As ferramentas do marketing

Categories: Trabalhos

0

AS FERRAMENTAS DO MARKETING O que é Marketing? Marketing foi criado para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores através do processo de trocas. As ferramentas de marketing são: PRODUTOS – PREÇO – PRAÇA (PONTO DE VENDA e DISTRIBUIÇÃO) OG[STICA PROMOÇÃO DE VENDAS – PESQUISA DE MERCADO ANÁLISE DE MERCADO; PROPAGANDA – PUBLICIDADE – MERCHANDISING – VENDAS (PROCESSOS, METODOS E ABORDAGENS) – ASSISTÊNCIA TÉCNICA – RELAÇÕES PÚBLICAS – ASSESSORIA DE IMPR – CONVENIÊNCIA – EX or28 (SERVIÇOS) – MARKET G MARCA – MARKETING DE FIDELIZAÇÃO) TEL TO DE PRODUTOS NTO A CLIENTES ENTO (TODOS) – IONAMENTO MKT

SING / FRANQUIAS – EMBALAGEM – INTERNET – IMAGEM LOGOTIPO – LAYOUT DE LOJAS – BANCO DE DADOS (DATABASE) – ENDOMARKETING BENCHMARKING – VITRINES – MARKETING REVERSO (ES IMULAR O FORNECEDOR A DESENVOLVER O PRODUTO PARA O CLIENTE) – FACHADAS e ETC.. PRODUTOS Produto, em economia, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.

Em Marketing, produto é algo que pode ser oferecido em um ercado para satisfazer a um desejo ou necessidade. Contudo é simbólicos e de serviço. Portanto, como produtos, consideramos bens fisicos (furadeiras, livros, etc), serviços (cortes de cabelo, lavagem de carro, etc. ), eventos (concertos, desfiles, etc. ), pessoas (Pelé, George Bush, etc. ), locais (Havaí, Veneza, etc. ), organizações, (Greenpeace, Exército da Salvação, etc. ) ou mesmo ideias (planejamento familiar, direção defensiva, etc. . Segundo Kotler e Armstrong, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou onsumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade. O produto é o primeiro elemento do Composto Mercadológico: todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto. A propaganda, o preço e a distribução só podem ser definidos após um estudo do produto e da identificação de seu mercado-alvo.

SERVIÇOS O setor terciário também conhecido como serviços, no contexto da economia, envolve a comercialização de produtos em geral, e o oferecimento de serviços comerciais, pessoais ou comunitários, a terceiros. O setor terciário é definido pela exclusão dos dois outros setores. 1] Os serviços são definidos na literatura econômica convencional como “bens intanglVeis’i. Em termos de Marketing, os serviços são, muitas vezes, utilizados como um meio de gerar valor ao produto.

Tal noção está intimamente ligada à adição de anéis (acréscimo de valor), ao que é chamado “caroço” do produto, ou seja, o produto na sua função mais básica. um exemplo clássico, desta ideia, é o chamado serviço de pós-venda. Ou seja, a assistência que é prestada ao cliente, apos a venda do produto, é entendldo como um serviço prestado, que valoriza o produto, pela garantia da assistência. Fo PAGF 98 entendido como um serviço prestado, que valoriza o produto, pela garantia da assistência. Foi adicionado um anel, em forma de serviço, à essência de função do produto.

O setor terciário da economia envolve a prestação de serviços às empresas, bem como aos consumidores finais. Os serviços podem envolver o transporte, distribuição e venda de mercadorias do produtor para um consumidor que pode acontecer no comércio atacadista ou varejista, ou podem envolver a prestação de um serviço, como o antiparasitas ou entretenimento. Os produtos podem ser transformados o processo de prestação de um serviço, como acontece no restaurante ou em equipamentos da indústria de reparação.

No entanto, o foco é sobre as pessoas interagindo com as pessoas e de servindo ao consumidor, mais do que a transformação de bens físicos. PREÇO Os fundamentos na formação do preço Preço é a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada para se adquirir a propriedade ou uso de um produto. Os custos totais da troca podem incluir dispêndio de tempo, esforço mental e comportamental, além do preço monetáno. O preço desempenha dois papéis importantes no marketing: 1 ) influencia na realização de uma compra e na quantidade comprada.

Os clientes potenciais buscam um preço que resultará em uma troca positiva, embora considerando, ao mesmo tempo, a concorrência. (2) Influencia a rentabilidade de um produto e o volume de suas vendas. A fixação do preço pode basear-se nos custos, na concorrência ou no valor, mas os três fatores devem ser considerados. Este artigo mostra os conceitos econômicos na formação de preços, métodos báslcos para fixar preços e questões legais e éticas da fixação de preços. O pape preços, métodos básicos para fixar preços e questões legais e ?ticas da fixação de preços.

