As primeiras transmissões tv

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Centro Universitário Jorge Amado Aluno – Cleiton Lima Campos Práticas Investigativas – Prof. Andrea Publicidade e Propaganda História da Televisão Salvador-ba 20/03/2012 AS PRIMEIRAS TRANSMISSÕES As transmissões por ondas eletromagnéticas, ou seja, por ondas de rádio, as quais chamamos de radiotransmissão, possibilitaram, primeiramente, as tr imagens e nos dias d Em 1893, no Brasil, tem notícia. I O padre gaúcho Rob aJe PACE 1 or 12 normente de e dados.

I nsmissáo da qual se aliza, na cidade de São Paulo, do alto da Avenida Paulista para o alto do Bairro de Santana, as primeiras transmissões sem fio, com aparelhos de ua invenção, numa distância aproximada de oito quilômetros, em linha reta, entre o aparelho transmissor e o receptor. Esse acontecimento foi presenciado, inclusive, pelo então Cônsul Britânico em São Paulo, Sr. Lupton. Somente um ano depois, Marconi inicia as suas experiências de radlotransmissão.

Padre Roberto Landell de Moura I Invento de Landell I Como padre, Landell encontra sérias dificuldades perante a Igreja, que não vê com bons olhos seus inventos e é considerado sinais não só entre distâncias na mesma cidade, no mesmo país, mas ultrapassar oceanos e até mesmo possibilitar a comunicação entre planetas. O “grande prêmio” que recebe é a destruição de seu laboratório por fanáticos religiosos, na cidade de Campinas, São Paulo.

Landell deixou registradas patentes nos Estados Unidos: I * Transmissor de Ondas – outubro de 1904 * Telégrafo sem fio – novembro de 1904 * Telefone sem fio – novembro de 1904 | INÍCIO DAS TRANSMISSÕES DE IMAGENSA idéia de trabalhar com imagens está ligada a história da civilização. Já nos tempos primitivos, o homem deixava suas impressões em forma de desenhos para que gerações posteriores pudessem aprender ou os reverenciar. Ainda hoje, é através deles que conseguimos criar eorias sobre como era a vida naquela época.

Claro que as civilizações primitivas trabalhavam em seus desenhos, representando uma realidade que incluía muita emoção, como por exemplo: caçadas a animais gigantes como forma de representar a bravura do próprio. Com o desenvolvimento das técnicas, a pintura passou a reproduzir quase em tom fiel as imagens de sua época, mas não perdeu a dose de emoção; como, fazer com que os reis fossem mais majestosos do que eram, assim como rainhas, princesas e mulheres serem mais bonitas. I A fotografia fez com que a realidade fosse impressa com um tom aior de fidelidade.

Os retoques, os ângulos, a luz influenciavam e ainda influenciam no resultado final, assim como hoje contamos com a ajuda dos computadores que manipulam as fotos. I O cinema deu vida aos quadros parados e ficamos mais próximos da reprodução da realidade. Mas po 12 cinema deu vida aos quadros parados e ficamos mais próximos da reprodução da realidade. Mas por outro lado, também proporcionou-nos ilusões que tornavam-se possíveis diante de nossos olhos, através de efeitos. Essas fantasias ficaram tão próximas de serem uma realidade que transformou o cinema uma indústria de ilusões.

A televisão também herdou algumas características do cinema, mas sua proximidade com o tempo presente, sua praticidade de estar dentro de um lar, deram possibilidades a tornar esse, o meio mais poderoso de transmissão de informações, idéias e ideais. Não podemos dizer que a televisão não cumpre seu papel social, cumpre e às vezes mais eficiente que qualquer outro, mas quando está em jogo interesses políticos e comerciais, ela consegue modificar os fatos na opinião popular.

I A história da televisão deve-se a grandes matemáticos e físicos, ertencentes às ciências exatas que entregaram para as ciências humanas um grande e poderoso veículo. Desde o início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens a distância e foi com o invento de Alexander gain, em 1842, que obteve-se a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), atualmente conhecido como fax.

