Aspectos e impactos ambientais

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇÃO Nas últimas duas décadas, temos presenciado um significativo crescimento dos movimentos ambientalistas e do interesse pela preservação ambiental. A população mundial tem mostrado que está cada vez mais consciente de que o modelo atual de desenvolvimento econômico, tanto em países desenvolvidos, como naquele em vias de desenvolvimento, está intimamente associado à degradação do meio ambiente, com impactos diretos na qualidade de vida e na própria sobrevivência da espécie S -peto page humana.

Graças ao aumento aos recentes avanços sobre os problemas Isso, porém, não tem degradação ambient I or 14 bes ambientais e os, conhece-se mais • -se nhecia no passado. er o processo de O modelo de desenvolvimento atual, desigual, excludente e esgotante dos recursos naturais, tem levado à produção de níveis alarmantes de poluição do solo, ar e água, destruição da biodiversidade animal e vegetal e ao rápido esgotamento das reservas minerais e demais recursos não renováveis em praticamente todas as regiões do globo.

Esses processos de degradação têm sua origem em um modelo complexo e predatório de exploração e uso dos recursos disponíveis, onde conceitos como preservação, desenvolvimento sustentável, gualdade de acesso aos recursos naturais e manutenção da diversidade das espécies vegetais e animais estão longe de serem realmente assumidos como princípios básicos norteadores das atividades humanas. MEIO AMBIENTE pássaros. Não deixa de estar certo. Só que essas são respostas muito simplórias e simplificadas.

Esta ideia de meio ambiente como sinônimo de natureza é apenas um dos aspectos do meio ambiente, hoje definido como meio ambiente natural. A literatura técnica e a própria legislação através de suas leis e resoluções de órgãos como o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) tem definições mais amplas para esse conceito. O meio ambiente é intangivel, não dá pra gente tocar e pegar. Tocar numa pedra, na água ou no solo é tocar num elemento ambiental do meio físico.

Tocar uma planta, um animal é tocar num elemento do meio biológico. Tocar numa plantação, num produto industrializado ou num elemento do meio biológico. Tocar numa plantação, num produto industrializado ou num depósito de resíduos sólidos (lixo) é tocar num elemento do meio antrópico ou sócio econômico. Os principais constituintes do meio físico são as rochas, solos, ?guas superficiais e subterrâneas, geomorfologia e climas. No meio biológico, os constituintes são a flora e a fauna.

E no meio antrópico ou socio econômico são tosas as atividades do homem, nos setores primário, secundário, terciário e até quaternário, conforme os autores mais modernos. Quando alguém preserva um bloma, protegendo, evitando incêndios, impedindo a caça e a pesca predatória, está construindo um tipo de relação com o bioma. Quando alguém vai lá e incendeia um pedaço de cerrado está estabelecendo outra relação entre o homem e o bioma. Biomas são constituídos por elementos físicos e biológicos além o antrópico, que interagem entre si dentro de uma relação sistêmica hierarquizada por vários fatores.

Portanto, meio ambiente não são apenas flores e as borboletas, mas hierarquizada por vários fatores. Portanto, meio ambiente não são apenas flores e as borboletas, mas são também as relações. Meio ambiente é um conceito muito antropocêntrico, pois são as consequências de todas as relações entre os melos que são produzidos pelo homem e que podem impactar a própria espécie A ausência de preservação ou de utilização racional dos recursos ambientais de nosso planeta pode trazer consequências atastróficas.

E uma forma de evitar que ocorram acidentes ambientais e de se buscar a melhoria continua do processo, minimizando os impactos sobre o meio ambiente é a avaliação das consequências ou interações das atividades de determinada empresa ou Indústria sobre o meio ambiente. para que ocorra essa avaliação se faz necessário um levantamento do que chamamos de aspectos e impactos das atividades da empresa ou indústria (ação do homem).

