As manifestações do negro ( projeto de pesquisa)

Categories: Trabalhos

0

Tema de Pesquisa A questão do negro as manifestações perante o racismo que permanece na sociedade Objeto de Estudo O racismo é uma problemática existente na sociedade atual, sendo, portanto, de suma importância discutir o tema, com vista a minimizar o problema das atitudes discriminatórias contra os negros do país. Este trabalho pretende criar uma consciência e abordar alguns dos traços da realidade do negro, o racismo enfrentado por ele no Brasil. Problema de Pesquisa Admitimos a exi Racismo e discrimina brasileiro? Objetivos Propor a reflexã ors Swipe to r. page ciais no país? onsciência do povo ue o racismo enfrentado pelos negros no Brasil, mesmo criminalizado pela leglslação, sobrevive até os dias atuais. Todos são iguais perante a lei e a sociedade. Essa é a teoria, mas não é o que se verifica na realidade. Discriminam-se pessoas conforme a cor de sua pele, mesmo que disfarçadamente. Muitos fingem não ver e prefere não discutir esse fato, outros até dizem que em nosso país não existe esse tipo de preconceito. A proposta é mostrar que essa idéia de harmonia entre negros e brancos é falsa, e busca ascarar o genocídio que se processa ao longo de séculos contra os negros.

Os autores abordados neste trabalho, como, Bacelar & Caroso (1999), Beccari (2005) e Valente (1 993), apontam que a escravidão foi abolida, mas o racismo continua presente, e agora a luta é para também eliminá-lo da sociedade. Justificativa A Constituição da República Federativa do Brasil consagra referidos princípios (igualdade, liberdade, fraternidade) no artigo Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros esidentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, ? igualdade, à segurança e à propriedade.

Como afirma Beccari (2005), nesse dispositivo constitucional está inserido o princípio da isonomia que significa que todos (brasileiros e estrangeiros, brancos e negros, adultos, idosos e crianças, homens e mulheres, ricos e pobres,) são iguals perante a Lei, sem qualquer distinção. Ainda segundo a autora, observa-se, entretanto, que apesar de toda a legislação e facilidades de acesso à justiça, o preconceito e a discriminação continuam a existir e feri njustamente os negros. No Brasil, os preconceitos raciais/ étnicos ocorrem em todas as classes.

No mundo do trabalho, o preconceito é algo tão comum que na maioria das vezes passa despercebido Na concepção de Valente (1993) se o negro quiser se livrar da identidade negativa imposta pelo branco, ele deve assumir uma identidade própria, pois, ao ser considerado e reconhecer-se como negro, tem a possibilidade de lutar por um tratamento igual, mantidas as diferenças. Bacelar & Caroso (1999) afirmam que é importantíssimo eliminar a distância entre os negros e resto do mundo. O negro brasileiro precisa chamar-se “negro”, com orgulho, não assumir essas palavras – quem é “moreno’? que expressam sutilmente ódio pela sua cor orgulho, não assumir essas palavras — quem é “moreno”? expressam sutilmente ódio pela sua cor e cultura”. Hipóteses Como afirma Beccari (2005), embora haja na nossa que legislação diversas fontes e recursos de combate a discriminação e o racismo, para que haja eficácia nessa batalha, é necessária a existência de uma consciência. É muito importante que aqueles que são discriminados estejam conscientes da iscriminação sofrida e reajam de forma inequívoca contra seus discriminadores, inclusive denunciando-os à justiça.

Cada segmento da sociedade deve ter o compromisso de contribuir para a eliminação das desigualdades. A responsabllidade vai do governo federal, municipal e estadual, aos empresários de grande, médio e pequeno porte, passando pelo movimento sindical e movimentos sociais. Revisão Teórica e Conceitual Todo negro tem uma história para contar sobre discriminação, seja sofrida no mercado de trabalho, na escola, nos bancos, nos supermercados, etc. E é notória principalmente, a exigência de boa aparência ou o pedido de fotografia nos anuncias de empregos, será que é para identificar a cor da pessoa?

Refere-se Valente (1993) “Excelentes currículos têm sido rejeitados pelo recrutamento e seleção de recursos humanos das empresas por essa razao” Valente (1993) argumenta que o mito da democracia racial é tao eficaz no controle da população negra que muitos acabam por considerar a idéia de que não existe problema de raça no pais Na concepção de Valente (1993) se o negro quiser se livrar a identidade negativa imposta pel concepção de Valente (1993) se o negro quiser se livrar da identidade negativa imposta pelo branco, ele deve assumir uma identidade própria, pois, ao ser considerado e reconhecer-se como negro, tem a possibllidade de lutar por um tratamento igual, mantidas as diferenças. ódio pela sua cor e cultura”. Outra discriminação contra o negro que deve ser lembrada é a sua cultura, quando eles procuram valorizar a cultura negra e se voltam para a África com o objetivo de recuperar sua identidade grupal, os negros se deparam com o preconceito de muitos rancos.

Mas vale lembrar, que em outras ocasiões, mostram- se essas mesmas manifestações como folclóricas, como cartão de visitas do Brasil para turista ver. Quer dizer que quando algum elemento ou dado cultural é partilhado por todos, não há por que falar em diferença cultural e não há nenhum tipo de preconceito, claro, agora são coisas dos brancos também. Como afirma Beccari (2005), embora haja na nossa legislação diversas fontes e recursos de combate a discriminação e o racismo, para que haja eficácia nessa batalha, é necessária a existência e uma consciência. É muito importante que aqueles que são discriminados estejam conscientes da discriminação sofrida e reajam de forma inequívoca contra seus discriminadores, inclusive denunciando-os à justiça.

Métodos e Técnicas de P seus discriminadores, inclusive denunciando-os à justiça. Métodos e Técnicas de Pesquisa Serão utillzadas fontes de informação primárias e secundárias como a análise documental. A pesquisa documental é uma técnica decisiva para a pesquisa em ciências sociais e humanas; é indispensável porque a maior parte das fontes scritas – ou não – é quase sempre a base do trabalho de investigação; são aqueles realizados a partir de documentos, contemporâneos ou retrospectivos, considerados cientificamente autêntico. Para tanto constitui uma técnica importante na pesquisa, pois desvela aspectos novos de um tema ou problema.

Plano de Trabalho e Cronograma Realizar leitura das referencias bibliográficas citadas, para obter maior conhecimento sobre o assunto ao qual se deseja pesquisar, definindo assim o tema, e posteriormente as outras etapas para a elaboração de um projeto de pesquisa (Tema de Pesquisa; Objeto de Estudo; Problema de Pesquisa; Objetivos; Justificativa; Hipóteses; Revisão Teórica e Conceitual; Métodos de Pesquisa; Plano de Trabalho e Referencias Bibliográfica). Referências Bibliográficas BACELAR, J. Aa; CAROSO, C. Brasil, um país de negros? 2. ed. Salvador-BA: Panas Editora, 1999. 284 p BECCARI, C. B. Discriminação social, racial e de gênero no Brasil. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Saraiva, 1988. VALENTE, Ana Lúcia E. F. Ser negro no Brasil hoje. 10. ed. Coleção Polêmica. São Paulo-SP: Editora Moderna, 1993.

Metodologia vigiar e punir

0

“[Damiens fora condenado, a 2 de março de 1757] a pedir perdão publicamente diante da poria principal da Igreja de

Read More

Tecnolias de informação

0

nstituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão Tecnologias de Informação para o Processamento da Swipetoviewn ‘t p

Read More