Asdfa

Categories: Trabalhos

0

curso: Informática subsequente Disciplina: BANCO DE DADOS Turma: 30 semestre Professor: Fábio Procópio LISTA 09 (adaptada da Internet) Modelo Relacional Construa o modelo relacional para os seguintes cenários: 1. VÍDEO LOCADORA Uma video-locadora trabalha com o aluguel de fitas, CDS e cartuchos de jogos. Todos os 3 têm um código, o título que o descreve e a categoria. As fitas possuem a sinopse e os artistas principais; já os CDs, o nome do cantor e uma descrição das músicas contidas. Os cartuchos possuem apenas o nome do fabricante. A locadora empresta apenas para os clientes cadastrados.

O seu n elefone são anotado numérico seqüencial cadastro. Cada client (fita, CD ou cartucho) OF4 p nascimento e m um código omento do is objetos de locação stes só pode ser alugado por apenas um cliente em um determinado momento (data). Contudo é de interesse da locadora manter um histórico dos aluguéis já realizados, a fim de gerenciar o perfil dos seus clientes. 2. GESTÃO DE PESSOAS para um setor de Recursos Humanos de uma empresa, os seguintes requisitos são desejados em um banco de dados: n Funcionários são cadastrados com matrícula, nome, endereço, telefone e data de admissão, podendo ser temporários . m data Swipe to page data início e fim de contrato) ou efetivos; 0 Funcionários registram dependentes para cálculo de salário-família; O sistema deve controlar desligamentos de funcionários com a sua respectiva data; Funcionários trabalham em setores, sendo que cada funcionário trabalha em um setor exercendo uma determinada função; n Deve-se ter um controle de que funcionários estão gerenciando que setores no momento; CJ Setores compõem setores; n Funcionários são alocados a projetos, onde o mesmo funcionário participa de vários projetos e o mesmo projeto pode ter vários funcionários alocados;

Projetos possuem uma descrição, inicio, duração e objetivos; L] Cada funcionário no projeto desempenha uma atividade; n O gerente deseja uma listagem de funcionários por projeto. 3. CLÍNICA MÉDICA A fim de se criar uma aplicação que auxilie e otimize a realização das tarefas em uma clinica médica, a seguinte análise foi realizada em relação às atividades da clínica. A relação de médicos que atende na clínica é organizada por especialidade.

Quando um cliente liga para marcar uma consulta, a secretária verifica se o mesmo já é paciente cadastrado ou não, caso ainda não seja, são solicitados eu nome, endereço, telefone e convênio (caso o mesmo possua um) para cadastramento. A clínica mantém uma relação de empresas de plano de saúde conveniadas. Para marcar uma consulta, o paciente pode informar o médico com o qual deseja se con conveniadas. Para marcar uma consulta, o paciente pode informar o médico com o qual deseja se consultar ou apenas uma especialidade. ? checada então a disponibilidade de horário de médicos para a marcação. Consultas são marcadas em uma data e horário, com um determinado médico. A cada consulta, exames são solicitados e as prescrições são anotadas. Mantém- se na clínica um histórico de cada paciente. Ao término da consulta, a secretária fornece ao paciente uma lista dos exames solicitados. Exames são organizados por categoria. O cadastro de médicos apresenta nome, endereço e telefone dos mesmos, além do seu CRM.

Médicos recebem semanalmente uma listagem com a relação das consultas marcadas para a semana além dos dados da última consulta de cada paciente. 4. VENDAS A fim de gerenciar as vendas em uma loja, os seguintes requisitos devem ser atendidos pela modelagem de dados: C] Vendas são efetuadas por um vendedor em uma data e hora. Vendedores recebem um salário base e comissão sobre as vendas, a qual representa 10% do valor da venda. n Vendedores possuem matricula, nome, endereço, telefone e CPF. Vendedores podem possuir mais de um telefone.

Vendas podem ser à vista ou a prazo. Vendas a prazo possuem parcelas de pagamento, com sua data de vencimento e valor. Cl Vendas podem (ou não) estar relacionadas a um Cliente. Vendas em dinheiro nem sempre estão relacionadas a um Cliente. n Clientes são cadas 3 Vendas em dinheiro nem sempre estão relacionadas a um Cliente. C] Clientes são cadastrados com seu Nome, CPF, RG, endereço telefone. Clientes podem possuir mais de um telefone. Vendas envolvem produtos, sendo que para cada venda a quantidade vendida do produto deve ser registrada.

Cl Produtos possuem código, descrição, preço e quantidade em estoque. 5. RECRUTAMENTO DE MÃO-DE-OBRA uma empresa de agenciamento de mão-de-obra pretende informatizar o seu cadastro de profissionais, candidatos a empregos temporários, objetivando construir um banco de dados onde possa manter os dados cadastrais dos profissionais e seus contratos temporários com as empresas clientes. O profissional é identificado por um umero de controle e, além dessa informação, ficam registrados o seu nome, endereço, nascimento e profissão.

Os contratos de mão-de-obra temporária são feitos individualmente (um contrato para cada profissional) com as empresas clientes. Cada contrato é identificado por um número único e nele são registrados a empresa contratante, a vigência do contrato (data de início e de término) e o valor pago por hora trabalhada. As empresas clientes são identificadas por um CNPJ e possuem um nome e endereço. Construa um Diagrama de Entidade Relacionamento (use o DB Designer Fork) que apresente uma soluçao para o problema. 4DF4

Midia

0

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ANALISE E PLANEJAMENTO DE MIDIA Produto/Marca: picl GRUPO 5 TURMA 41 I 7 Swipe to page Manuela

Read More

Teoria interacionista

0

Cadernos de Antropologia da Educação pretendem ser uma reflexão sobre os fundamentos antropológicos do processo educativo. O primeiro deles, compara

Read More