ASPECTOS AM BIENTAIS Segundo a definição da norma, um aspecto ambiental é “um elemento das atividades, serviços ou produtos da organização ue pode interagir com o ambiente”. O aspecto tanto pode ser uma máquina ou equipamento quanto uma atividade executada por esta ou ainda por alguém e que produzam – ou possam produzir – algum efeito sobre o meio ambiente. Um aspecto ambiental significativo é um aspecto ambiental que tem ou possa a vir ter um impacto ambiental significativo.

Exemplos de aspectos ambientais é geração de resíduos sólidos, consumo de energia elétrica, geração de efluentes líquidos, emissão atmosférica, consumo de água, consumo de combustível, emissão de ruído, etc. IMPACTOS AMBIENTAIS: vocês ‘á fizeram essa parte, mas chei esse site que tem b es sobre a história dos PAGF3tF achei esse site que tem boas informações sobre a história dos impactos, como começaram os primeiros impactos ambientais, principais impactos, entre outras coisas. http://www juliobattisti. com. br/tutoriais/arlindojunior ‘geografia036. sp Este também diz sobre impactos e outras coisas: http://blogueco. wordpress. com/2009/10/26/aspecto-e-impacto -ambiental/ O impacto ambiental é um desequilibrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente e surgiu a partir da evolução humana, ou seja, no momento em que o homem omeçou a evoluir em seu modo de vida. Nos primórdios da humanidade, o homem mantinha uma relação de submissão com o meio ambiente. Com o passar do tempo o homem descobriu o fogo, mas o impacto gerado por este era irrelevante para a natureza, depois passaram a cultivar alimentos e criar animais.

Com isso, o impacto ambiental começou a aumentar gradativamente, pois para plantar e para pastar era necessário derrubar árvores de determinados lugares, além do mais, a madeira derrubada servia para construir abrigos mais confortáveis e obtenção de lenha. A partir desse momento, começou a se tornar mais visíveis os mpactos ambientais causados pelo homem, por exemplo, a alteração em certas cadeias alimentares. Alguns impactos ambientais são a diminuição da biodiversidade, erosão inversão térmica, ilha de calor, efeito estufa, destruição da camada de ozônio, chuvas ácidas, mudanças climáticas, etc.

O que se deve fazer para diminuir esses impactos é o reflorestamento das áreas desmatadas, criar um processo de despoluição dos nossos rios e córregos, aplicar o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais, evitar qualquer tipo de poluição, conscientizar as ge so consciente dos recursos naturais, evitar qualquer tipo de poluição, conscientizar as gerações futuras sobre a preservação ambiental, criar lei que garanta essa preservação, etc.

AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL Pode-se dividir tradicionalmente a avaliação nos 3 meios definidos na Resolução CONAMA 01/86: a) o meio físico – o subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptidões do solo, os corpos d’água, o regime hidrológico, as correntes marinhas, as correntes atmosféricas; b) o meio biológico e os ecossistemas naturais – a fauna e a flora, estacando as espécies indicadoras da qualidade ambiental, de valor cientlfico e econômico, raras e ameaçadas de extinção, e as áreas de preservação permanente; c) o meio socioeconômico – o uso e ocupação do solo, os usos da água e a socioeconômica, destacando os s[tios e monumentos arqueológicos, historicos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos. para cada etapa do empreendimento (ou atividades executadas dentro dos processos da empresa), podem ser avaliados os iversos tipos de impactos potencialmente existentes nos três meios descritos acima.

Critérios tradicionalmente utilizados para a análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas envolvem, como exemplificado na Resolução CONAMA 01186: * Valoração em impactos positivos e negativos (benéficos e adversos); Descrição da relação de causa-efeito do impacto, considerando aqueles diretos -k (relação primária de causa-efeito) e indiretos (relação secundária de causa-efeito); * Duração: impactos imediatos a médio e long indiretos (relação secundária de causa-efeito); Duração: impactos imediatos, a médio e longo prazo; * Se o impacto é temporário (se encerra quando a fonte cessa) ou permanente (o impacto continua independentemente da fonte cessar ou não); * Reversibilidade do impacto: se o impacto é reversível ou se é irreversível; * Magnitude do impacto em termos da gravidade da consequência; * Abrangência geográfica do impacto, usualmente utilizando-se as categorias de impacto local, regional ou global. . Os critérios sugeridos pelo guia dado pela Norma ISO 14004 incluem: 1 . Considerações Ambientais Escala do impacto * Severidade do impacto * Probabilidade de ocorrência Duração do impacto 2.