Em 1817, o químico sueco Jakob Berzelius descobriu o Selénio, mas só 56 anos depois, em 1 873, que o inglês Willoughby Smith comprovou que o Selênio possuía a propriedade de transformar energia luminosa em energia elétrica. Através desta descoberta ôde-se formular a transmissão de imagens por meio de corrente elétrica. Em 1892, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoelétrica. Em 1906, Arbwehnelt 19 1892, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoelétrica. Em 1905, Arbwehnelt desenvolveu um sistema de televisão por raios catódicos, sendo que o mesmo ocorreria na Rússia por Boris Roslng.

O sistema empregava a exploração mecânica de espelhos somada ao tubo de raios catódicos. Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através do sistema mecânico baseado no nvento de Nipkow. I disco de Nipkow Paul Nipkow Quatro anos depois, em 1924, Baird transmitiu contornos de objetos a distância e no ano seguinte, fisionomias de pessoas. Já em 1 926, Baird fez a primeira demonstração no Royal Institution em Londres para a comunidade cientifica e logo após assinou contrato com a BBC para transmissões experimentais.

O padrão de definição possuía 30 linhas e era mecânico. I John Logie Baird e seu Invento Aparelho de TV de 1928 | Nesse período, em 1923, o russo Wladimir Zworykin patenteou o iconoscópio, invento que utilizava tubos de raios catódicos. Em 927, também Philo Farnsworth patenteou um sistema dissecador de imagens por raios catodicos, mas com nível de resolução não satisfatório. Zworykin foi convidado pela RCA a encabeçar a equipe que produziria o primeiro tubo de televisão, chamado orticon, que passou a ser produzido em escala industrial a partir de 1945.

Iconoscópio em novembro na França, sendo a Torre Eiffel o posto emissor. Primeiro estúdio francês de TV Em 1936, Londres utiliza imagens com definição de 405 linhas e inaugura-se a estação regular da BBC. No ano seguinte, três câmeras eletrônicas transmitem a cerimônia da Coroação de Jorge VI, com cerca de cinqüenta mil telespectadores. I Aparelho de TV de 1936 camera de 1936 Na Rússia, a televisão começa a fazer suas transmissões regulares em 1938. | Em 1939 iniciam-se as transmissões nos Estados Unidos.

A National groadcasting Company (N RC) transmitia, inicialmente, para cerca de 400 aparelhos na cidade de Nova lorque, utilizando uma resolução de 340 linhas com trinta quadros por segundo. I Fábrica americana de televisores I Também em 1939 acontece a primeira transmissão de Televisão em circuito fechado, que se tem conhecimeto no Brasil. Foi urante a Feira Internacional de Amostras na cidade do Rio de Janeiro, então capital do país, utilizando equipamentos de origem alemã. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi o único país da Europa a manter a televisão no ar.

Paris voltou com as transmissões em outubro de 1944, Moscou em dezembro de 1945 e a BBC em junho de 1946, com a transrmss¿o do desfile da vitória. Em 1948, Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, cadeia de jornais e emissoras de rádio, viajou aos Estados Unidos para comprar equipamentos de televisão, acompanhado de Mário Alderiehi e Jorge Edo, técn rasileiro, que iniciaram PAGF estágios na RCA (Radio Corporation of America) e na NBC, em Nova York. para aprenderem a utilizar esses equipamentos que chegariam ao Brasil dois anos depois.

Também em 1948, durante a comemoração do centenário da cidade de Juiz de Fora em Minas Gerais, houve transmissão experimental de televisão, mostrando cenas do Congresso Eucarístico, realizado na cidade, e o jogo de futebol entre os clubes gangu e Tupi (time local). Olavo Bastos foi o primeiro operador de câmera brasileiro. Em 1949, um grupo de acionistas em São Paulo pretendiam criar um canal de televisão, a TV Paulista, canal 5, em 1950 ou 1951. Mas, segundo boatos, Assis Chateaubriand teria criado obstáculos ao projeto para inaugurar antes a TV Tupi, canal 3, de sua propriedade.

