As aulas de história, geografia e arte no ensino fundamental i: espaço para a construção de diálogos intercuturais e compreensão do contexto escolar.

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AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL l: ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCUTURAIS E COMPREENSAO DO CONTEXTO ESCOLAR. HISTORICIDADE 1. INTRODUÇÃO Cada escola tem a sua história, suas reocu ações que a faz ‘Vipe view nent page diferente uma das ou OF9 população formada p div costumes, seus rituai outros e que ao mes da escola. e olar tem uma os com seus diferenciam uns dos bagagem cultural A análise aqui realizada tem por objetivo principal destacar a importância da ligação existente entre as disciplinas de estudo em especial as de História, Geografia e Artes articulando o saber o docente com a formação continuada, num exercício reflexivo sobre a ação pedagógica criativa, dinâmica e humana, pautada na Arte e no caráter lúdico do processo de ensino-aprendizagem, fornecendo elementos para o entendimento das relações sociais, no universo escolar, onde existe uma pluralidade cultural, que precisa ser mais explorado para a formação do integral do homem.

Dentro deste contexto pode-se afirmar que um dos desafios da escola é encarar a diversidade cultural como meio de transformar a escola e a sala de aula num ambiente de “aprendizagem significativa”, -lal Studia esquisas e outras bibliografias que estão diretamente ligadas ao tema proposto dentro da disciplina de Historicidade. 2. DESENVOLVIMENTO Independente do contexto em que está inserida, a escola é, por denominação, um local de aprendizagem que deverá proporcionar aos educandos uma oportunidade exclusiva de conhecer e vivenciar a cultura dos demais. Uma das principais alavancas que torna o ensino uma experiência repleta de sucessos é a integração entre os professores, alunos e por fim e não menos importante: a família. Pode-se afirmar que o ensino nada mais é que uma engrenagem, um movimento na qual toda omunidade escolar deve estar envolvida e em total sintonia.

Ao nos referir ao contexto escolar, estamos falando de algo bem mais complexo que a comunidade escolar, considerando que a escola está cada vez mais presente na sociedade em geral, ocupando um espaço cada vez mais amplo, levando conhecimento, criatividade e informação a lugares e pessoas distintas. Todo esse contexto implica modificações nas relações entre alunos, professor, escola, família e sociedade, tendo em vista que estas devem trabalhar de maneira conjunta, através do dialogo e de interações comuns, buscando e lutando por m espaço de aprendizagem e conhecimento cada vez melhor. Buscando novos caminhos através da diversidade com intuito de luta por uma educação de qualidade e igualitária para todos. A palavra intercultural faz referencia as relações desenvolvidas entre paises, regiões, ou instituições.

No contexto escolar, a educação Intercultural tem como objetivo desenvolver a formação sistemática dos estudantes de um modo gera educação intercultural tem como objetivo desenvolver a formação sistemática dos estudantes de um modo geral, com o intuito de melhorar a compreensão das culturas nas sociedades odernas, bem como expandir a capacidade de dialogo entre pessoas de culturas diferentes. Para tanto é extremamente necessário que o educador adapte-se ao contexto da diversidade cultural vivenciado pelo corpo dicente, através da compreensão dos mecanismos psico-sociais e dos fatores sócio-politicos, além de levar o corpo estudantil a envolver-se na interação social, produtora de identidades e de sentido comum à humanidade.

O estudo da História, da Geografia e da Arte mais do que outras disciplinas presentes no currículo educacional apresentam-se como um campo privilegiado de embates interculturais. Segundo Vasconcelos (2007), sem a história, porém, não seriamos capazes de nos localizarmos no tempo e perderíamos, assim, parte de nossa identidade. Desta forma fica explicito á importância da história, nas transferências de informações, um fator indispensável no desenvolvimento da sociedade, capaz de se orientar através de dados políticos, sociais e religiosos, estudando de maneira profunda os comportamentos do passado que refletem a própria vida cotidiana.