Considerações empresariais * Potencial exposição legal e regulamentar * Dificuldade de alterações do Impacto * Custo para alteração do impacto -k Preocupação das partes interessadas * Efeitos na imagem pública da organização Resumindo, uma avaliação de impactos ambientais pode ser efetuada através das seguintes etapas. 1- Levantamento dos processos e atividades envolvidos 2- Identificações dos Aspectos Ambientais 3- Identificações dos Impactos Ambientais 4- Avaliações da Significância dos Impactos Ambientais 5- Definição de Ações de Gerenciamento. Com estas informações, já se pode ter uma boa ideia das avaliações de aspectos e im actos ambientais, como base da gestão ambiental. http://www. ambiente. sp. gov. br /contAmbientalLegislacaoAmbiental lei. php http://www. amigosdanatureza. org. b http://www. gestaoambiental. com. br/a rticles.

Principais leis de proteção ambiental no Brasil: – NOVO Código Florestal Brasileiro – Lei no 4771/65 (ano 1965) promulgada durante o segundo ano do governo militar, estabeleceu que as florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação…. são bens de interesse comum a todos os habitantes do Pais. Política Nacional do Meio Ambiente – Lei no 6938/81 – tornou obrigatório o Ilcenciamento ambiental para atividades ou empreendimentos que possam degradar o meio ambiente. Aumentou a fiscalização e criou regras mais rígidas para atividades de mineração, construção de rodovias, exploração de madeira e construção de hidrelétricas. – Lei de crimes Ambientais – Decreto no 3179/99 (ano 1999) – instituiu punições administrativas e penais para pessoas ou empresas que agem de forma a degradar a natureza.

Atos como poluição da água, corte ilegal de árvores, morte de animais silvestres tornaram-se crimes ambientais. Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SUNC) Lei no 9985/2000 (ano 2000) – definiu critérios e normas para a criação e funcionamento das Unidades de Conservação Ambiental. – Medida provisória na 2186-16 (ano 2001) deliberou sobre o acesso ao patrimônio genético, acesso e proteção ao conhecimento genético e ambiental, assim como a repartição dos benefícios provenientes. – Lei de Biossegurança – Lei no 11 1 05 (ano 2005) – estabeleceu sistemas de fiscalização sobre as diversas atividades que envolvem orga atividades que envolvem organismos modificados geneticamente.

Lei de Gestão de Florestas Públicas – Lei no 11284/2006 (ano 2006) – normatizou o sistema de gestão florestal em áreas públicas e criou um órgão regulador (Serviço Florestal Brasileiro). Esta lei criou também o Fundo de Desenvolvimento Florestal. Medida Provisória no 458/2009 (ano 2009) – estabeleceu novas normas para a regularização de terras públicas na região da Amazônia ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL Citada no artigo 14, inciso I da lei do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Lei N. 0 9. 985 de 18/07/00), a APA (Área de Proteção Ambiental) faz parte do grupo das unidades de onservação de uso sustentável.

Segundo o artigo 1 50 a APA é definida como uma área ” em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem- estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. ” A “APA” é uma das categorias de IJC (Unidade de Conservação) que pode ser constituída por terras públicas elou privadas. Na APA deve-se restringir o uso e ocupação do solo, desde que observados os limites constitucionais e, nas áreas sob propriedade particular, o proprietário é quem deve estabelecer as condições para visitação e pesquisa de acordo com as exigências legais.

