assim, possibilita à criança agressiva a socialização, ajustamento e integração da mesma com o ambiente. (COUTINHO, 2005). Avaliação Os participantes serão avaliados de acordo com sua mudança global durante o processo da arteterapia.

A Arteterapia favorece a criança em descobrir, entender seus sentimentos e conseqüentemente os benefícios são muitos; melhora na comunicação da criança consigo mesmo e com o outro; favorece a procura da autonomia e do equilíbrio de vida; aumenta a espontaneidade e a criatividade das crianças; descarrega emoções recalcadas; facilita a integração de crianças passivas e introvertidas, dentre outras possibilidades. A Arteterapia é uma forma de linguagem que permite a criança se comunicar com os outros.

Desta forma, possibilita a criança a expressar sua autonomia criativa, ampliando o eu conhecimento sobre o mundo e proporcionando seu desenvolvimento, tanto emocional como social. Sendo de grande valor às crianças que apresentam uma patologia, como a agressividade. A Arteterapia vem através das várias técnicas favorecer o paciente/c 4DF5 A Arteterapia vem através das várias técnicas favorecer o paciente/cliente na organização das suas percepções, sentimentos e sensações e na expressão plena de sua subjetividade que construída a partir de suas relações sociais, vivências, constituição biológica, e tantos outros fatores.

Sendo que a criatividade que aparece no desempenho de ada trabalho é um elemento essencial, e produtor de mudanças no indivíduo. Acredito que a arteterapia cuida da pessoa humana em sua totalidade e em sua essência mais profunda, integrando as áreas básicas do homem (neurológica, cognitiva, afetiva e emocional) e promovendo o aprimoramento das funções egóicas (percepção, atenção, memória, pensamento, capacidade de previsão, exploração, execução, controle da ação. ) Bibliografia Ballone G]. Violência e Agressão; da criança, do adolescente e do jovem – in. PsiqWeb, Internet, 2001 – disponível em www. siqweb. med. br. Acesso em: 16 de Abr. 010. CARVALHO, M. M. M. J. A arte cura? Recursos artifícios em psicoterapia. 2. ed. Campinas – SP: Editora Livro Pleno, 2004. CIORNAI, Selma. Percursos em arteterapia: arteterapia gestáltica, arte em psicoterapia, supervisão em arteterapia. São Paulo: Surnmus, 2004. COUTINHO, Vanessa. Arteterapia com crianças. Rio de Janeiro: walç 2005 OAKLANDER, Violet. Descobrindo crianças:a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. 13 ed. São Paulo: Summus ed. , 1980. PAPALIA, Diane E; OLDS, saliy wendkos, FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. S

Administraзгo

0

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAЗAO A DISTANCIA CURSO: Tecnologia em Gestгo de Recursos Humanos Semestre/2011 POLO: FACNET- aguatinga

Read More

Empreendedorismo

0

ATPS Empreendedorismo ETAPA 1 Passo OI. Ok passo 02. Ok. passo 03. Apуs a leitura e discussгo em grupo sobre

Read More