O papel do preço na composição de marketing O preço determina se um produto será ou não comprado, bem como quantos produtos serão comprados. PRAÇA (PONTO DE VENDA e DISTRIBUIÇÃO) – LOGÍSTICA Em uma definição bastante ampla, praça é qualquer espaço público urbano livre de edificações e que propicie convivência elou recreação para seus usuários. Normalmente, a apreensão do sentido de “praça” varia de população para população, de acordo com a cultura de cada lugar.

Em geral, este tipo de espaço está assoclado à ideia de haver prioridade ao pedestre e não cessibilidade de veículos, mas esta não é uma regra. Ponto de venda, ou PDV (do inglês – POS – “point of salei’), como é conhecido no mundo da publicidade, do marketing e da gestão de empresas, é um local (mostruário) próximo do caixa do estabelecimento onde um produto é exposto de forma permanente (independentemente de sazonalidade) ou promocional, isto é, quando são oferecidas vantagens adicionais aos consumidores na aquisição, por tempo limitado.

Trata- se de um segundo local de exposição que vem somar-se ao local primário — denominado ponto permanente ou ponto natural, e que visa aumentar a rotação do produto. O PDV é também utilizado para ambientar o produto dentro de uma loja, destacando-o do restante do local, o que lhe oferece maior visibilidade e possibilidades de facilitar a aquisição. A Logística é a area da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.

Fundamentalmente a logistica possui uma visão organlzacional holística, onde esta administra os 8 empresa. Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional holística, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando esde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.

Em marketing, a distribuição (“praça”) é um dos elementos do composto de marketing (marketing mix) derivado do inglês “place” ou “placement”. A distribuição compreende as atividades necessárias para que a oferta comercializada pela empresa fique acessível ao seu mercado consumidor. A distribução preocupa-se e refere-se à logística e aos canais através dos quais o produto chega aos clientes. PROMOÇÃO DE VENDAS Promoção de vendas é um dos quatro aspectos do promocional mix. Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar a vendas de um produto ou de um serviço.

Consiste num conjunto diversificado de incentivo em curto prazo que Vlsa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço: Amostras: São ofertas de uma quantidade de produtos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vinculo de compra; Cupões: Certificados que garantem aos compradores vantagens em relação à compra ou a sorteios definidos pelo empreendedor; Brindes: são artigos úteis, com o nome do anunciante impresso eles, dado como presente aos consumidores; Recompensas por preferência: São algumas bonificações para os clientes que tem certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração or esta ferr s 8 empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta. Promoção no ponto de venda: Uma das formas mais comuns de promoção de venda, onde são trabalhados os expositores e pontas de gôndolas a fim de atrair a atenção dos consumidores.

Concursos e Sorteios: São encontrados normalmente em grandes ampanhas que possibilitam ao consumidor obter alguma coisa, normalmente um prêmio, como carros, casas etc. As promoções tendem a ser proativas ou reativas. As proativas tendem a responder aos seguintes objetivos (Burnett, 1998): Criar uma receita adicional ou aumentar a quota de mercado; alargar o mercado alvo; criar uma experiência positiva com o produto; aumentar o valor do produto ou da marca. Os objetivos reativos são respostas a situações negativas ou de curto prazo. Os seus objetivos são (Burnett, 1998): Igualar a concorrência; Mexer o inventário; Gerar liquidez / dinheiro; Sair do negócio.

PESQUISA DE MERCADO A pesquisa de Mercado tem como objetivo levantar as principals características de um mercado, fornecendo maior conhecimento sobre as características e peculiaridades do mesmo. Ela mensura, por exemplo, o grau de aceitação que um novo empreendimento teria perante seu público-alvo. O processo de decisão de compra é feito através da percepção de que os consumidores têm um problema. Então, se movem em direção à resolução. Disto decorre um modelo genérico de decisão, que se baseia em cinco passos que o consumidor dá, inconscientemente, para comprar. São eles: reconhecimento do problema; – busca; – avaliação da alternativa; – opção; opçao; – avaliação pós-aquisição. A partir desse conhecimento básico, você já tem as condições necessárias para identificar as necessldades do cliente.

Para realizar a ação de identificação das necessidades do cliente, você pode usar das seguintes ferramentas de marketing: – análise de mercado; pesquisa de mercado. Análise de Mercado Na análise de mercado você identificará as características dos clientes, conforme os critérios abaixo. Use essas categorias abaixo para descrever o padrão de seus clientes. Determine-os pelo agrupamento dos indivíduos descritos por estes critérios. Isso o ajudará a incrementar seus esforços de marketing. Dados demográficos: faixa de idade; – sexo; – renda; – ocupaçao; _ religião; – raça/grupo étnico; – grau de instrução; – classe social; – dados geográficos; país; – região; – Estado/Município/CidadeNila; – densidade populacional; – clima.