Sendo favorável para construção de uma sociedade critica e consciente de seus direitos de deveres o ensino da história e torna de fundamental importância para que os indivíduos de modo geral, consigam identificar as rupturas e quebra de paradigmas em relação ao processo de desenvolvimento da sua nacionalidade, do meio social onde vive, de fatos que devem ser considerado 3 da sua nacionalidade, do meio social onde vive, de fatos que devem ser considerados relevantes na manutenção da ordem de grupo social. De acordo com os fatos acima defendidos, torna- se possível notar a importância da história como algo de grande valor na transformação do espaço cultural.

Diretamente envolvido na construção história de uma o istoriador tem o papel de transferir e fixar as identidades, buscando métodos pedagógicos e didáticos que se tornarão essenciais na formação de Indivíduos que no mínimo terão noção de cidadania, tendo a consciência dos seus deveres e direitos os quais posteriormente contribuíram para a identificação de sua pátria ou nação que por ventura permanece como reflexo através dos tempos. Por conseqüência é vislVel que os marcos históricos e as mudanças que as sociedades sofreram ao longo dos séculos são algo de fundamental na construção e formulação da nossa ação, do estado e da educação escolar presente na atualidade.

Considerando que o espaço geográfico é formado por paisagens e relações que se estabelecem entre as pessoas e a natureza, e as próprias pessoas, ao pensarmos no espaço geográfico estamos pensando nos elementos e aspectos que existem nas paisagens, mas também nas diversas ações que as pessoas realizam nas paisagens. Essas ações correspondem aos variados tipos de atividades humanas: trabalho, estudo, lazer. Envolvendo, portanto, relações econômicas, sociais e políticas. De acordo com os PCN’s a Geografia estuda as relações entre processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, através da leitura do espaço geogr 4DF9 a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, através da leitura do espaço geografico e da paisagem.

Desde as primeiras etapas da escolaridade, o ensino da Geografia pode e deve ter como objetivo mostrar ao aluno que cidadania é também o sentimento de pertencer a uma realidade na quais as relações entre a sociedade e a natureza formam um todo integrado do qual ele faz parte e que, portanto, precisa onhecer e sentir-se como membro participante, afetivamente ligado, responsável e comprometido historicamente. Abordagens atuais da Geografia têm buscado práticas pedagógicas que permitam apresentar aos alunos os diferentes aspectos de um mesmo fenômeno em diferentes momentos da escolaridade, de modo que os alunos possam construir compreensões novas e mais complexas a seu respeito. Espera-se que, dessa forma, eles desenvolvam a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade-natureza.

Essas práticas envolvem rocedimentos de problematização, observação, registro, descrição, documentação, representação e pesquisa dos fenômenos sociais, culturais ou naturais que compõem a paisagem e o espaço geográfico, na busca e formulação de hipóteses e explicações das relações, permanências e transformações que aí se encontram em interação. No primeiro ciclo, o estudo da Geografia deve abordar principalmente questões relativas à presença e ao papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos, dos grupos sociais e, de forma geral, da sociedade na construção do espaço geográfico. Para tanto, a paisagem local e o espaço vivido são a S sociedade na construção do espaço geográfico. Para tanto, a paisagem local e o espaço vivido são as referências para o professor organizar seu trabalho. No sentido amplo da palavra, a expressão arte indica vários tipos de atividades ou habilidades.

As linguagens Místicas dividem- se em: Artes Visuais que normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação; Teatro que é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxilio de dramaturgos, diretores e técnicos, ue têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público; Musica que pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo e Dança que é uma das três principais artes cênicas desde a Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Ensino de Arte é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à Arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB no 9. 94/96) estabeleceu em seu artigo 26, parágrafo 20 que “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, os diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”e que “A arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber” De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana:o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, e dar sentido à experiência humana:o aluno desenvolve sua ensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas,pela natureza e nas diferentes culturas. (PCN- Arte-1997) No decorrer do dia-a-dia da criança, as artes visuais estão presentes. Quando rabisca e desenha no chão, na areia e nos muros, nos objetos, nas paredes, no próprio corpo.