I Em 1950, a França possuía uma emissora com definição de 81 9 linhas, a Inglaterra com 405 linhas, os russos com 625 linhas e Estados Unidos e Japão com 525 linhas. I Em setembro desse mesmo ano, inaugura-se a TVTupi de São Paulo, pertencente ao jornalista Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, com sistema baseado no americano. I INICIO DAS TRANSMISSÕES EM CORESAs transmissões regulares em cores, nos Estados Unidos, começaram em 1354. Mas já em 929, Hebert Eugene Ives realizou, em Nova lorque, as primeiras imagens coloridas com 50 linhas de definição por fio.

Peter Goldmark aperfeiçoou o invento mecânico fazendo demonstrações com 343 linhas, em 1940. Vários sistemas foram criados, mas todos iam de encontro a uma forte barreira: se um sistema novo surgisse, o que fazer com os aparelhos antigos preto e branco que já eram cerca de 10 milhões no início dos anos PAGF 19 que fazer com os aparelhos antigos preto e branco que já eram cerca de 10 milhões no início dos anos 50? | Criou-se nos Estados Unidos um comitê especial para, no sentido iteral, colocar cor no sistema preto e branco.

Esse comitê recebeu o nome de National Television System Committee (também encontrado como National Television Standards Committee), cujas iniciais serviriam para dar nome ao novo sistema, NTSC. O sistema desenvolvido baseava-se em utilizar o padrão preto e branco que trabalhava com níveis de luminância (Y) e acrescentaram a crominância (C), ou seja a cor. O princípio de captar e receber as imagens em cores está na decomposição da luz branca em três cores primárias que são vermelho (R de red), o verde (G de green) e o azul (B de blue).

Numa proporção de níveis de 30% de R, 59% de Ge 11% de B. I No final de 1 949, Assis Chateaubriand visita novamente a RCA, nos Estados Unidos, para conhecer os novos equipamentos de transmissão em cores. Mas devido ao alto custo e a carência de técnicos, a idéia foi abandonada. I Na recepção o processo é Inverso, a imagem se compõe através da somatória das cores no pixel, ou seja, nos pontos da tela do televisor. I Observemos a tabela abaixo, em porcentagens, como as cores se formam utilizando as três cores primárias (RGB).

Tabela – CORES COR I R- I G- 1 I VERMELHO | 100 IO o I VERDEIO 100 0 1 AZUL IO 01100 AMARELO 100 MAGENTA 100 CIAN IO 100 BRANCO 100 100 0 1 01100 100 100 II | 100 1100 PRETO 10 1 0 101 ALARANJADO | 100 180 IO BORDÔ 100 IO 130 TURQUESA I O 70 | 100 | AZUL CLARO | 80 180 100 AMARELO CLAROI 100 100 ROSAI go 70 70 | MARROM 30 20 | IO I 30 Em 1967, entra em funcionamento, na Alemanha, uma variação do sistema americano, resolvendo algumas debilidades desse sistema que recebeu o nome de Phase Alternation Cine, dando as iniciais para o sistema PAL.

I A Televisão no Brasil tem sua pré-estréia no dia 3 de Abril de 1950 com a apresentação de Frei José Mojica, padre cantor exicano. As imagens não passam do saguão dos Diários Associados na Rua 7 de Abril em São Paulo, onde há alguns aparelhos de TV instalados. I No dia 25 de Março, os equipamentos comprados da RCA (Radio Corporation of America) por Chateaubriand são retirados por seus funcionários no porto de Santos.