Dados psicográficos líder ou comandado; – extrovertido ou introvert PAGF 7 98 Conhecer bem o perfil do cliente. Gostos, atitudes, preferências, hábitos, costumes, relações sociais e grupais de referência do onsumidor. Eis a base inicial de um trabalho de aproximação. Sabe-se, por exemplo, que o consumidor está se tornando cada vez mais exigente, seletivo, desconfiado, racional. Sem se averiguar as reais medidas que molduram essa hipótese, qualquer trabalho pode fracassar. O rastreamento do consumidor é uma tarefa que não se esgota de uma só vez, porque suas atitudes são dinâmicas, o que exige análise permanente de seu perfi .

PROPAGANDA & PUBLICIDADE Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação sobre um produto, marca, empresa, campanha publicitária ou polltica. O termo propaganda é usado quando a veiculação na mídia é paga, já publicidade refere-se à veiculação espontânea. Todo propaganda visa à divulgação de um produto e, consequentemente, sua compra pelo consumidor. Métodos para transmitir mensagens publicitárias Métodos usuais para transmitir mensagens de propaganda incluem noticiários, comunicações oficiais, revistas, comerciais, livros, folhetos, filmes de propaganda, rádio, televisão e pôsteres, que relacionem o produto/serviço oferecido quanto as suas características e benefícios.

No caso da divulgação de uma ideia u conceito o meio utilizado deve corresponder ao público-alvo da campanha e acompanhado da linha de pensamento do seu criador, a fim de instigar no publico o interesse e a aderência ? ideia/conceito. Com o advento da internet comercial (deste fim de 1995 no Brasil), um novo espaço ganhou forma nas mídias on- line. Inicialmente na forma de banners, depois com sites, hot-sites e recentemente com dive PAGF 8 8 Inicialmente na forma de banners, depois com sites, hot sites e recentemente com diversos recursos de midias sociais, novos métodos tem obtido grande sucesso na transmissão de mensagens publicitánas. PROPAGANDA ENGANOSA Entende-se por propaganda enganosa aquela que induz o consumidor a um erro, ela mostra características e vantagens que um determinado produto não tem.

Esse tipo de propaganda é falsa. É importante distinguir a propaganda enganosa, de abusiva, a abusiva é mais grave porque tem a função de induzir o consumidor a um comportamento prejudicial, geralmente incitam a violência, exploram o medo entre outros. MERCHANDISING Merchandising é uma ferramenta de Marketing usada a partir da necessidade de vender o produto por si só quando não existe o elemento do vendedor (ex: supermercados, lojas de epartamentos, etc. ). Merchandising é a prática de marketing na qual a marca ou a imagem de um produto ou serviço é utilizada para vender outro, destacando-o da concorrência, isto acontecendo no ponto de venda (PDV).

Merchandising é a ação de promover que usa a comunicação de marketing no ponto de venda e em espaços editoriais na televisão, midia, imprensa e eletrônica, em filmes, em telenovelas e outros, para reforçar mensagens publicitárias feitas anteriormente, ou mesmo em substituição à publicidade, em alguns casos. VENDAS (PROCESSOS, MÉTODOS E ABORDAGENS) Resumo: O “tino” para o comércio é conhecido desde a época de Cabral, descobridor do Brasil. Ess espírito empreendedor PAGF enfrentava mares desconhecidos e perigosos para atender aos desejos dos clientes da época, vendendo tecidos de seda, especiarias e vários outros produtos. Nos dias de hoje, com menor diferenciação entre os produtos e maiores pressões dos clientes e da concorrência, o trabalho de vendas torna-se cada vez mais dificil e complexo.

Independentemente do tamanho e do ramo de atividade do negócio, é preciso ser mais profissional e criativo para ter a preferência dos compradores. Um dos aspectos importantes, principalmente nos negócios que atuam no varejo, é a atenção com a equipe de vendas e com o atendimento aos clientes. “Pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir dar, basta tornar o produto ou serviço dispon[vel. Peter Drucker “O Marketing é um processo social por meio do qual pessoas grupos de pessoas obtêm aqullo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Quando se usa uma definição gerencial, o marketing é frequentemente descrito como “a arte de vender produtos” Mas as pessoas se surpreendem quando ouvem que o mais importante em marketing não é vender! Vender é apenas a ponta do iceberg de marketing. ” Philip Kotler “O marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determin

Portilolio em grupo rh unopar primeiro semestre 2011

0

ESTUDO DE CASO SUPERMERCADO BOA COMPRA LTDA. “Transformar ideias em projetos e estes em ações é para pessoas empreendedoras. Se

Read More

Casa

0

P residente da República Luiz Inácio Lula da Silva Ministro da Educação Fernando Haddad Secretário-Executivo José Henrique Paim Secretário da

Read More