Ao utilizar material encontrado ao acaso, as artes visuais estão sendo utilizadas pra expressar experiências sensíveis. As artes visuais são formas importantes, de expressão e omunicação humana, o que por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral e na educação infantil, particularmente. A confiança do educador entre exercer seu trabalho flui naturalmente diante de seus alunos, utilizando de recurso diversificado tornando, portanto, suas aulas prazerosas e mais interessantes. A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. ? uma característica muito importante de uma comunidade, pois a ultura é transmitida de geração em geração, demonstrando os aspectos gerais de uma população. O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo. Esse é um tema de extrema importância e deve ser abordado em sala de aula, pois os alunos devem ter conhecimento da diversidade cultural do país e saberem a origem de festas folclóricas, cul devem ter conhecimento da diversidade cultural do pais e saberem a origem de festas folclóricas, culinária, crenças e todos s tipos de manifestações culturais, fortalecendo ainda mais o processo de valorização dos costumes locais.

Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que nao existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra. Dentro desse contexto é possível perceber a importância do educador fazer ligações entre os conteúdos e o momento histórico que a sociedade se encontra, bem como as transformações do espaço fisico e cultural do assunto por ele abordado. . CONSIDERAÇOES FINAIS Um dos grandes desafios da escola atualmente, é o de desenvolver um Projeto Politico Pedagógico que estabeleça uma visão real da práxis pedagógica em relação à diversidade cultural para a mobilização das competências dos alunos.

A análise aqui realizada contribuiu para nossa formação académica, demonstrando que todos os assuntos abordados não é um simples processo, mas pelo contrário exige da escola e dos educadores uma postura de mudanças que contribua para formação integral dos educandos. A ligação existente entre o estudo de História, Geografia e Arte roporcionam ao educador um leque de sugestões pelo qual o educando cria e restaura a si próprio e ao seu meio ambiente de uma forma ideal. Todos nós nos deslocamos em um determinado espaço, ocupamos um lugar, construímos uma identidade a partir das relações que estabelecemos com o meio em que v 8 um lugar, construímos uma identidade a partir das relações que estabelecemos com o meio em que vivemos.

Entender a realidade que nos cerca como o resultado de inúmeras interações, compreender qual é o nosso papel no mundo. A ligação entre essas disciplinas valoriza a diversidade humana e esafia o professor a atuar criticamente na elaboração e execução dos projetos, na indicação do material pedagógico que é proposto ao aluno, e na decisão sobre a metodologia na busca da construção do conhecimento em sala de aula, bem como no uso de outras fontes. O professor precisa buscar, urgentemente, atualização e prosseguimento de estudos para poder fazer frente aos novos conhecimentos e interpretações. 4. REFERENCIAS ARAUJO, Márcia Baiersdorf. Ensaios sobre a aula: narrativas e reflexões da docência. Curitiba:lbpex 2010.

BRASIL Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros urriculares nacionais: pluralidade cultural. Ensino de 5a a 8a série, Brasnja,’DF, 1997. BRASIL Constituição da república federativa do Brasil (1888) editado por Antônio de Paulo. 13. ed. Rio de Janeiro: DP, 2003. BRASIL Lei de diretrizes e bases da educação nacional: lei 9. 394/96/ apresentação Carlos Roberto Jamil Cury. 6. ed. , Rio janeiro: DP, 2003. FANTIN, Maria Eneida. Metodologia do ensino de geografia. Curitiba: Ibpex, 2010. SANTOS, Gisele de Rocio Cordeiro Mugnol. Metodologia de ensino de Arte. Curitiba: Ibpex, 2006. VASCONCELOS, José Anton g gia do ensino de história.

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