Ao órgão responsável pela administração da APA, que presidirá o Conselho da UC, cabe também, determinar as condições e restrições para pesquisas científicas no território da APA. No sudeste, região com pesquisas científicas no território da APA. No sudeste, região com maior número de APAS, uma das principais áreas de preservação permanente é a APA da Mantiqueira que abrange o terntório dos estados de Mnas Gerais (1 6 cidades), São Paulo (7 cidades) e Rio de Janeiro (2 cidades) com o fim de proteger uma das maiores cadeias montanhosas da região, a Serra da Mantiqueira. Qualquer UC é criada através de ato do poder público, neste caso, a APA da Mantiqueira foi criada pelo Decreto 91. 304 de 03/06/1985.

Outras APAs: – NA REGIAO SUDESTE: APA de Guapimlrim, APA da Bacia do Rio São João/Mico-le¿o- dourado, APA da agoa do riry, APA Prainha, APA da Região Serrana de Petrópolis, APA Cavernas do Peruaçu, APA Morro da Pedreira, APA de Marapendi, APA Lagoa Santa, APA de Jequiá, APA a Freguesia, APA Cananéia-lguape-Peruíbe e APA Cairuçu; – NA REGIAO NORTE: APA do Curiaú, APA do rio Urubuí e APA Igarapé Gelado; – NA REGIÃO SUL: APA de Anhatomirim, APA da Baleia Franca, APA de Guaraqueçaba, APA de Ibirapuitã, APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, APA Rota do Sol e APA Serra do Mar; – NA REGIÃO CENTRO-OESTE: APA Meandros do Rio Araguaia, APA Rio Bartolomeu, APA da Bacia do Rio Descoberto, APA do Rio Vermelho e APA do Planalto Central; – NA REGIAO NORDESTE: APA da Chapada do Araripe, APA da Serra de Ibiapaba, APA Costa dos Corais, APA Delta do Parnaíba, APA da Barra do Mamanguape, APA de Fernando de Noronha APA de Itacaré — Serra Grande, APA de Jericoacoara, APA da La , APA de Piaçabuçu e APA estão interligados entre si e que obedecem aos processos de estabilidade. A destruição de uma cobertura vegetal, por exemplo, acarretará maior atividade erosiva sobre o relevo e consequentemente, um maior assoreamento dos rios. or isso o sistema ambiental deve ser avaliado segundo a visão sistêmica, ou seja, deve considerar o ambiente natural o resultado da integração de todos os seus elementos. Porém o meio ambiente é estudado de forma dividida, na escola formal a organização do onhecimento se faz através das disciplinas que abordam sempre os elementos da realidade de forma parcial, resultando numa concepção parcial do mundo, da vida. Este contexto dificulta a formulação de uma proposta geral de ensino, resulta numa mera repetição de conteúdos. Sendo na escola que se desenvolve o processo educativo, ela deve propor ações concretas que repercutam no âmbito escolar. A Educação Ambiental (EA) deve trabalhar com o aluno/cidadao de forma que ele esteja apto a compreender seu papel no relacionamento com o meio ambiente.

Deve ser entendida como um processo onde a participação e envolvimento de todos é uito importante: família, escola e comunidade, devem estar envolvidas. A instituição “escola” é um instrumento fundamental no desenvolvimento da educação ambiental/gestão ambiental”. O projeto de educação ambiental na escola deve ter a finalidade de procurar, despertar uma consciência critica sobre as questões ambientais, envolvendo educadores e alunos a participarem de atividades lúdicas, oficinas, palestras e gincanas que envolva o tema: educação ambiental. É uma das ferramentas existentes para a sensibilização e capacitação da população em geral sobre os problemas ambientais. Com ela, busca-se desenvolver t PAGF

Pratica simulada

0

EXCELENTÍSSIMO SENHORJUIZ DE DIREITO DA 2a DA COMARCA DE DUQUE DE CAXIAS – R]. Processo n. 0 OF8 Swipetoviewn ‘t

Read More

Resumo do livro – ética – de adolfo sanchez vazquez

0

Autor: Deoclides Augusto Gomes Neto Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie Tema: Ética ÉTICA CAPITULO – OBJETO DA ETICA 1. Problemas morais

Read More