Do dia 20 à 26 de Julho, acontecem transmissões de um show chamado “Vídeo Educativo”, no auditório da Faculdade de Medicina de São Paulo. Os equipamentos utilizados são da General Eletric em conjunto com a E. R. Squibb & Sons do Brasil Inc. A antena transmissora é instalada na torre do hospital as Clinicas e a receptora no edifício Saldanha Marinho, na rua Líbero Badaró, em São Paulo. Em 10 de Setembro, realiza-se a transmssão pela TV Tupi (ainda em fase experimental) de um filme em que Getúlio Vargas fala sobre seu retorno à vida polltica.

I O pioneiro Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, nascido em Umbuazeiro, Paraíba no dia 05 de Outubro de 1892, dono dos Diários Associad jornais e emissoras de Paraíba, no dia 05 de Outubro de 1892, dono dos Diários Associados, cadeia de jornais e emissoras de rádio, realiza seu grande sonho: inaugura no dia 18 de Setembro, a W Tupi de São Paulo, PRF-3 TV, canal 3, cuja razão soclal é Rádio e Televisão Difusora. As imagens são geradas do estúdio localizado na Rua 7 de Abril, centro de São Paulo.

O transmissor da RCA é colocado no topo do edifício do Banco do Estado de São Paulo, no início da Avenida São João. Chateaubriand importa duzentos aparelhos de TV e espalha-os pela cidade. Faz sucesso, mas o problema está em manter uma programação diária. As pessoas envolvidas no projeto trabalharam durante semanas para a inauguração e agora tinham apenas um dia para a preparação da programação do d’a eguinte. O roteiro da estréia fica a cargo de Demerval Costa ima que se torna o primeiro diretor de roteiro da TV Tupi.

Algumas horas antes da transmissão, uma das câmeras (são apenas duas) quebra e o engenheiro americano, Walter Obermiller, responsável pela implantação técnica, acha melhor adiar, mas o diretor artístico, Cassiano Gabus Mendes, então com 23 anos, decide ir ao ar assim mesmo. Tudo o que fora ensaiado com duas câmeras, terá de ser feita com uma só. E o improviso vira a nossa marca registrada. Precisamente, às 17h, Homero Silva convida Lolita Rodrigues a antar “O Hino da IV’ ou “Canção da TV”; composto especialmente por Marcelo Tupinambá, com letra de Guilherme de Almeida.

A transmissão acontece das 18 às 23h e os profissionais vêm do rádio, jornal e teatro. Juntos buscam descobrir e desenvolver a nova linguagem que a televisão exige. O primeiro progra O primeiro programa transmitido é “TV’ na Taba”, apresentado por Homero Silva. participam também: Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Ciccilo, balé de Lia Aguiar, Vadeco, Ivon Cury, Wilma Bentivegna, Aurélio Campos, o jogador Baltazar, a orquestra de George Henri, a poetisa Rosalina Coelho Lisboa. A jovem atriz Yara Lins diz especialmente o prefixo da emissora: PRF-3.

Logotipo da TVTupi I “Está no ar a no Brasil”, frase dita por Sônia Maria Dorce, então com 5 anos, como uma indiazinha com um cocar e umas peninhas na cabeça. Sua imagem é a primeira a aparecer na TV brasileira. I Nesse mesmo ano, entrou na França o SECAM (Séquentielle Couleur à Mémoire), mas não compatível com o sistema preto e branco francês. A transmissão da Copa do Mundo de 1970 foi gerada do México no sistema NTSC (National Television System Committee). No Brasil o sinal chegou na Embratel nesse sitema e ela monitorava m cores, montando até um auditório para uma seleta platéia.

A W Cultura de São Paulo possuia um videoteipe no sistema NTSC e pôde gravar as imagens em cores. Como não havia aparelhos, tanto para transmissão quanto para recepção, o público assistiu em preto e branco. Distribuição percentual da Verba de midia por veículo I Televisão Jornal Revista I Rádio I Outros 39. 6121. 0 | 21. 9 13. 2 4. 3 Começa a Rede Bahia de Comunicação. No Brasil o sistema é PAL-M que não mantém similaridade com o de outros países, desestimulando a importação de aparelhos receptores. O investimento para ‘colorir’ as ima ens é oneroso

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